terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quilometragem das equipes até agora

Após os 4 dias de testes em Barcelona a Formula 1 completou 11 dias de testes de inverno, que somados aso 4 que ocorrerão em Março novamente em Barcelona somarão 15 dias.

Por uma lado as equipes que pareciam estar mais pra trás no desenvolvimento de seus carros como a McLaren, Mercedes e Williams (no caso desta, especificamente o KERS) ganharam mais tempos para correr atrás do prejuízo sem a possibilidade de fazer feio no GP Barenita.

Por outro perderam mais tempo de pista, pois esse 4 dias de testes aconteceriam de qualquer maneira no Bahrein uma semana antes do GP e ainda teriam o GP em si, onde as equipes poderiam andar com seus 2 carros ao mesmo tempo nos treinos e, sobretudo, saberiam como é o comportamento do carro e pneus sob temperaturas mais altas e mais próximas às que encontrarão no restante do ano, diferente das enganadoras e amenas condições climáticas encontradas na ainda pós invernal Espanha.

De qualquer modo com os dados abaixo podemos ver quanto cada equipe andou até agora com seus carros novos e nesse sentido tiro algumas conclusões: A Ferrari tem mais do que o dobro da quilometragem da McLaren, cuja experiência de pista já era diminuta por terem lançado o carro novo após os testes de Valência, assim como Force-Índia e Virgin, e que não melhorou com os problemas de confiabilidade que os deixaram varias horas na garagem.

Também se torna perceptível a paridade entre Sauber, Williams, Toro Rosso e Renault no pelotão do meio, mostrando que a o equilíbrio entre elas não é só nos cronômetros dos testes.

Por fim nota-se a já nada surpreendente ausência da Hispânia, que não andou nem  metro com seu carro 2011 e que deve finalmente colocá-lo na pista entre 9 e 11 de Março nos últimos dias de testes, e que também agradece à onda democrática oriental pelo adiamento da abertura do campeonato.

Equipe/Modelo        Nº de voltas    Distância Total



Ferrari F150th Itália     1,205             5,302.02
Red Bull RB7        996   4,379.24
Mercedes W02        965   4,282.75
Sauber C30        922   4,080.17
Williams FW33        862   3,787.48
Renault R31        858   3,771.67
Toro Rosso STR6        846   3,731.95
Force India VJM04        628   2,801.66
McLaren MP4-26        558   2,544.60
Virgin MVR-02        541   2,469.32
Lotus T128        452   2,024.00

Pequenas novidades na Mercedes

Apesar do ceticismo de Michael Schumacher quanto às suas chances de disputar o título e a declaração de Norbert Haug, diretor esportivo da Mercedes que se o campeonato começasse agora a equipe não disputaria as 10 primeiras posições, é evidente que a equipe não está parada no desenvolvimento do seu carro.

Enquanto o grande pacote aerodinâmico novo não estreia nos próximos testes Barcelona, a equipe vem testando pequenas modificações em seus carros, como por exemplo a asa dianteira com 2 elementos principais (foto 1), muito semelhante às usadas durante a temporada de 2010 e mesmo 2009, ganhou uma pequena abertura na base de sua asa principal (foto 2), talvez antevendo uma asa dianteira de 3 elementos, como a maioria das equipes já usam desde o início do ano e mesmo nos anos anteriores. 

Além disso nas laterais de seus carro, que antes tinham a parte de cima plana (foto 3) com apenas uma pequena abertura de ar junto à cabeça do piloto mas que que ganhou duas novas aberturas de ar em cima (foto 4). Muitos especulam que seria para melhorar o resfriamento do KERS, mas a equipe evidentemente não nega nem confirma.


Se o melhor tempo de Nico Rosberg conquistado no Domingo já é reflexo dessas pequenas melhorias ou se foi apenas um resultado circunstâncial do suo de pouca gasolina e pneus super macios, teremos que esperar mais para saber, mas nos próximos testes de Barcelona (já que os do Bahrein, assim como a corrida, foram cancelados) poderemos ver ainda mais novidades no carro da Mercedes e de quase todas as outras.

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