quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

À espera dos carros novos

Com o lançamento do carro novo da Ferrari, inicia-se visualmente a temporada 2011 da Formula 1. Exceto por Ferrari e McLaren, os lançamentos de hoje em dia em nada lembram os faustosos eventos dos anos noventa e inicio dos anos 2000, com festas enormes em lugares exóticos com direito a fumaça de gelo seco, luzes estroboscópicas, palco especial e vez ou outra até Show de estrelas da musica.

Com as recentes crises financeiras e onda do "verde" e "sustentabilidade" os lançamentos estão mais espartanos, simples, diretos, com apenas um ou outro toque de algum glamour (repare na diferença das super-produções nas fotos ao lado e a simplicidade de um simples puxar pano das fotos novas, abaixo). Ainda assim não podemos esperar para ver o que interessa: Os carros!

Amanhã vem a Ferrari F150, como nome de picape americana mesmo, mas numa alusão aos 150 anos da unificação Italiana.

A ansiedade nesse fim de semana será grande, já tendo como base as análises iniciais do carro novo dos italianos, que certamente já fará centenas de pessoas decretarem seu futuro sucesso ou fracasso pautados no simples critério de beleza e "chutômetro, já que os detalhes mecânicos, eletrônicos e aerodinâmicos, que realmente definem o destino de uma equipe nas pistas, demoram um bocado mais para serem desvendados por especialistas e ainda assim, só parcialmente, visto que tudo é segredo nesse meio milionário de competição acirrada.

Amigos, arrumem suas poltronas, preparem suas TV´s, a Formula 1 está começando!

Ok, esqueça as TV´s por enquanto...