sábado, 5 de outubro de 2013

Lotus usa carro mais comprido


A Equipe Lotus trouxe para a etapa coreana uma versão alongada de seu carro, o E21. Essa versão do carro que chegou a ser testada na sexta-feira do GP da Itália e tem o conjunto de suspensão dianteira redesenhado, de modo que as rodas ficam levemente deslocadas para a frente do carro, aumentando o entre-eixos e a estabilidade em retas. Com isso fizeram também um novo bico mais longo, para manter a distância mínima exigida entre a asa dianteira e os pneus e também redesenharam o difusor dianteiro, levemente mais alongado e agora com sua haste de fixação central com a curvatura invertida.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Reparem na parte de trás do carro, que também apresenta algumas diferenças, mas nessa comparação especifica isso é menos importante, pois a foto de cima é bem do começo do ano, então assim como nas demais equipes, o carro sofreu várias atualizações ao longo das etapas (asas dianteiras e traseiras, bico, escapamentos, aletas, carenagem sobre o motor, difusor traseiro, etc). Clique na imagem para ampliá-la

GP da Coréia - Classificação

E no fim das contas a Mercedes acabou não estragando a festa de Vettel, que larga na pole position. Vejamos agora quem ganhou e quem perdeu na classificação (grid corrigido) do GP da Coreia de F1, cuja corrida terá largada às 3 horas da manha desse domingo:

QUEM GANHOU:
  • Sebastian Vettel, de novo na pole position (sua 42ª) e cada vez mais tetracampeão.
  • Hamilton, superando uma vez mais Rosberg e se metendo entre as Red Bull, mesmo antes da punição à Webber.
  • Romain Grosjean, dando um largo passeio em Kimi Raikkonen e de novo largando à sua frente. Agora precisa terminar também.
  • Bottas, de novo batendo Maldonado numa pista que não conhecia, ao contrário do venezuelano.
  • Sauber, com seus dois carros no Q3, mostrando que reencontrou parte daquele equilíbrio visto no ano passado.
  • Mercedes, largando bem, pode passar a Ferrari no mundial de construtores.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

QUEM PERDEU:


  • Ferrari, simplesmente lenta em classificação. Na corrida costuma ir um pouco melhor.
  • Kimi, sem se acertar com os pneus e ainda afligido por uma dor nas costas, ficou bem para trás de seu companheiro.
  • McLaren, com seus dois carros eliminados no Q2.
  • Force Índia, sem a força mostrada no começo do ano, a briga com a McLaren pelo 5º lugar na tabela de construtores se mostra mais difícil.
  • Williams, ambas eliminadas logo no Q1, numa tristeza de dar dó... 




Sauber descarta vaga para Barrichello

Depois de deixar no ar a possibilidade de Rubens Barrichello estar entre as opções para a vaga de titular para a temporada 2014 e alimentar um certo rebuliço sobre o ressurgimento do brasileiro, a chefe da equipe suíça Monisha Kaltenborn categoricamente fechou as portas para essa possibilidade: "Eu estou descartando ele dirigir para nós, talvez seja melhor ser clara a respeito disso".

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

E depois explicou essa mudança no seu discurso: "Eu apenas achei que seria rude (dizer isso de cara), estava tentando ser legal", também reiterando que não considera a possibilidade dele pilotar no GP Brasil desse ano: "Eu entendo totalmente que ele quer pilotar e está tentando seu melhor" dizendo depois que conversa com frequência com o brasileiro, mas não sobre o assunto dele pilotar pela equipe: "eu falo bastante com ele quando ele está aqui (nas provas), mas nunca conversamos sobre uma vaga, essa é a verdade", completando "É um pouco injusto com ele porque (esse esclarecimento) acaba não ficando bem para ele, então para ficar claro, nós não discutimos uma vaga para o ano que vem nem para a corrida do Brasil", encerrou a dirigente.

Com isso comprova-se o que já sabíamos e havíamos conversado aqui em posts anteriores sobre o assunto, isto é: um eventual retorno de Barrichello, ainda que interessante, é algo bastante difícil de ocorrer o que não significa necessariamente que ele não esteja tentando.