terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O incrível parque temático falido da F1


Como deveria ser o parque, num mundo ideal
Muitos de vocês conhecem por fotos ou vídeos o parque temático da Ferrari em Abu-Dhabi, o Ferrari World Abu Dhabi, que já apareceu durante as transmissões da Fórmula 1 na etapa local e em diversas reportagens na mídia. Só que o que muita gente não sabe é que Bernie Ecclestone negociou com Dubai a construção de um parque temático sobre a categoria máxima do automobilismo, o F1-X.

O parque começou a ser construído e as obras já estavam bem avançadas, tendo diversas lojas, montanhas russas, simuladores, muitos produtos para venda em lojas internas e até uma pista de corrida planejada nas proximidades (a pista ficou pronta e é utilizada nas poucas corridas locais que existem).

Na verdade o parque temático seria parte de um ainda maior chamado MotorCity, que por sua vez faz parte do mega complexo de parques Dubailand, que teria dezenas de parques internacionais de peso reunidos, como Six Flags, Marvel, Universal, DreamWorks, Legoland, Sahara Nights, Warner Bros, Tiger Woods, Aviation World e outros tantos, incluindo parques aquáticos e islâmicos, além da F1-X, diversos shopping centers, edifícios e bairros residenciais nas adjacências.


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Livro com a coleção de produtos que seriam vendidos
Mas aí veio a grande crise imobiliária de 2008 e arrastou o mundo inteiro para uma recessão com perdas trilionárias e assim tudo ruiu, as dezenas de bilhões de dólares que estavam sendo gastos e previstos para as obras foram para o vinagre, os investidores fugiram e só ficaram os esqueletos do que poderia ter sido um gigantesco complexo de entretenimento nas arabias.

Quanto ao futuro do F1-X, Bernie Ecclestone chegou a dizer que seria aberto com algum atraso, mas em 2010 jogou a toalha e disse que não haveria mais o parque. Veja o que restou do grandioso projeto, hoje falido:

Se quiser ver o que restou de todo o gigantesco projeto do complexo Dubailand hoje, com prédios e montanhas russas prontas e vazias, assista ao melancólico
vídeo que separei ao final das fotos.

Montanha russa sem montar.



Pista que ficou pronta e é sub-utilizada



Canteiro de obras ao lado da pista.



Planos de evacuação em caso de emergência.



Carros da montanha russa.

VÍDEO: