terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A verdadeira traseira compacta da Williams

Postei essa foto acima na nossa página do Facebook (essa AQUI) e muita gente se mostrou surpresa e admirada ao perceber quão compacta realmente é a traseira do carro da Williams. A imagem acima é uma montagem simples onde apenas foi retirada uma extensão da carenagem do carro, é uma coisinha bem prosaica na verdade: uma chapa reta de fibra de carbono para conduzir melhor o ar que acaba por dar um apecto bem melhor ao carro.

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Sem ela você vê como a equipe de Frank Williams vem conseguindo faz tempo (veja o FW35 ao lado os carros de 2011 e 2012, à época também guiados por Barrichello e Senna) refinar o conceito de uma traseira do carro realmente pequena graças a uma engenharia complexa em torno de seu já tradicional câmbio miniaturizado e assim possibilitar um grande espaço livre para um fluxo de ar mais livre naquela área. Abaixo está a imagem "normal" do carro para você comparar. E amanhã cedo tem mais sobre a nova Williams aqui no BLOG... Clique nas imagens para ampliá-las

Testes de Barcelona - Dia 1

Bem no finalzinho da sessão Nico Rosberg e Kimi Raikkonen saíram para a pista e marcaram seus melhores tempos, separados por apenas 7 milésimos, seguidos por Alonso e Vettel, todos calçados com os compostos médios quando registram seus tempos. Difícil dizer quem esta na frente de verdade, pois as cargas de combustível podem variar muito.

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Além disso hoje foi marcado pela estréia do novo carro da Williams, o FW35 (mostrado AQUI) que não apresentou problemas de confiabilidade e de Fernando Alonso, que anotou 110 voltas com sua Ferrari, recorde do dia. Chama a atenção o discreto número de voltas registrado pela Lotus de Kimi, sem que isso signifique necessariamente problemas, mas vamos acompanhar nos próximos dias, já que nesses testes mais do que o tempo de voltas mas o seu total - e dados coletados a cada passagem em circunstâncias de peso, pneus e asas diferentes - é que tem maior importância para as equipes.

Amanhã todas as equipes retornam à pista de Barcelona com os pilotos designados que já lhes mostrei nesse post AQUI e aí espero ver mais novidades.



Pos. Piloto               Equipe        Tempo      Dif.   Voltas 
 1.  Nico Rosberg         Mercedes      1m22.616s             54
 2.  Kimi Raikkonen       Lotus         1m22.672s  + 0.007s   44
 3.  Fernando Alonso      Ferrari       1m22.952s  + 0.336s  110
 4.  Sebastian Vettel     Red Bull      1m22.965s  + 0.349s   66
 5.  Pastor Maldonado     Williams      1m23.733s  + 1.117s   86
 6.  Daniel Ricciardo     Toro Rosso    1m23.884s  + 1.268s   73
 7.  Sergio Perez         McLaren       1m24.124s  + 1.508s   77
 8.  Paul di Resta        Force Índia   1m24.144s  + 1.528s   82
 9.  Esteban Gutierrez    Sauber        1m25.124s  + 2.508s   68
10.  Max Chilton          Marussia      1m26.747s  + 4.131s   65
11.  Charles Pic          Caterham      1m27.534s  + 4.918s   49

Mercedes testa DRS

A equipe Mercedes testou em Barcelona seu DRS passivo ("Drag reduction system" ou sistema de redução de arrasto aerodinâmico), uma instalação que aumentaria a velocidade do carro nas retas. A equipe foi quem inventou esse conceito no ano passado, mas ele era diferente (levava ar da asa traseira até a dianteira) e não funcionou tão bem como o esperado e em 2013 eles optaram por uma solução mais parecida com a vista na Lotus na segunda metade da temporada passada (o ar vem de entradas de ar atrás da entrada de ar superior do motor) e é soprado na asa traseira do carro, tudo acionando automaticamente pela pressão do ar conforme a velocidade que o carro está - em velocidades menores o uma abertura se manteria fechada e o ar seguiria para uma saída inferior, acima da luz traseira, confira:

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Vettel lidera pela manhã

Sebastian Vettel liderou a primeira manhã de testes em Barcelona, com a Marussia ficando, como sempre, na rabeira. Quem mais andou foi Pastor Maldonado com sua recém estreada Williams FW35 e Nico Rosberg anotou apenas 14 voltas iniciais. Vamos lembrar que as equipes testam seus carros com configurações diferentes, de modo que esses tempos podem refletir pouco sobre a velocidade real das equipes nesse estágio inicial. 

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Pos. Piloto               Equipe        Tempo      Dif.   Voltas 
 1º  Sebastian Vettel     Red Bull      1m23.046s             25
 2º  Kimi Raikkonen       Lotus         1m23.571s  + 0.525s   19
 3º  Fernando Alonso      Ferrari       1m23.626s  + 0.580s   44
 4º  Pastor Maldonado     Williams      1m23.733s  + 0.687s   47
 5º  Daniel Ricciardo     Toro Rosso    1m23.884s  + 0.838s   44
 6º  Sergio Perez         McLaren       1m24.124s  + 1.078s   22
 7º  Paul di Resta        Force India   1m24.144s  + 1.098s   47
 8º  Nico Rosberg         Mercedes      1m24.520s  + 1.474s   14
 9º  Esteban Gutierrez    Sauber        1m25.136s  + 2.090s   38
10º  Charles Pic          Caterham      1m27.534s  + 4.488s   40
11º  Max Chilton          Marussia      1m28.068s  + 5.022s   36

Nova Williams FW35

Seguindo o que a maioria das equipes fez nesse ano, a equipe Williams evoluiu seu carro do ano anterior ao invés de se dedicar a algo completamente novo e que nem faria sentido se lembrarmos que todas as equipes já se concentram nos carros do ano que vem, que correrão sob um novo regulamento técnico e cujos projetos demandam grandes esforços.

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O FW35, primeiro carro da equipe a não ter um brasileiro ao volante desde 2009 e que será pilotado pelo errático mas veloz Pastor Maldonado e ainda incognita Valteri Bottas, não tem mais o degrau no bico - que parece mais alto ainda - pois tal qual seu modelo anterior visto nos testes de Jerez, o esconde sob a escaramuça de uma tampinha e a pintura tem maior presença dos tons brancos e ainda menos patrocinadores que em 2012. Note também o cuidado com os dutos de freio dianteiros, com pequenas asas esculpidas de modo a ajudar ainda mais na pressão aerodinâmica.

E já que falamos de bico, é lá que fica a maior novidade da equipe: as hastes que seguram a asa dianteira tem uma inclinação negativa e um formato curvo parecido com o visto na Ferrari. A asa dianteira também é nova, sem aqueles mini-tuneis em sua base, optando por um caminho mais simples e confiável. O escapamento é semelhante com o visto nas demais equipes, mas há uma pequena haste metálica logo após sua saída, semelhante a vista na Caterham que me chamou a atenção (será que vai ficar?). De resto permanece com sua traseira extremamente compacta, algo característico desde 2011 e que facilita o fluxo de ar na traseira do carro. As entradas de ar são bem cavadas em sua porção inferior, sem nenhuma grande novidade específica, confira abaixo - Clique nas imagens para ampliá-las