sexta-feira, 20 de setembro de 2013

GP de Singapura - 1º e 2º treinos

Esses são os tempos do 1º e 2º treinos livres do GP noturno de Singapura! No primeiro treino parecia que as Mercedes viriam fortes, mas no segundo as Red Bull sobraram. As Ferrari não mostraram grande coisa e Massa ficou devendo nos tempos, mas não sabemos que configurações ele e Alonso usaram, já que por vezes testaram peças diferentes nos treinos. Vamos aguardar a classificação...

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1º TREINO:



2º TREINO:


McLaren quer Alonso

Apesar do fim de relacionamento tempestuoso em 2007, quando Fernando alonso saiu da McLaren soltando cobras e lagartos por não ter recebido o tratamento acordado, os caminhos do espanhol com a equipe inglesa podem voltar a se cruzar num futuro bem próximo.

Perguntado pela BBC se eles teriam interesse em reaver Alonso, Martin Withmarsh rasgou uma resposta pra lá de elogiosa: "Sim, qualquer time o quer, ele é o melhor piloto", emendando com cautela: "Mas eu não sei a situação contratual dele, imagino que esteja sob contrato..."

A verdade é que a chance disso ocorrer já para a temporada de 2014, ainda que possível, é bastante remota, pois Alonso teria que romper o contrato com a Ferrari e pagar uma pesada multa por isso, além de arriscar perder a chance de competir com o carro projetado pelo "pool" de recentes reforços que os italianos levaram da concorrência.

Em 2015 entretanto, ainda que igualmente sob contrato dos italianos, a situação poderia ser diferente. A McLaren já seria a equipe oficial da Honda, com todo o dinheiro japonês fluindo,e já saberíamos se a combinação Raikkonen/Alonso funciona bem a ponto dessa dupla ser mantida. Também é lógico pensar que o Santander acompanharia o espanhol para o time que ele se transferisse. "Ah, mas e o Ron Dennis, que detesta Alonso e vice versa?" Bem falavam a mesma coisa de Montezemolo e Raikkonen na Ferrari, não é? E lá estão os dois juntos de novo... Além disso Dennis não apita mais na equipe, cabendo a ele administrar a holding McLaren e não sua subdivisão de competição.

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Caso haja entreveiros entre o Alonso e a Ferrari ano que vem, a própria equipe poderia facilitar sua saída, lembrando Vettel só renovou com a Red Bull para o ano que vem e muitos especulam (Webber entre eles) que poderia já haver um pré-contrato com a equipe dos carros vermelhos e o alemão para 2015.

Assim, depreende-se de tudo isso que Sérgio Perez já tem a clara indicação que precisa melhorar seu jogo logo, pois caso Alonso não vá imediatamente para lá, poderia substituí-lo no ano seguinte, isso sem considerar que tanto Nico Hulkenberg como Paul Di Resta também já podem estar na mira da equipe como apostas de longo prazo e certamente adorariam estrear em 2014 - eu, aliás, já teria levado Hulkenberg ano passado, não Perez.

Vamos aguardar, pois as negociações e costuras nos bastidores fervilham,e possíveis desdobramentos poderão ser conhecidos só no fim do ano que vem!

Sem dinheiro, Lotus perde nomes importantes

Com a falta de um patrocinador principal, da pareceria oficial com uma montadora que lhe franqueie os caros motores e com o acúmulo de dívidas internas na casa das centenas de milhões que já falei mais detalhadamente AQUI, a equipe Lotus começa a entrar numa fase delicada para a estruturação de seu projeto de 2014.


Sem conseguir o reforço financeiro necessário para garantir uma temporada 2014 competitiva, aos poucos a equipe Lotus vai perdendo nomes importantes de seu plantel, como o de seu diretor técnico James Allison, tido como um dos principais responsáveis pelos bem sucedidos projetos de 2012 e 2013 que possibilitaram Kimi Raikkonen ganhar corridas.

Comenta-se que além da tentadora oferta de um salário maior da Ferrari, a falta de perspectivas da Lotus em manter o ritmo de desenvolvimento necessário de seus projetos também pesou muito na sua saída da equipe. Depois disso, o principal patrimônio da equipe, Kimi Raikkonen, que ainda não recebeu todo seu salário, condicionou sua permanência lá a garantias seguras de que a Lotus teria como lhe prover um carro competitivo no ano que vem e, mais do que isso, que teriam o dinheiro necessário para assegurar o constante desenvolvimento do modelo. A resposta, como sabemos, foi a sua transferência para a Ferrari...

Kimi e Allison já saíram. De Beer também
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Depois, seguindo a esteira de perdas calcadas na aparente falta de recursos para cobrir ofertas dos rivais ou garantir-lhes condições ideais de trabalho (comentou-se meses atrás que alguns fornecedores chegaram até a atrasar entregas por falta de pagamento, mas a equipe nega), o braço direito de Allison e chefe de aerodinâmica da equipe preta e dourada Dirk de Beer, também anunciou a saída rumo ao mesmo destino de seus dois ex-companheiros de casa: a Ferrari e pouco depois Jarrod Murphy, chefe da área de aerodinâmica computacional (CFD) anunciou sua mudança para a Mercedes.

Se esse retrato certamente não é dos mais encorajadores para a aguardada temporada de grandes desafios técnicos que será a de 2014, também não quer dizer, entretanto, que a perda de tais nomes automaticamente transforma a Lotus numa grande draga que se arrastará vergonhosamente nas pistas e que seus pilotos da próxima temporada, quem sabe entre eles Felipe Massa, poderão entrar numa tremenda fria.

A Lotus está sediada no coração do automobilismo inglês, onde orbita grande parte da massa pensante da categoria e tem ela mesma centenas de funcionários gabaritados, inclusive gente capacitada e ansiosa para provar seu valor ao receber uma promoção e assumir essas vagas em aberto, como sempre aconteceu ao longo dos anos nessa e em outras equipes.

De qualquer forma essas perdas sinalizam sim que a questão financeira vai continuar sendo tema de discussões no horizonte da equipe e que a pressão para eles acertarem no projeto do carro do ano que vem logo de cara cresce ainda mais, uma vez que uma profunda revisão técnica para repensar um carro nascido errado (como a McLaren esse ano) poderia custar um dinheiro que talvez eles não disponham. A ver...

TV corrida de 18/09/2013

Nesse programa eu entrevistei eu mesmo (!) e conversei com os internautas sobre as negociações de Felipe Massa, sobre a volta de Montoya à F-Indy, sobre as negociações da categoria para ser possivelmente transmitida por outra TV aqui no Brasil ano que vem, o GP de Singapura de F1 e muito mais, assista!

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