domingo, 4 de novembro de 2012

GP de Abu Dhabi: análise da corrida

Esses são os resultados finais do emocionante GP de Abu Dhabi de 2012. Abaixo segue a pontuação atualizada dos campeonatos de pilotos e construtores. Agora vamos à minha "análise equipe-por-equipe" da corrida.

LOTUS: Kimi fez uma belíssima largada, saltando para a segunda posição e lá ficando sem ser ameaçado por ninguém quase até o final. Quando Hamilton abandonou, ele herdou a liderança e só teve um pouco mais de trabalho nas últimas voltas quando Alonso ameaçou lutar por sua posição, mas o manteve sob uma diferença mínima e ganhou merecidamente sua primeira corrida do ano. Grosjean se meteu em confusão com Rosberg e depois com Perez, mas é bom que se diga que em ambos os casos não foi culpa dele. Pena, poderia ter pontuado bem.

FERRARI: Parece que as várias mudanças que trouxeram para essa etapa (e que mostrei AQUI) não surtiram todo o efeito desejado. Continuam atrás das Red Bull e dependendo da pista e dos pilotos, de McLaren e Lotus também. Falar que Alonso tirou leite de pedra mais uma vez é clichê, mas é verdade. Massa fez uma corrida boa - nada fantástica (sem parte das novidades usadas por Alonso), mas foi atrapalhado por um inconsequente Mark Webber.

RED BULL: O que Vettel brilhou em sua condução vigorosa, consistente e agressiva na medida certa ao sair de último (duas vezes) e chegar em terceiro Webber foi desastrado, atrapalhando a corrida de Massa e tentando passar Maldonado onde claramente não conseguiria. No fim a "justiça divina" se manifestou e ele foi pegou - sem culpa - na confusão que Perez causou com Grosjean e saiu da corrida. De volta a Vettel, perder apenas 4 pontos da vantagem para Alonso saiu barato e assim continua favorito ao título.

McLAREN: Mais uma vez a equipe joga fora uma vitória certa de Hamilton por um problema de confiabilidade do carro, isso numa época em que carro da F1 quebrar é coisa difícil até entre equipes nanicas. Dessa maneira fica cada vez mais distante a meta de bater os italianos na milionária disputa pelo vice campeonato de construtores. Button não se achou como Hamilton nessa pista e chegou num modesto 4º lugar, se considerarmos o carro que dispunha.

WILLIAMS:  Maldonado largou bem mas não teve ritmo de prova suficientemente bom para segurar um lugar no pódio. Chegar em 5º, entretanto, é um ótimo resultado e escapar da cretina ultrapassagem "colisiva" de Webber sem danos no carro foi um momento de sorte do veloz venezuelano, que quando usa a cabeça, sobra no pé direito. Bruno largou em 14º e chegou em 8º. Se pensarmos que 4 pilotos que largaram à sua frente abandonaram pode-se pensar equivocadamente que ele na verdade só passou 1 pilotos, mas com a batida de Hulkenberg na primeira curva ele caiu lá pra trás e precisou remar um bocado até chegar nessa posição. Se Perez, Grosejan, Hulkenberg, Rosberg, Webber, Schumacher e Hamilton não tivessem todos eles enfrentado algum tipo problemas, ele teria pontuado? Provavelmente não, mas ele também enfrentou um na largada e "se´s" não são fatos.

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SAUBER: Outro piloto que escalou bem o pelotão aproveitando-se dos tropeços aclheiros e escapando de confusão foi o virtualmente desempregado Kamui Kobayashi que chegou numa honrosa 6ª posição depois de largar em 15º, confirmando que mesmo não sendo um fenômeno nas pistas, é competente e merece ficar na F1. Perez por outro lado causou (mais) uma batida desnecessária e deve estar dando a Ron Dennis uma boa insônia só de pensar no quase arrogante temperamento que terá que lidar a partir do ano que vem. Se Perez tivesse pontuado a Sauber poderia ameaçar mais facilmente a 5ª posição da Mercedes no campeonato de construtores, mas "se´s", como disse, não são fatos...

FORCE ÍNDIA: O acidente da largada que afetou Hulk e Bruno me pareceu culpa de Di Resta, que esparramou em cima do alemão na tomada da primeira curva. Com Hulk fora coube ao escocês pontuar pela equipe indiana, depois de trocar o pneus furado nessa confusão inicial. Seu freio dianteiro esquerdo travava um bocado (talvez afetado pelo entreveiro na primeira curva) nas disputas com Grosjean e Perez, mas lutou forte o tempo todo.

TORO ROSSO: Ricciardo pontuou, também se aproveitando da ma sorte dos carros mais fortes. Vergne não teve tanta sorte e veio atrás sem grandes brilhos. Aliás, Ricciardo quase protagoniza a batida do ano quando aquecia os freios sob safety-car e numa dessas confundiu Vettel, que para não encher a traseira do seu carro, espatifoua placa de isopor que marca o inicio do uso do DRS no meio da reta. Deve ter leval uma chamada de Helmut Marko depois da corrida.

MERCEDES: Com o tenebroso acidente de Rosberg logo na 9ª volta, que encheu a traseira de Karthikeyan quando este perdeu velocidade por problemas hidráulicos, coube a Schumacher levar a equipe prateada ao fim da corrida, mas um furo no pneus no último trecho o obrigou a aparar de novo no box e aí ele chegou a 0.6s de marcar um pontinho. Taí uma equipe que se perdeu...

CATERHAM, MARUSSIA e HRT: Quase que a equipe dos carros verde passa a dos carros vermelhos e pretos no campeonato de construtores. Eles precisavam de um 12º lugar, mas só conseguiram o 13º e nada feito, mas o destaque ficou mesmo para a HRT de Karthikeyan que foi alvejado por Rosberg. Esse conserto sairá caro para uma equipe já pobre.



Pos. Piloto       Equipe                      Diferença  
 1.  Raikkonen     Lotus-Renault              1h45:58.667
 2.  Alonso        Ferrari                    +     0.852
 3.  Vettel        Red Bull-Renault           +     4.163
 4.  Button        McLaren-Mercedes           +     7.787
 5.  Maldonado     Williams-Renault           +    13.007
 6.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +    20.076
 7.  Massa         Ferrari                    +    22.896
 8.  Senna         Williams-Renault           +    23.542
 9.  Di Resta      Force India-Mercedes       +    24.160
10.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +    27.400
11.  Schumacher    Mercedes                   +    28.000
12.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +    34.900
13.  Kovalainen    Caterham-Renault           +    47.700
14.  Glock         Marussia-Cosworth          +    56.400
15.  Perez         Sauber-Ferrari             +    56.700
16.  Petrov        Caterham-Renault           +  1:04.500
17.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +    1:11.5

Volta mais rápida: Vettel, 1:43.964

Abandonos:

Pilotos       Equipe                    Na volta
Pic           Marussia-Cosworth            42
Grosjean      Lotus-Renault                38
Webber        Red Bull-Renault             38
Hamilton      McLaren-Mercedes             20
Karthikeyan   HRT-Cosworth                 8
Rosberg       Mercedes                     8
Hulkenberg    Force India-Mercedes         1


pontuação após a 18a. etapa:                

Pilotos:                     Construtores:                    
 1.  Vettel       255        1.  Red Bull-Renault          422
 2.  Alonso       245        2.  Ferrari                   340
 3.  Raikkonen    198        3.  McLaren-Mercedes          318
 4.  Webber       167        4.  Lotus-Renault             288
 5.  Hamilton     165        5.  Mercedes                  136
 6.  Button       153        6.  Sauber-Ferrari            124
 7.  Massa         95        7.  Force India-Mercedes       95
 8.  Rosberg       93        8.  Williams-Renault           73
 9.  Grosjean      90        9.  Toro Rosso-Ferrari         22
10.  Perez         66       
11.  Kobayashi     58       
12.  Hulkenberg    49       
13.  Di Resta      46       
14.  Maldonado     43       
15.  Schumacher    43       
16.  Senna         30       
17.  Vergne        12       
18.  Ricciardo     10