quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Testes em Barcelona - Dia 1

Nessa última bateria de testes coletivo em Barcelona tivemos pista molha pela maior parte do dia. à tarde a pista começou a secar e a Red Bull de Mark Webber liderou com folga a tabela de tempos, mas até pela variação de condições da pista e do que as equipes testaram, fica muito difícil tirar maiores conclusões quanto ao ritmo dos carros. Ferrari e Lotus, por exemplo, visivelmente não se preocuparam em marcar voltas rápidas.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Quem mais andou foi Lewis Hamilton da Mercedes com 113 voltas, seguido por Felipe Massa com 112 voltas na Ferrari e Sérgio Perez da McLaren com 100. Mais uma vez a Lotus andou pouco, com Grosjean completando 52 voltas e ficando na lanterninha da quilometragem e dos tempos.

As grandes novidades do dia foram os testes de câmeras 3D por parte da geradora de imagens da F1 (para o Brasil não deve vir tão cedo) e a confirmação de Adrian Sutil como titular na Force Índia, que já abordei numa análise mais detalhada nesse post AQUI.

Sobre a situação de Luiz Razia na Marussia não há nada de novo: ele continua tentando viabilizar a verba que está faltando para poder assumir o carro. Quanto mais atrasa, pior fica para ele e mais a equipe terá que pensar no seus próprios interesses, fazendo com que nomes como Bianchi, Karthikeyan e Petrov voltem a ser citados nos corredores do paddock. ATUALIZADO: A reporter Lee McKenzie da BBC contou que o rumor que circulou hoje em Barcelona era de que Heikki Kovalainen, piloto recentemente dispensado da Caterham, estaria fazendo o molde do seu banco na sede da Marussia, caso Razia realmente perca a vaga. Vamos aguardar... Espero que Razia consiga resolver o quanto antes essas pendências.

Pos.
Piloto / EquipeMelhor volta
Diferença Voltas
1
M. Webber - Red Bull 1:22.693
- 90
2
L. Hamilton - Mercedes 1:24.348
+1.655 113
3
J. Vergne - Toro Rosso 1:25.017
+2.324 59
4
V. Bottas - Williams 1:26.458
+3.765 85
5
S. Perez - McLaren 1:26.538
+3.845 100
6
E. Gutierrez - Sauber 1:26.574
+3.881 92
7
P. di Resta - Force Índia 1:27.107
+4.414 57
8
F. Massa - Ferrari 1:27.541
+4.848 112
9
M. Chilton - Marussia 1:28.166
+5.473 78
10
C. Pic - Caterham 1:28.668
+5.975 83
11
R. Grosjean - Lotus 1:34.928
+12.235 52

Sutil confirmado na Force Índia

Conforme os rumores que surgiram nos últimos dias - e que lhes trouxe no Twitter - apontavam, o alemão Adrian Sutil foi confirmado hoje como novo piloto titular da equipe Force Índia ao lado de Paul Di  Resta. Vijay Mallya, co-proprietário da equipe, disse: "A decisão sobre os pilotos não foi fácil e a consideramos longamente nos últimos meses. Foi uma decisão apertada, mas sentimos que a experiência e ligação histórica de Adrian com a equipe deu a ele a vantagem e nos dará a melhor chance possível de alcançar nossas ambições na temporada que está vindo".

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Sobre o jovem francês preterido, Vijay arrematou: "(ele) nos impressionou enormemente com sua velocidade e ética de trabalho e  tenho esperanças que poderemos continuar trabalhando juntos esse ano e ajudá-lo a se desenvolver como um futuro piloto de corridas"

Resumindo, a equipe preferiu não arriscar com um novato e confiar em seu ex-piloto que históricamente sempre se de melhor que seus companheiros de equipe. Além disso, também podemos concluir que os termos comerciais apresentados por Bianchi e sua madrinha Ferrari não foram bons o suficiente para fazer a equipe indiana pender para o seu lado (aliás, os pilotos da Force Índia usam os simuladores da McLaren, que não deve gostar da idéia de um piloto da Ferrari por lá...), o que dá a entender que Sutil também tem lá seus patrocinadores no bolso do colete (Medion, por exemplo).

Lembremos que ano que vem os motores vão mudar e a grande maioria das equipes e fabricantes de motores ainda não definiram com quem fecharão parcerias, e as atuais associadas Force Índia e Mercedes inclusive, e aí a Ferrari, com Bianchi a tiracolo, poderia fechar um pacote mais interessante.

Os novos escapamentos da Mercedes

Se a Mercedes não começa 2013 com cara de que vai disputar o título, ao menos não se pode falar que ela está acomodada no desenvolvimento de seu carro na pré-temporada desse ano. Semana passada em Barcelona a equipe mostrou diferentes modelos de escapamentos, um seguindo a tendência geral de usar o efeito coanda e outro mais tradicional, com o fluxo de gases sendo atirado mais para cima mesmo, mas neste uma discreta entrada de ar antes da saída dos escapes conduziria de alguma maneira o fluxo de ar parcialmente mais para baixo.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
 

No fim não saberemos ao certo quais os efeitos exatos que cada modelo teve sobre o comportamento do carro de Hamilton e Rosberg, mas nos próximos dias, de volta à mesma Barcelona, deveremos ter imagens indicativas de qual caminho acabaram optando por desenvolver mais. A ver...

Clique nas imagens para ampliá-las.