segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Montoya pode correr na Indy pela Andretti

Michael Andretti está negociando com Juan Pablo Montoya para que o colombiano volte a correr de Fórmula Indy pela sua equipe, a Andretti no ano que vem.

Segundo o próprio dono da equipe admitiu à Assotiated Press, as conversas entre eles começaram assim que o piloto foi avisado pela Ganassi que não continuaria na equipe para disputar a temporada de 2014 da Nascar.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Agora o americano espera conseguir patrocinadores para bancar a vaga do campeão de 1999 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2000. Paralelamente a isso ele segue negociando com o patrocinador GoDaddy para manter James Hinchcliff na equipe para o ano que vem, e no caso de isso ocorrer, Michael não descarta a possibilidade de virem a competir com impressionantes 5 carros no grid: os dos já praticamente garantidos Marco Andretti e Ryan Hunter-Ray e os ainda pendentes E.J. Viso, James Hinchcliff e os colombianos Montoya e Carlos Muñoz. Tudo vai depender de quem terá mais fôlego financeiro para isso.

Lembro ainda que tanto o atual líder do campeonato da Indy Helio Castroneves bem como o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Tony Kanaan ainda não tem contratos assinados para o próximo ano, mas esses bons resultados da dupla devem lhes ajudar nas negociações.

Tomara que "El Gordon" Montoya volte mesmo à Fórmula Indy, pois seria um nome de peso que certamente ajudaria a categoria a recuperar um pouco da visibilidade que tinham décadas atrás. E se ele voltar, que tenha em seu retorno mais sucesso do que em sua fracassada discreta empreitada na Nascar.

Empresario de Kimi: "Ele não correrá na Red Bull"

O empresário de Kimi Raikkonen (e Felipe Nasr) Steve Robertson declarou ao site inglês Autosport: "É verdade, Kimi não irá pilotar pela Red Bull em 2014. Tivemos conversas com eles mas o acordo não irá acontecer."

Isso praticamente sacramenta que Ricciardo é mesmo o escolhido por lá, como escrevi mais cedo no BLOG, mas a declaração seguinte dele é igualmente ou mais interessante: "Estamos bastante confidentes que Kimi estará na Fórmula 1, há opções por aí e vamos continuar a falar com as equipes e resolver isso num futuro próximo".

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Notem que o empresário falou usando o plural, portanto além da conhecida opção de ficar Lotus, a Ferrari parece mesmo ser uma alternativa concreta para o finlandês, já que as demais equipes grandes (Mercedes e McLaren) estão com suas vagas fechadas com pilotos sob contrato e as menores não fazem sentido para quem declaradamente quer lutar por vitórias e disputar o título.

Agora resta ver se a Ferrari vai querer trocar o brasileiro pelo campeão de 2007 exatamente num difícil momento de profundas mudanças técnicas na Fórmula 1 e arriscará colocar Alonso para correr com (ou contra) um companheiro que não deve se contentar em ser escudeiro.

Teremos semanas movimentadas daqui pra frente, como nomes de Kimi Raikkonen, Felipe Massa, Nico Hulkenberg e Paul Di Resta possivelmente entre os mais citados nos tempos vindouros. O jeito é aguardar e prestar atenção para não embarcar nas muitas versões dos rumores que se seguirão...

ATUALIZADO: Eddie Jordan, ex-dono de equipe e atualmente comentarista de F1 da TV Inglesa disse hoje para a BBC que Kimi Raikkonen quer voltar para a Ferrari e que um anuncio nesse sentido poderia sair até o GP de Monza. Ainda segundo a BBC, Luca de Montezemolo seria o principal entrave ao retorno do campeão de 2007, pois significaria admitir que erraram ao dispensá-lo em 2009, mesmo ele sendo superado por Massa à época. Caso sua volta não se concretize, Kimi ficaria na Lotus mesmo.

Red Bull teria fechado com Ricciardo. E Kimi? E Massa?

Segundo o jornal alemão Sport Bild, o mesmo que antecipou a saída de Toto Wolff da Williams para a Mercedes no começo do ano, Daniel Ricciardo já é o novo contratado da equipe Red Bull para correr a temporada de 2014 ao lado de Sebastian Vettel e o anuncio oficial sairá já no GP da Bélgica de Fórmula 1, semana que vem.

Perguntado sobre o assunto, o consultor da equipe Helmut Marko disse: "Infelizmente não posso dizer nada, apenas que faremos um anuncio em Spa".

Em Ricciardo indo mesmo para a Red Bull, possibilidade mais racional dentre todas as que a Red Bull tem sobre a mesa, já que ele é rápido, carismático, barato e faz parte de um dispendioso programa de pilotos criado exatamente para isso, teríamos um australiano substituindo outro ao lado de Vettel.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Com esse cenário se confirmando, as possibilidades de Kimi Raikkonen para 2014 na Fórmula 1 passam a ser apenas duas:
  • A permanência na sua atual equipe Lotus, que abertamente o quer e deseja renovar seu contrato por anos à frente, mas sabidamente enfrenta problemas de caixa, o que não os credencia a disputar com com a força necessária um título mundial, ou; 
  • Retornar à Ferrari e formar dupla com Fernando Alonso, isso se é que há realmente mesmo interesse de ambas as partes em reeditar a parceria abruptamente cortada pelos italianos no fim de 2009 e que teria deixado as relações do finlandês com o chefão italiano Luca de Montezemolo estremecidas, algo que não sabemos até que ponto permanece.

Além disso, nessa hipótese teríamos "dois galos num mesmo terreiro", algo que não acontecia na Ferrari desde Mansell e Prost em 1990 e que não deu certo, assim como a experiência do próprio Alonso e Hamilton na McLaren em 2007, o que nos faz questionar se essa dupla potencialmente conflituosa realmente sairia do papel.

Caso Kimi saia da Lotus, cresceriam as chances de Nico Hulkenberg ou Paul di Resta (sobretudo o primeiro) ascender para a Lotus, restando a pergunta sobre para onde iria Felipe Massa, isso, repito, SE ele realmente for substituído na Ferrari, algo que não sabemos se realmente acontecerá, visto que ainda resta quase meia temporada a ser disputada pela frente e ele pode se recuperar da atual fase apagada como já vimos ele fazer no ano passado vindo com força de uma situação muito pior.

De qualquer modo, se os alemães acertaram e Daniel Ricciardo for mesmo para a Red Bull, isso deverá levar o novato português Antonio Felix da Costa à sua atual vaga na Toro Rosso, ao lado de Jean-Eric Vergne. A ver...