terça-feira, 6 de agosto de 2013

Endividada, Lotus atrasa salário de Kimi e funcionários

Tentando enfaticamente manter Kimi Raikkonen na equipe para a temporada de 2014, a Lotus não está conseguindo as condições financeiras necessárias para fazê-lo com a paz desejada, uma vez que está atolada em uma enorme e crescente dívida milionária.

Como já mostrei AQUI, a Lotus vem acumulando ano após ano prejuízos pesados com suas operações: Só em 2012 fecharam com 85 milhões de dólares no vermelho, vindo de outros 31 milhões de prejuízo em 2011 e mais 51 milhões de rombo em 2010. Agora, segundo o site alemão Motorsport-Total, a equipe está atolada hoje numa dívida de 120 milhões de euros (366 milhões de reais), causando atrasos nos pagamentos de engenheiros, mecânicos e fornecedores (o badalado diretor técnico James Allison, recentemente anunciado na Ferrari, teria saído de lá ao sentir o tamanho do problema), além de já terem encerrado o desenvolvimento do carro que ainda disputa o título de 2013, apenas com as novidades já previstas a serem implementadas nas pistas determinadas.

 
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Como se não bastasse, a equipe sediada em Enstone, Inglaterra, também atrasou o salário de Kimi Raikkonen, que disse recentemente: "Isso aconteceu no ano passado e agora de novo, então não é o ideal, mas tenho certeza que eles vão resolver isso" , mas pelo que se comenta já teria ido se queixar da situação à Bernie Ecclestone. Esse tipo de dor de cabeça justamente agora nas férias da Fórmula 1 quando as negociações para o ano seguinte costumam tomar mais forma e quando os rumores sobre convites de Red Bull e Ferrari ao finlandês emergem com alguma força não ajudam nada a equipe.

A grande salvação da equipe viria de patrocinadores e sobretudo, de um novo sócio. No começo do ano acreditava-se que o grupo americano Honeywell embarcaria na equipe, tanto que as laterais dos carros pintadas no mesmo tom de vermelho da logomarca da empresa teriam surgido já antecipando a possível parceria, que não aconteceu. Mais recentemente chegou a ser divulgado que um consórcio de investidores chamado Infinity Racing teria adquirido 35% das ações da equipe em troca de uma substancial injeção de recursos, só que pouco depois do anuncio a equipe voltou a se manifestar, dizendo que o negócio ainda não tinha sido fechado e que, portanto o dinheiro salvador não havia chegado.

Para piorar um pouco mais, ainda segundo o site alemão, as relações entre o dono da equipe, Gerard Lopes e Bernie Ecclestone (que ano passado já teria socorrido a equipe de uma situação pré-falimentar adiantando dinheiro dos direitos de TV), teria esfriado nos últimos tempos, com a ponte entre o manda-chuva da F1 e a Lotus agora sendo feita pelo chefe de equipe Eric Boullier.

Assim, parece que a Lotus está atulhada de problemas complexos para resolver e isso pode influenciar diretamente no projeto do completamente novo carro de 2014, que estaria nascendo no meio de muita turbulência interna e contingências financeiras. Será que Kimi Raikkonen vai dar muito peso a essas recorrentes intabilidades na hora de decidir o seu futuro na F1? Se ele resolver sair da equipe, ela sobreviveria sem seu nome de peso, quando sabemos que mesmo com o midiático campeão lá dentro encontrar investidores não está sendo nada fácil?

Só o tempo dirá...