terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mercedes testa novo duto frontal

Segundo as revistas Autosprint (Itália) e Auto Motor und Sport (Alemanha), a equipe Mercedes estaria testando um novo tipo de duto frontal passivo. Passivo porque seu funcionamento independe de acionamento do piloto, e sim da velocidade alcançada pelo carro.
Na tese defendida pelas revistas, uma abertura no bico do carro capta o fluxo de ar e o direciona para a asa dianteira, fazendo com que, em combinação com o fluxo de ar que ela já recebe naturalmente, ela perca o arrasto aerodinâmico ganhando velocidade nas retas ou curvas de alta velocidade (a baixas velocidades o fluxo de ar captado é insuficiente e assim a asa funcionaria normalmente, pressionando mais o carro no asfalto justamente quando é mais necessário). Veja a ilustração da Auto Motor und Sport abaixo:
 
Se na prática o funcionamento é tão perfeito assim, não sabemos, mas dizem que o invento deverá ser ainda mais aprimorado no carro do ano que vem. Clique nas imagens para ampliá-las
 

Ferrari copia Red Bull

Como mostrei aqui na semana passada, a Ferrari estreou no GP da Coreia do Sul uma nova asa dianteira já visando a temporada de 2012. Essa asa é incrivelmente parecida com a da Red Bull, abertamente o carro a ser copiado por todo o grid.

Para botar mais pimenta na história, o projetista da Red Bull Adrian Newey disse em tom de "semi-brincadeira" que desde o acidente de Webber (justamente) no GP da Itália, somente metade da asa dianteira do RB7 foi devolvida e que "a outra  metade deve estar em Maranello".

Repare como realmente as duas asas dainteiras são quase idênticas: