sábado, 10 de março de 2012

Os testes da Indy

Helio Castroneves - Team Penske
Tony Kanaan - KV Racing
Rubens Barrichello - KV Racing
Quem acompanhou os 4 dias de testes da Formula Indy em Sebring semana passada ficou com a impressão que Ganassi e Penske podem começar o ano como favoritas. Quem pensou isso acertou. Os pilotos das duas maiores equipes da categoria marcaram os melhores tempos nos dias que testaram, Helio Castroneves entre eles (as equipes foram divididas em 2 lotes, cada um andando 2 dias), o que reflete a maior capacidade fianceira e técnica delas.

Depois dessas equipes, Andretti e agora aparantemente a ascendente KV parecem ser as equipes mais competitivas e com maiores chances de conseguir bons resultados, lembrando que na Indy todos os carros iguais, o que aumentam chances de pódios e mesmo vitórias para todos.

Mas os testes coletivos serviram mesmo para continuar entendendo um carro novo, com comportamento bem diferente do anterior, dos novos motores 2.4L turbo que ainda precisam de maior confiabilidade, sobretudo se comparado aos carros e motores anteriores que foram exaustivamente testados e aperfeiçoados ao longo dos últimos 9 anos quando as regras estavam congeladas.

Entre os brasileiros, Helio se destacou, liderando um dos dias com sua Penske. Bia Figueiredo foi convidada para testar pela Andretti, equipe pela qual correrá em SP e Indianápolis enquanto ainda tenta conseguir dinheiro para fechar o resto da temporada. Barrichello, que agora já conhecia um pouco essa pista, foi bem, sendo o piloto melhor colocado nos dias que andou dentre aqueles com motores Chevrolet. Tony Kanaan da mesma KV, enfrentou problemas mecânicos e acabou andando menos e não sendo tão rápido quanto gostaria e poderia, a julgar pelo ritmo de seu novo companheiro, além do quê, não sabemos o que cada um testava nem o peso dos carros, tipos de pneus...

A KV ainda vai testar nessa semana que está começando em outro circuito misto (dias 13 e 14 em Barber), e isso pode reduzir um pouco mais a distância para as mais fortes Penske e Ganassi, mas a caminhada ainda é longa.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Mas duas coisas são fatos: Os carros novos são significativamente mais rápidos os anteriores, e a segurnaça deles também é nitidamente maior, fatores que deverão garantir um espetáculo ainda mais grandioso daqui alguns dias, precisamente em 25 de Março, quando eles se reúnem novamente nas ruas de São Petesburgo, na Flórida para a corrida de abertura do campeonato 2012. Espero que a Band/Bandsports transmita TODAS as corridas do campeonato ao vivo e na íntegra, o que não acontece faz tempo...

Veja o que os pilotos acharam respectivamente do 1º e 3º dias de testes:

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Por dentro da fábrica da Williams

Esses 3 vídeos do National Geographic Channel mostram o funcionamento da fábrica da Williams durante a péssima temporada de 2011. De qualquer  maneira vale a pena ver como as peças são feitas, como é a divisão interna de trabalho na equipe, a importância da aerodinâmica no projeto, etc. já com os novos membros da equipe após o anuncio da saída de Sam Michael. O vídeo está todo em inglês, mas é muito interessante também pelas imagens. Um detalhe é que deram total destaque a Pastor Maldonado, sendo que na época Barrichello ainda era o piloto principal deles e mencionam a morte de Dan Wheldon na Indy, indicando que a filmagem deve ter ocorrido bem no fim do ano, quando a situação do brasileiro já era incerta na equipe.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1