quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ferrari, Perez e Telmex

Falando com uma pessoa muito bem relacionada no automobilismo europeu, fiquei sabendo de uma informação bem curiosa e que pode jogar uma luz no "line-up" da equipe para a temporada de 2013.

O mexicano Sérgio Pérez, como vocês sabem, corre na Sauber emprestado pela "Ferrari Drivers Academy", braço da equipe responsável por prospectar novos talentos para os italianos e com quem ele mantém vínculo. Até aí nada de novo, mas a novidade é que a partir do ano que vem essa academia da Ferrari deverá ser bancada pela Telmex, empresa telefônica do bilionário mexicano Carlos Slim que banca Perez e seu reserva Esteban Gutierrez na Sauber sob o logotipo da Claro, uma de suas empresas.

Juntemos os fatos:

1- Fernando Alonso esta indo muito melhor que Massa desde que passaram a dividir a equipe, sobretudo no quesito "pontos marcados";

2- Sérgio Perez tem conseguido bons e resultados na mediana Sauber, e recentemente foi ao pódio ao lado de Alonso e pairou no ar a possibilidade de uma "troca de gentilezas" entre as partes;

3- Histórico de migrações Sauber-Ferrari quando um piloto italiano corria emprestado lá (Massa é uma prova);

4- Último ano de contrato do brasileiro;

5- Novo vínculo do patrocínio Telmex-Ferrari;

6- Segundo a revista italiana Autosprint, Perez dividirá com Massa o 3 º e último dia de testes em Mugello, em Maio (Alonso guia sozinho os 2 primeiros).

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Não precisa ser gênio para concluir que os indícios, sobretudo esse do patrocínio, são de que os dias de Felipe Massa em Maranello podem mesmo estar contados e assim, mais do que nunca o que venho dizendo desde o início do ano passado se mantém: Felipe precisa (e ainda pode) reagir e aproximar seus resultados aos de Alonso se quiser nutrir esperanças de manter a vaga na Ferrari ou, caso realmente a perca, atrair convites de equipes interessantes para o ano que vem.

Não creio que haja nada definido, nem a saída de Massa nem a entrada de quem quer que seja em seu lugar, mas salvo uma grande reviravolta, as coisas parecem seguindo num caminho cada vez mais previsível.

Até a HRT estreia novidades no carro

Merecidamente tida como a equipe com os carros mais lentos de todo o grid da Fórmula 1, a espanhola HRT aos poucos vai tentando melhorar sua charret... digo, seu carro para essa temporada.

No GP da China a equipe apresentou uma nova asa dianteira com suas asas secundarias (aquelas menorzinhas à frente das principais) com outro desenho, mais curvo nas extremidades e com os pontos de maior/menor angulação invertidos.

Se o resultado não foi de encher os olhos, ao menos continuou garantindo a atual equipe dentro do limite dos 107% que lhes garante largar (algo que não aconteceu na Austrália, por exemplo), compare. Clique na imagem para ampliá-la:
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