domingo, 10 de junho de 2012

GP do Canadá - Corrida - Análise "equipe-por-equipe"

Esse foi o resultado final do emocionante GP do Canadá de 2012 vencido com autoridade por Lewis Hamilton.

Vamos agora à tradicional análise "equipe-por-equipe" do GP:

McLAREN: Depois de ouvir de seu chefe que estava merecendo vencer um GP, o desejo virou realidade e Hamilton venceu merecidamente a a corrida. Andou forte o fim de semana todo e sua velocidade permitiu-lhe tirar tudo da estratégia de duas paradas. Button, vencedor do GP da Austrália, desde que passou a usar o bico alto no carro se perdeu não consegue obter bons resultados, mostrando que o carro mudou para algo longe do seu gosto sem que consiga se adaptar, mas chegar em 16º e uma volta atrás...

LOTUS: Sem se meter em encrencas na largada o francês belisca seu segundo pódio do ano, mostrando que em determinadas circunstâncias o carro ainda está no páreo por vitórias. Destaco que Grosjeam ficou 55 voltas com seus pneus macios e tinha ritmo no fim da corrida. Kimi decepcionou um pouco e se não chega a entristecer sua torcida, também não a encheu de alegrias. Ainda...

SAUBER: Com uma estratégia de parada única e um carro que trata bem seus pneus, Perez capitalizou bem essas vantagens do equilibrado conjunto suíço e belisca (assim como Grosjean) seu 2º pódio do ano. Kobayashi teve menos sorte na estratégia de uma parada só, ficando retido no pelotão do meio, mas marcou seus pontinhos mirrados, o que de qualquer maneira é bom para a equipe.

RED BULL: Assim como Alonso, apostou numa parada única, só que ao perceber que Hamilton tinha um ritmo muito superior ao se ultrapassado, resolveu trocar de compostos e minorou suas perdas. Webber vez sua corridinha para chegar em sétimo e com uma volta a mais teria passado Alonso.

FERRARI: Sem ter o melhor carro (mas já um muito melhor), apostaram todas as suas fichas numa parada única, que quase valeu a pena. Quase, mas não valeu, pois no fim a realidade do carro de Alonso era um consumo maior de pneus e eles acabaram antes, e assim virava de 3 a 4 segundos mais lento por volta que Perez e Vettel, os mais rápidos. Com isso caiu de 1º para 5º e com uma volta a mais provavelmente chegaria em 7º ou 8º. Massa vinha bem, ultrapassou Rosberg na largada mas rodou sozinho e caiu para 12º, remando (e aproveitando-se do abandono de Schumacher) para marcar um pontinho em 10º e escorregou no esforço de reconstrução de sua imagem que tentava engatar após um GP de Mônaco sem tropeços. "Shit happens".

MERCEDES: Com a longa reta canadense muitos esperavam que ela nadasse de braçadas com seu motor Mercedes e duto frontal, mas não foi bem assim. Rosberg fez uma corrida "ok" e chegou em uma razoável 6ª posição e Schumacher, que também pontuaria (só marcou 2 míseros pontos até agora) teve sua asa móvel enguiçada e teve que abandonar, reforçando a fase de zica.

FORCE ÍNDIA: Com sua boa velocidade em reta e com Di Resta largando no Top 10 e Hulkenberg pouco atrás, era natural esperar pontos da equipe indiana, mas eles escaparam na competitividade limitada dos carros que falharam em prover seus pilotos de um ritmo que compensasse a 2ª parada.

WILLIAMS: Maldonado, largando da 22ª posição ainda conseguiu ganhar razoáveis 9 posições, mas a não apresentou o ritmo que se esperava de uma ganhadora de corrida, ficando no ar a dúvida se a boa fase passou e estão ficando para trás no desenvolvimento do FW34, ou se estão apenas tendo azar. Bruno Senna não esteve bem o fim de semana todo, raro uma ou outra volta boa que encaixava e na corrida ficou muito tempo atrás das duas Caterham por falta de ritmo, culpando um jogo de pneus ruim, mas no papel Maldonado que largou 6 posições atrás dele chegou 4 à frente. Para quem está sem emprego em 2013, essa corrida não ajudou em nada, aliás, ao contrário.

TORO ROSSO: Os carros da equipe não tem proporcionado nada de mais a seus pilotos, que são bons. Ricciardo chegou a rodar, mas ficou na pista e à frente de Vergne que cumpriu tabela, ambos chegando em posições sem brilho algum e ficando com 6 míseros pontos no campeonato até agora.

CATERHAM: Ficar com seus dois carros à frente da Williams (ok, uma Williams que estava mal) por quase 20 voltas se se aproveitar de subterfúgios como uma parada a menos ou pista sem chances de ultrapassagem é uma pequena evolução, mas parecem estar a léguas de distância do primeiro pontinho que ambicionam.

MARUSSIA e HRT: Figuração e fundão, como sempre. Dessa vez as duas HRT abandonaram, o que não costuma acontecer muito.

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Pos. Piloto        Equipe                     Tempo      
 1.  Hamilton      McLaren-Mercedes           1h32:29.586
 2.  Grosjean      Lotus-Renault              +     2.513
 3.  Perez         Sauber-Ferrari             +     5.260
 4.  Vettel        Red Bull-Renault           +     7.295
 5.  Alonso        Ferrari                    +    13.411
 6.  Rosberg       Mercedes                   +    13.842
 7.  Webber        Red Bull-Renault           +    15.085
 8.  Raikkonen     Lotus-Renault              +    15.567
 9.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    24.432
10.  Massa         Ferrari                    +    25.272
11.  Di Resta      Force India-Mercedes       +    37.693
12.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    46.236
13.  Maldonado     Williams-Renault           +    47.052
14.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +  1:04.475
15.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +   1 volta
16.  Button        McLaren-Mercedes           +   1 volta
17.  Senna         Williams-Renault           +   1 volta
18.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 volta
19.  Petrov        Caterham-Renault           +   1 volta
20.  Pic           Marussia-Cosworth          +   2 volta

Volta mais rápida: Vettel, 1:15.752

Abandonos:

Piloto        Equipe                    Na volta
Glock         Marussia-Cosworth            57
Schumacher    Mercedes                     34
De la Rosa    HRT-Cosworth                 25
Karthikeyan   HRT-Cosworth                 23


Pontuação nos Campeonatos após a 7ª etapa:                

Pilotos:                    Construtores:             
 1.  Hamilton      88        1.  Red Bull-Renault          164
 2.  Alonso        86        2.  McLaren-Mercedes          133
 3.  Vettel        85        3.  Lotus-Renault             108
 4.  Webber        79        4.  Ferrari                    97
 5.  Rosberg       67        5.  Mercedes                   69
 6.  Raikkonen     55        6.  Sauber-Ferrari             58
 7.  Grosjean      53        7.  Williams-Renault           44
 8.  Button        45        8.  Force India-Mercedes       28
 9.  Perez         37        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Maldonado     29       
11.  Kobayashi     21       
12.  Di Resta      21       
13.  Senna         15       
14.  Massa         11       
15.  Hulkenberg     7       
16.  Vergne         4       
17.  Schumacher     2       
18.  Ricciardo      2