quarta-feira, 30 de junho de 2010

A primeira volta de Schumacher

Aos que acham que o alemão já está acabado, apenas está fazendo figuração e se "divertindo" na F-1, esse video onboard da primeira volta em Valência mostra que ele ainda é bem combativo, passando 4 pilotos na largada: Petrov, Sutil, Liuzzi e seu proprio companheiro, Rosberg.



Ainda acho que o alemão está devendo sim, mas também acho que o carro não ajuda e que na atual F-1 sem testes, ele precisa de mais tempo para ter as coisas mais ao seu gosto. Não se enganem, ele está correndo atrás e pode conseguir melhores resultados, seja esse ano ou em 2011.

Análise de meio do ano: Ferrari

Até agora esse ano tem sido de certa forma decepcionante para a equipe do espanhol Alonso e do Brasileiro Massa. Depois de uma polêmica temporada na Mclaren e dois fracos anos na Renault, muitos esperavam que a chegada do bicampeão na Ferrari fosse reeditar a quadra imbatível dos tempos de Schumacher/Barrichello/Todt/Brawn e que Massa viesse forte como em 2008. Só que depois da vitória circunstâncial no Bahrein a equipe não mostrou mais força para oferecer resistência à Red-Bull e mais recentemente Mclaren. Adicione a isso a inconstância de Massa, em parte graças a um carro em que ainda não se sente 100% a vontade e que não se adapta bem aos pneus mais duros. Igualmente inconstante tem sido Alonso, o que o impediu de marcar valiosos pontos. Internamente, Don Fernando tem sido constantemente mais rápido que o brasileiro, que devido a seu estilo de pilotagem (nem melhor nem pior, apenas diferente) sofre mais com a questão dos pneus que não aquecem, mas que de qualquer forma ainda não mostrou nenhuma atuação brilhante como em anos anteriores, mostrando que pode estar sentindo um pouco o peso de um companheiro tão forte e participativo nos rumos da equipe e do desenvolvimento do carro, papel que monopolizava nos tempos de Kimi.

Com as recentes mudanças no mecânicas e algumas aerodinâmicas no projeto, verificou-se na classificação do GP de Valência que o carro italiano melhorou bastante em relação às corridas anteriores, mas devido a entrada do Safety-Car, não pudemos medir diretamente seu desempenho em relação às rivais em ritmo de corrida, de modo que Silverstone será um teste de vital importância para a Ferrari descobrir se de fato ainda pode ambicionar o título desse ano ou se já deve se dedicar ao carro 2011.