domingo, 29 de julho de 2012

GP da Hungria - Resultados, análise "equipe-por-equipe"

Vitória de Hamilton, de ponta a ponta no Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1. Com isso ele e a McLaren entram nas férias de 4 semanas da F1 (na verdade só 2 sem trabalhar) mais tranquilos e confiantes. Confira abaixo minha análise "equipe-por-equipe" da 11ª etapa do campeonato 2012, que prometia uma chuva que não veio:

McLAREN: Hamilton foi um líder tranquilo e seguro, administrando a ameaça de Kimi no fim da corrida com facilidade, aproveitando-se da boa adaptação do seu carro à essa pista e ao asfalto quente, conseguindo cuidar bem dos pneus e ser rápido. Button foi mais discreto, perdeu posições, ficou atrás de carros mais lentos (Senna) muito tempo mas marcou lá seus pontos, mas com um carro que parecia superior, deveria ter feito mais. De qualquer modo, parece que as evoluções no carro estão surtindo algum efeito. Vamos ver como será nas pistas de alta.

LOTUS: com seus dois pilotos chegando ao pódio, a equipe passa a Ferrari no campeonato de construtores. Grosjean é rápido, mas comete alguns erros típicos de iniciantes, ao passo que Kimi, ainda que não tão exuberante, faz tudo redondinho, não erra e chega (mais uma vez) à sua frente tendo largado atrás, e quase briga pela vitória.

RED BULL: Aparentemente sem carro para vencer, Vettel fez uma corrida para pontuar, aproveitando para descontar o que pode de Webber e Alonso para tentar o tricampeonato. Webber largou mais de trás e ficou mais pra trás num fim de semana que não pareceu competitivo em nenhum dia. Será que o fim do mapeamento eletrônico diferente do motor os afetou tanto assim ou foi nó a pista que não casou bem. Aguardemos.

FERRARI: Se Alonso ampliou sua vantagem no campeonato de construtores de 34 para 40 pontos, a equipe caiu do 2º para o 4º lugar no de construtores. A culpa é do carro que não se adaptou bem à esse traçado. O espanhol fez o que pode terminando em 5º e marcando 10 pontos mas a largada ruim de Massa prejudicou o resto de sua corrida, que foi num ritmo bom. Assim, seus magros 2 pontos ainda o mantém em 14º posição. Não serão férias muito tranquilas pra ele com os rumores (tem sempre um diferente) sobre sua substituição pipocando.

WILLIAMS: Nesse GP  Bruno Senna foi muito bem, segurando carros em tese mais rápidos no braço enquanto a disputa era na pista (Ferrari, McLaren, e Red Bull) e marcou mais 6 pontos importantes para a equipe que tenta abrir da Force Índia e encostar na Sauber. Maldonado perdeu muitas posições na largada e depois só recebeu destaque na TV ao fazer mais uma lambança e ser punido em seguida.que adianta ser rápido e não usar a cabeça?

MERCEDES: Fim de semana para esquecer. Schumacher se atrapalhando na largada, largou do box, excedeu a velocidade no pit, foi punido e abandonou. Zica total. Rosberg marcou um mísero ponto pela equipe que outro dia, quem diria, ganhou corrida. Estão ficando para trás, como a Renault ano passado.

FORCE ÍNDIA: Não chegaram nos pontos, Hulkenberg fez sua corrida e não conseguiu chegar na zona de pontos. Di Resta, vítima da vez de Maldonado não foi muito prejudicado, mas chegou atrás de seu companheiro. A Force Índia não convence, parece com vocação de equipe com resultados apenas medianos, mas isso pode mudar nas pistas de alta.

SAUBER: Depois de marcar 20 pontos na Alemanha, chegaram bem longe dos pontos, longe mesmo. Kobayashi teve sua asa danificada na largada, tendo que trocá-la e assim sua corrida foi pro vinagre. Perez achou que daria o grande pulo do gato ao parar 2 vezes, mas muitos fizeram isso e o pulo não vio, ficando atrás até do punido e mal largado Maldonado. Essas oscilações de desempenho da equipe ocorre muito em função do tipo de pista.

TORO ROSSO: Taí uma equipe que estacionou legal na evolução. Ricciardo largou atrás mas chegou na frente de Vergne, que assim como ele nada puderam fazer em relação aos outros carros. Fica até difícil mensurar o real potencial da dupla com um carro tão fraco. Pontuar só com muita sorte.

CATERHAM: Permanece no limbo entre Toro Rosso e nanicas. Dessa vez Kovalainen chegou a frente de uma Sauber...

MARUSSIA e HRT: Não vou perder mais meu tempo nesse lindo dia de Domingo falando deles. Leia análise de (todos) os GP´s anteriores, nada nunca muda nessa turma que só faz número.



Pos. Piloto        Equipe                       Diferença
 1.  Hamilton      McLaren-Mercedes           1h41:05.503
 2.  Raikkonen     Lotus-Renault              +     1.032
 3.  Grosjean      Lotus-Renault              +    10.518
 4.  Vettel        Red Bull-Renault           +    11.614
 5.  Alonso        Ferrari                    +    26.653
 6.  Button        McLaren-Mercedes           +    30.243
 7.  Senna         Williams-Renault           +    33.899
 8.  Webber        Red Bull-Renault           +    34.458
 9.  Massa         Ferrari                    +    38.300
10.  Rosberg       Mercedes                   +    51.200
11.  Hulkenberg    Force India-Mercedes       +    57.200
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       +  1:02.800
13.  Maldonado     Williams-Renault           +  1:03.600
14.  Perez         Sauber-Ferrari             +  1:04.400
15.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari         +   1 Volta
16.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari         +   1 Volta
17.  Kovalainen    Caterham-Renault           +   1 Volta
18.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             +  2 Voltas
19.  Petrov        Caterham-Renault           +  2 Voltas
20.  Pic           Marussia-Cosworth          +  2 Voltas
21.  Glock         Marussia-Cosworth          +  3 Voltas
22.  De la Rosa    HRT-Cosworth               +  3 Voltas

Volta mais rápida: Vettel, 1:24.136

Abandonos:

Piloto        Equipe                     Volta
Karthikeyan   HRT-Cosworth                 63
Schumacher    Mercedes                     61


Campeonatos após a 11ª etapa:                

Pilotos:                    Construtores:             
 1.  Alonso       164        1.  Red Bull-Renault          246
 2.  Webber       124        2.  McLaren-Mercedes          193
 3.  Vettel       122        3.  Lotus-Renault             192
 4.  Hamilton     117        4.  Ferrari                   189
 5.  Raikkonen    116        5.  Mercedes                  106
 6.  Rosberg       77        6.  Sauber-Ferrari             80
 7.  Grosjean      76        7.  Williams-Renault           53
 8.  Button        76        8.  Force India-Mercedes       46
 9.  Perez         47        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Kobayashi     33       
11.  Maldonado     29       
12.  Schumacher    29       
13.  Di Resta      27       
14.  Massa         25       
15.  Senna         24       
16.  Hulkenberg    19       
17.  Vergne         4       
18.  Ricciardo      2