A corrida de São Petersburgo foi interessante. Pela primeira vez pudemos acompanhar uma disputa direta entre todos os pilotos equipados com os novos carro DW-12 da Dallara e motores Chevrolet (preparados pela Ilmor), Honda e Lotus (preparados pela Judd).
A corrida em si não foi tão disputada como poderia, culpa do travado circuito de rua que como seus pares no mundo todo dificulta as tentativas de ultrapassagem. Mas houveram trocas de posição na pista sim, e vários pelotões mais compactos se formaram ao longo das 100 voltas, culminando com a merecida e incontestável vitória do brasileiro Hélio Castroneves que tinha ritmo muito forte, sobretudo no final da prova quando abriu confortável vantagem sobre seus oponentes e mostrou que a Penske vem forte em mais esse ano.
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Os demais brasileiros não tiveram não tiveram tanta sorte: Tony Kanaan abandonou com problemas no alternador da bateria quando estava prestes a assumir a liderança da corrida, apenas aguardando os pilotos a sua frente fazerem a necessária parada de box que ele já havia feito pouco antes. Já o estreante e atração do incio de temporada Rubens Barrichello teve uma corrida discreta em parte por culpa dos problemas nos treinos livres, que o impedi de conhecer melhor o circuito e adaptar seu carro a ele e em parte ao seus estrategista que se enganou nas estratégias de pit-stops e no cálculo do combustível (o marcador estaria quebrado), obrigando o brasileiro a segurar o ritmo para mesmo assim na penúltima volta ter que fazer um splash-and-go, jogando-o para a 17ª posição.
De valioso, entretanto, Barrichello tira as lições aprendidas na prática com uma corrida de verdade, entendendo os ritmos de pit-stop, as estratégias de bandeira amarela, aquecimento de pneus na volta de saída do box, como funcionam os pneus ao longo de uma prova etc, tudo que certamente vai ajudá-lo a ir melhor já nesse próximo fim de semana quando ocorre o GP do Alabama
Abaixo os resultados completos:
A corrida em si não foi tão disputada como poderia, culpa do travado circuito de rua que como seus pares no mundo todo dificulta as tentativas de ultrapassagem. Mas houveram trocas de posição na pista sim, e vários pelotões mais compactos se formaram ao longo das 100 voltas, culminando com a merecida e incontestável vitória do brasileiro Hélio Castroneves que tinha ritmo muito forte, sobretudo no final da prova quando abriu confortável vantagem sobre seus oponentes e mostrou que a Penske vem forte em mais esse ano.
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Os demais brasileiros não tiveram não tiveram tanta sorte: Tony Kanaan abandonou com problemas no alternador da bateria quando estava prestes a assumir a liderança da corrida, apenas aguardando os pilotos a sua frente fazerem a necessária parada de box que ele já havia feito pouco antes. Já o estreante e atração do incio de temporada Rubens Barrichello teve uma corrida discreta em parte por culpa dos problemas nos treinos livres, que o impedi de conhecer melhor o circuito e adaptar seu carro a ele e em parte ao seus estrategista que se enganou nas estratégias de pit-stops e no cálculo do combustível (o marcador estaria quebrado), obrigando o brasileiro a segurar o ritmo para mesmo assim na penúltima volta ter que fazer um splash-and-go, jogando-o para a 17ª posição.
De valioso, entretanto, Barrichello tira as lições aprendidas na prática com uma corrida de verdade, entendendo os ritmos de pit-stop, as estratégias de bandeira amarela, aquecimento de pneus na volta de saída do box, como funcionam os pneus ao longo de uma prova etc, tudo que certamente vai ajudá-lo a ir melhor já nesse próximo fim de semana quando ocorre o GP do Alabama
Abaixo os resultados completos:
Pos. Piloto Equipe/Carro Tempo/Diferença
1. Helio Castroneves Penske DW12-Chevrolet 1h59m50.9863s
2. Scott Dixon Ganassi DW12-Honda + 5.5292s
3. Ryan Hunter-Reay Andretti DW12-Chevrolet + 7.5824s
4. James Hinchcliffe Andretti DW12-Chevrolet + 10.6526s
5. Ryan Briscoe Penske DW12-Chevrolet + 11.7854s
6. Simon Pagenaud Schmidt-Hamilton DW12-Honda + 31.2623s
7. Will Power Penske DW12-Chevrolet + 34.6582s
8. EJ Viso KV DW12-Chevrolet + 35.5943s
9. Charlie Kimball Ganassi DW12-Honda + 43.1425s
10. Justin Wilson Dale Coyne DW12-Honda + 44.3141s
11. Josef Newgarden Fisher Hartman DW12-Honda + 44.8275s
12. Graham Rahal Ganassi DW12-Honda + 45.1080s
13. Dario Franchitti Ganassi DW12-Honda + 45.8468s
14. Marco Andretti Andretti DW12-Chevrolet + 1 volta
15. Alex Tagliani Herta DW12-Lotus + 1 volta
16. Oriol Servia Dreyer & Reinbold DW12-Lotus + 1 volta
17. Rubens Barrichello KV DW12-Chevrolet + 2 voltas
18. Ed Carpenter Carpenter DW12-Chevrolet + 2 voltas
Não terminaram:
JR Hildebrand Panther DW12-Chevrolet 96 voltas
Mike Conway Foyt DW12-Honda 75 voltas
Sebastien Bourdais Dragon DW12-Lotus 73 voltas
Takuma Sato Rahal DW12-Honda 73 voltas
Katherine Legge Dragon DW12-Lotus 59 voltas
Simona de Silvestro HVM DW12-Lotus 22 voltas
Tony Kanaan KV DW12-Chevrolet 21 voltas
James Jakes Dale Coyne DW12-Honda 19 voltas