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Imagem: Sutton |
Muito se falou que a Mercedes teria em seu carro de 2013 um sistema de suspensão ativa operando para melhorar seu desempenho na pista, mas a verdade, segundo a revista alemã
Auto Motor und Sport, é que a Lotus também tem o seu e ele ainda seria o mais eficiente deles.
O sistema funciona conectando hidráulicamente (e não eletronicamente, como foi proibido ao fim de 1993) os 4 cantos do carro - as quatro suspensões independentes - equilibrando o monoposto durante as frenagens, acelerações e curvas, mantendo a altura do carro em relação ao solo o mais estável possível, além de compensar o gasto de combustível ao longo da corrida de modo a não alterar muito o comportamento dinâmico da suspensão durante a corrida, já que esse consumo significa a perda de cerca de 150 quilos durante uma corrida, o que altera bastante o equilíbrio e comportamento do carro.
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O chefão da Mercedes, Ross Brawn, diz abertamente que "
a Lotus tem o mais simples e provavelmente o melhor sistema (de suspensão ativa)."
"
Nós acreditamos que o sistema integrado é o que melhor está funcionando", emenda o projetista do time prateado, Aldo Costa. Além de Mercedes e Lotus, a revista ainda acredita que Red Bull, McLaren, Ferrari, Williams e Sauber também estão trabalhando nas suas próprias versões do sistema, que segundo as atuais regras é legal e poderia ser utilizado nos próximos anos, já que as novas regras que virão não alteram essa possibilidade de aprimoramento dos carros.
Sobre a já eficiente suspensão da Lotus, o diretor técnico da equipe ainda avisa: "
tentamos algumas modificações internas nesse fim de semana (Bahrein), que são uma evolução de algo que testamos na pré-temporada."