sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Kimi Raikkonen testa carro da GP3


O campeão mundial de Fórmula 1 de 2007 Kimi Raikkonen testou hoje na pista de Barcelona o carro 2013 da GP3, categoria rival da F1 no acesso à GP2, que por sua vez antecede a F1.

O carro construído pelos italianos da Dallara (a mesma que faz os carros da GP2 e F-Indy) é da equipe de seu conterrâneo Afa Heikkinen, e como Kimi estava com vontade de conhecer o carro, o amigo lhe quebrou o galho, possibilitando boas 58 voltas na pista espanhola, deixando uma boa impressão do carro da categoria para o piloto e um rico feedback técnico para a equipe analisar e assim ajudá-los no refinamento dos ajustes do carro para o restante da temporada que disputam.

Vale lembrar que Raikkonen nunca disputou nenhuma corrida de F3, ou GP2, saltando diretamente da F-Renault 2.0 inglesa para o cockpit da Sauber em 2001.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

De ponta cabeça

Que tal correr com um carro permanentemente capotado? A curiosa adaptação foi feita nos Estados Unidos com o que parece ter sido um Camaro (sabe-se lá se ficou bom de guiar) e o clique foi mandado pelo incansável engenheiro Ricardo Divila:

Estão de olho na vaga de Felipe Massa

Segundo os rumores que se sucedem a de tempos em tempos, Felipe Massa tem sua vaga de piloto titular da equipe Ferrari seriamente ameaçada para a temporada de 2014. Pelas contas que fiz, os seguintes pilotos já foram (ou ainda são) cotados para a sua vaga, isso se considerando apenas os que circularam durante esse ano:

  • Nico Hulkenberg (Sauber)
  • Paul Di Resta (Force Índia)
  • Kimi Raikkonen (Lotus)
  • Pastor Maldonado (Williams)
  • Jules Bianchi (Marussia)
Temos que considerar que por se tratar da Ferrari uma eventual vaga por lá sempre vai despertar cobiça e falatório e como o lugar de Alonso em tese permanece intocável até o fim de 2016, e todos sabem que o brasileiro tem seu compromisso formal terminando no fim desse ano e seu desempenho, ainda que melhor que o visto em 2012, ainda não conseguiu pavimentar uma renovação tranquila, então é natural que seja para a sua vaga que se dirija a maior parte dos rumores.

Tenho certeza que, à exceção talvez ao ex-campeão Kimi Raikkonen, todos esses pilotos elencados realmente tem grande interesse em correr pela mítica equipe porque para eles significaria um upgrade em suas carreiras, até agora relegadas à equipes que só lhes possibilita participar de disputas por posições secundárias. Além disso, como esses pilotos também estão sem contrato fechado para o ano que vem, igualmente lhes interessa ter seus nomes circulando junto à essa vaga para colocar pressão nas negociações que seus empresários mantém com outras equipes no momento.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

A verdade é que a permanência de Massa vai depender muito de que seus resultados no segundo semestre sejam melhores e mais regulares, para que a Ferrari sinta confiança de que trará para a equipe os pontos necessários para o campeonato de construtores, onde foram superados pela Mercedes e estão ameaçados pela Lotus. Enquanto ele não apresentar resultados sólidos e inquestionáveis, os boatos vão continuar a se suceder e o risco de sua substituição vai continuar a pairar no ar.

Como já vimos em 2012, Felipe Massa pode perfeitamente reagir e muito bem na segunda metade do ano, resta torcer para que isso ocorra de novo e para que a Ferrari, que gosta muito do piloto, também repita seu voto de confiança. A ver.