O jornalista Fábio Seixas, da Folha de S. Paulo deu o furo no seu blog, que abaixo reproduzo:
"Com o anúncio do contrato Williams-Renault, comentou-se por aí que a fábrica francesa forneceria motores para quatro equipes em 2012.
"Com o anúncio do contrato Williams-Renault, comentou-se por aí que a fábrica francesa forneceria motores para quatro equipes em 2012.
Errado. Este blogueiro apurou que serão três: Williams, Lotus e Red Bull.
A Lotus-Renault usará motores Cosworth a partir do ano que vem.
Perderá não só sobrenome mas a atenção especial que a Renault lhe devotava. Será o rompimento oficial da marca francesa da estrutura que carregou seu nome após a saída da Benetton da F-1.
A partir de 2012, toda essa atenção, com ares de parceria técnica mais sólida, estará voltada para a Williams."
(FONTE: Blog do Fábio Seixas )
Mas o mais interessante é: Qual será o nome da equipe ano que vem? Para mudar o nome da equipe ela precisará da aprovação de todas as equipes e a "Team Lotus" dificilmente vai aceitar um nome que tenha "Lotus".
Será que termos uma "Renault-Cosworth" como em 2010 na BMW Sauber Ferrari?
A outra opção é um registro novo junto a FIA, mas aí ela perderia todo o dinheiro de Bernie Ecclestone em relação aos direitos de imagem desse ano, pois no papel, é uma outra equipe e não tem porque receber dinheiro da que deixou de existir. Exatamente por isso a Sauber manteve o "BMW" no nome em 2010.
Além disso, como equipe mesmo, ela perderá o prestígio do nome e a maior qualidade dos motores franceses. reforçando cada vez mais que trata-se de uma equipe em crise e em início de decadência e não ascensão como chegou-se a acreditar bem no início do ano. Isso para não falar nos constantes rumores de falta de dinheiro que circulam pelos paddocks...
Outra questão: Robert Kubica, se puder voltar a F1, dificilmente terá nessa equipe um equipamento realmente competitivo e, mais uma vez reitero, SE voltar, poderá ser coadjuvante a bordo dela, de modo que poderá procurar outra equipe (lembre que ele não tem contrato com ninguém para 2012).
Também é importante notar que Bruno Senna tem contrato com a equipe Renault, essa equipe que vai perder os motores e terá de mudar de nome, não a fábrica francesa que agora se despede rumo à Williams.
Vamos aguardar a confirmação.