terça-feira, 10 de julho de 2012

Desenho animado da McLaren

O que acharam das versões animadas dos campeões Jenson Button e Lewis Hamilton? Eu penso que a iniciativa é muito bacana para desmontar um pouco a imagem séria demais que a Fórmula 1 tem com as novas gerações, especialmente da outrora fria McLaren, cujo motorhome chegou a ganhar o apelido de "Estrela da Morte" nos tempos de Ron Dennis, confira:

A crise na McLaren


A Ferrari reagiu e a custa de muita regularidade, luta dos engenheiros e do talento de Fernando Alonso assumiu a liderança no campeonato de pilotos, mesmo sem contar com o melhor carro do grid, hoje da Red Bull - outra que reagiu - ainda que não por um margem de folga inalcançável. Mas se tem uma equipe que tem deixado a desejar, essa é a McLaren.

Desde que estreou o bico alto nos testes em Mugello e pela primeira vez numa disputa no GP seguinte, o da Espanha, Button não se entendeu mais com o carro e passou a ser um triste figurante no grid, lutando quando muito para passar ao Q3 e marcar um pontinho mirrado ao fim das provas. Hamilton parece ter se dado melhor, mas afora sua vitória no GP do Canadá, quando Alonso e Vettel erraram ao apostar numa durabilidade exagerada dos pneus, ele também não tem lutado mais pela vitória, sendo superado por carros como Red Bull, Ferrari, Lotus e ocasionalmente Mercedes e mesmo Williams (melhor em curvas de baixa) e Sauber (melhor em curvas de alta)

Com o pífio resultado do GP da Inglaterra - 8º e 10º lugares, respectivamente para Hamilton e Button, a equipe agora despencou para o 4º lugar no campeonato de construtores, que se assim se mantiver será sua pior posição desde 2004 e isso fez soar um alerta na equipe cuja cúpula se reunirá essa semana na sede em Woking para discutir a questão. E qual é realmente a questão?

A questão é porque o carro inglês não evolui no mesmo passo de suas rivais diretas e, dentro disso, porque desde a última grande atualização do carro particularmente Jenson Button perdeu competitividade ao não se adaptar a essas mudanças?

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 

Para responder essas perguntas a equipe terá que se debruçar detidamente sobre o desenho do MP4-27 e entender porque seu time de projetistas não tem criado soluções inovadoras como suas rivais que vieram com soluções como o duto frontal na Mercedes, o túnel no assoalho na Red Bull, as pequenas mas decisivas atualizações da Ferrari.

Com essa pergunta respondida internamente e sob uma liderança forte (será a falta desta, então, o problema?) é esperado que a McLaren traga para o GP da Alemanha (Hockenheim) um novo grande pacote de atualizações eficiente que os recoloque na disputa pelos títulos de pilotos e construtores, disputa essa que chegaram a liderar meses atrás.

Assim, o GP da Alemanha ganha ares de teste vital para saber se a ambição da equipe em disputar os títulos desse ano se mantem e se o comando da equipe mantém a famosa e comprovada força para liderar mais uma reação nesse sentido, como vimos em circunstâncias um pouco diferentes em 2009.