sexta-feira, 4 de março de 2011

O volante da F1 2011

 Borboletas atrás do volante

4  De cima à esquerda - Reduzir marcha
14  De cima à direita -
Aumentar marcha
7  De baixo à esquerda -
Embreagem
17 - De baixo à direita - Embreagem - Botões da esquerda (salta da mais alta à 1ª marcha)

1 - N
Ponto morto. Usada para selecionar o ponto morto ou marcha ré.
2 - PC Esse é um botão para avisar os engenheiros que o piloto ouviu as ordens vindas do box (mais usado para  confirmar que entendeu que tem que ir para o Pit).
3 - Talk Esse botão liga o rádio por 30 segundos ou alternativamente pode ser pressionado de novo pelo piloto para desligá-lo. Um LED de luz vermelha acende o painel quando o rádio está ligado.
5 - 10 Esse botão tem 2 funções: Primeiro eu tenho que explicar as opções do piloto: O piloto pode selecionar "opções do piloto" de 1 à 77. Essas opções são usadas para ligar ou desligar sensores e/ou funções que estão apresentando defeito ou precisam ser modificadas (por exemplo, ativar a bomba de gasolina)  Quando o botão rotativo MFS está na posição DEF os botões "10" e o "1" permitem o piloto alternar os números das funções do piloto. Quando o MFS  está em qualquer outra posição que não DEF, os sinais de "+" e "-" permitem o piloto mudar para cima e para baixo o número do mapeamento assinalado para a função MFS.
6 - SC
Quando o safety car está na pista um tempo de volta de referência (fornecido pela FIA) aparece no painel. O piloto tem que ser mais lento do que esse tempo acima para garantir que não está pilotando muito rápido com o Safety-car na pista. Obotão "SC" permite ao piloto apagar esse tempo de volta de referência assim que ele se junta ao pelotão atrás do carro enquanto aguarda a relargada.
8 - Drink dá (bombeia) ao piloto uma bebida especial para repor líquidos.

Botões da esquerda, do topo ao fim

11 - Pit O piloto aperta esse botão quando se aproxima da linha de entrada do pit-lane. O piloto mantém o acelerado apertado e a central eletrônica do carro controla o motor para manter a velocidade do carro dentro do limite de velocidade (100Km/h em corridas). Para reduzir a velocidade abaixo do limite máximo o piloto apenas alivia o pé do acelerador.
12 - Wing Quando o piloto aperta esse botão a asa traseira móvel fica na posição correspondente a de menor arrasto aerodinâmico possível.
13 - ACK Isso confirma qualquer mudança de função dos botões do piloto.
15 - 1+ O botão "1" muda o índice de números das funções do piloto. A função "+" alterna para cima os mapas selecionados pelo botão rotativo MFS.
16 - Oil Ativa a transferência de óleo do tanque auxiliar para o tanque de óleo principal.
18 - BPF Essa função permite ligar a função do sensor localizador do ponto de mudança de marcha (Bite-Point-Finder - BPF).  O BPF ativa a embreagem três vezes até que as rotações do motor caiam, permitindo o ponto de mudança de marcha ser medido automaticamente.
20 - Botão VERMELHO - Botão extra (possivelmente para acomodar o KERS no futuro próximo).

Rotativos (do alto da esquerda, no sentido anti-horário)

21 - MID Modifica a demanda de torque no diferencial conforme o piloto alivia o pé do freio e entra na curva ("MIDdle of the corner").
22 - EXIT Modifica a demanda de torque no diferencial conforme o piloto acelera na saída de uma curva ("corner EXIT").
23 - ENTRY Modifica a demanda de torque no diferencial conforme o piloto breca antes de uma curva ("corner ENTRY").
24 - MIX Modifica a mistura de ar e combustível ("MIXture") injetada no motor. Basicamente seleciona uma mistura mais pobre (menos combustível) que economiza mais, poupando combustível ou mais rica, com mais gasolina sendo usada.
25 - EB Modifica o torque do motor quando se está freando (em conexão com a rotação do motor)
26 - MFS Botão multifuncional (qualquer função pode ser colocada nesse botão).
27 - RPM O piloto seleciona um mapeamento diferente de motor com esse botão. Os mapeamentos variam de "maximum performance", usada por exemplo nas voltas de qualificação, à até mapeamentos conservadores como quando estão atrás do safety car.

Outer Rotaries


9 - Clutch Modifica o ponto que a embreagem é ativada para o piloto trocar de marcha.
19 - Tyres (O piloto deve girar esse botão para o tipo de pneu correspondente). Quando é selecionado pneus de chuva pesada ou intermediário o a luz auxiliar na traseira do carro é ligada. A circuferência do pneu também é alterada na central eletrônica para assegurar que a velocidade  medida é precisa . A mudança do tipo de pneu também pode modificar o controle de muitas estratégias como a velocidade da troca de marchas, mapeamento do torque, etc.

Outros


10 - Launch Seleciona automaticamente as regulagens de largada.

4 comentários:

Anônimo disse...

sensacional !!! Valeu José

Duu disse...

Quanta coisa... acredito que numa corrida normal.. o Piloto nao usa nem a metadde disso.

Acho que so sao usadas tudo quando isso a corrida tem chuva, sol...safety car... e outras incidentes!

Charles disse...

Vou eleger, minha opinião, esse post aí como o melhor do seu blog!! Uma curiosidade antiga só agora saciada!

Alessandro disse...

Ótimo post. Me tirou várias dúvidas.
Valeu.