terça-feira, 6 de novembro de 2012

Kubica 2013 - Rally e F1

Todo mundo que acompanha automobilismo sente falta de Robert Kubica nas pistas da F1. Afastado desde o inicio de 2011, o polonês vem se recuperando do acidente de Rally que sofreu no inicio daquele ano e das várias cirurgias reparatórias que passou desde então (a última mês passado, conforme contei AQUI) e os sinais de seus avanços são evidentes.

Pois uma fonte bastante confiável no país dele me adiantou mais algumas novidades sobre o piloto e o suas possibilidades futuras no automobilismo de elite.

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Todos já leram que ele e a Citroën fecharam acordo para correr algumas provas de Rally em novembro. Até aí nada de novo. Mas as informações que tenho é que essa pareceria, dependendo de sua recuperação e dos resultados, poderia se prolongar para o ano de 2013, possivelmente até na equipe principal da montadora francesa em um campeonato de Rally de maior importância  - talvez até o WRC, uma vez que o octocampeão Sebastian Loeb não disputará o campeonato todo e tanto a Citroën como a categoria, que vem perdendo força nos últimos anos, se beneficiariam de uma estrela de peso, mesmo que ele eventualmente também não dispute todo o campeonato.

Além disso, as conversas dele com o pessoal da Pirelli seguem avançando para ele se tornar um dos pilotos de testes da fabricante italiana e se readapte aos monopostos de Fórmula 1 sem a pressão de resultados de uma retorno oficial à competição. Nesse caso haveria uma jornada dupla: provas de Rally e testes de F1, de modo que ao fim do ano ele teria mais condições para avaliar sua real competitividade em ambas as categorias.

Vamos aguardar os próximos meses para ver se essas possibilidades se confirmam. Já estou com os dedos cruzados!

O "bico mole" da Red Bull

Recebi essa reveladora imagem por e-mail da leitora Mariana Tomellino de Apucarana, Paraná. Repare como o carro, ao passar pela zebra, permanece estável e seu chassis absolutamente duro, estável, mas sua asa dianteira e bico balançam bastante. As extremidades da asa balançarem é até normal, se pensarmos que que suas extremidades estão muito distantes do ponto de fixação central, ainda mais a Red Bull que inventou o conceito das asas dianteira flexíveis como vimos em 2010/11.
Image
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Mas a grande novidade nessa imagem em slow motion é o bico do carro do RB8 oscilar para cima e para baixo tão fortemente - repare na parte amarela e nos suportes laterais das câmeras e como dali para trás não há movimento algum.

ImageIsso não se dá por folga ou má fixação da peça, mas sim porque porque o bico do carro foi projetado para atuar dessa maneira verticalmente "mole", exatamente para que nas retas, quando o ar em alta velocidade faz pressão para baixo na asa dianteira, o conjunto inteiro, asa e bico, se desloque para baixo aproximando-se do asfalto para tornar o carro mais eficiente aerodinâmicamente. No lento sacudir da zebra isso ficou evidente.

Nessa outra imagem que achei na internet, vemos a equipe trocando o bico de Vettel após ele tocar Bruno Senna. Independente desse ser o bico novo ou o avariado, notem quando o mecânico, com sua mão direita, segura o bico que parece ser feito de borracha de tão "macio". Ele ele é mole mesmo!