terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Balanço de temporada - 6ª parte

MARUSSIA: Das três equipes nanicas a que mais evoluiu foi a equipe russa. Até a última etapa estava na frente da Caterham no campeonato e, além disso, se meter entre os carros verdes não era raro, isso para uma equipe sem tantos recursos (não que na equipe dos carros verdes eles sobrem) e sem os bem vindos 80 cavalos a mais do KERS que a rival tinha e eles só contarão a partir do ano que vem. O mérito do projeto é do ex-banido pelo Piquet-gate, Pat Symmonds, sob o comando de John Booth. Posição no Campeonato de Construtores: 11º

Timo Glock: Líder da equipe, o alemão com alguns anos de experiência na F1 saiu-se melhor que seu companheiro (com quem, aliás, não se bicava), mas assim como nos anos anteriores, não por larga margem, mostrando que quando um equipamento é limitado fica difícil estabelecer grandes diferenças entre pilotos de similar capacidade. Posição no Campeonato de Pilotos: sem pontos

Charle Pic: O francês de 22 anos deu trabalho pra Glock ao longo do ano ao disputar posições acirradamente, o que não agradou o companheiro. Tirando esses episódios, ele não se saiu mal e com ajuda de patrocinadores se transferiu para a melhor Caterham, onde poderemos ver melhor sua real capacidade. Posição no Campeonato de Pilotos: sem pontos

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

HRT: O carro desse ano, como de praxe, foi uma mera evolução do modelo anterior e ainda assim só ficou pronto em cima da hora, pois teve problemas em passar nos crash-tests da FIA. O plano original era já utilizar o KERS, mas problemas de confiabilidade acabaram por convencer a equipe a não usá-lo nas primeiras etapas, podendo o equipamento ser recolocado ao longo do ano, algo que não ocorreu, o que não lhes impediu de dar canseira nas Marussia numa ou outra ocasião. No segundo semestre, no entanto, o dinheiro acabou  e os brilharecos cessaram. Nas últimas corridas o carro foi para a pista com peças desgastadas e até além do limite de uso. A equipe, falida, não se inscreveu para correr em 2013. Posição no Campeonato de Construtores: 12º

Pedro de la Rosa: O experiente piloto espanhol pouco pode fazer esse ano com o equipamento que dispunha, mas chegou regularmente a frente de seu companheiro e tentou fazer com que o carro evoluísse dentro das limitadas possibilidades. Tinha contrato para correr no ano que vem, mas a equipe acabou antes. Posição no Campeonato de Pilotos: sem pontos

Narain Karthikeyan: Fica difícil julgar um piloto num carro que de tão limitado praticamente induz seu condutor a erros. A única comparação válida é com o companheiro que come o mesmo pão amassado pelo Tinhoso e nesse caso se o indiano não se destacou, também não ficou muito atrás, repetindo a máxima que quando o carro é muito, mas muito ruim, nivela as coisas por baixo impossibilitando uma análise mais apurada. Posição no Campeonato de Pilotos: sem pontosPara ler a 5ª parte clique AQUI