
Sutil, Barrichello e Senna são os contendores e a melhor opção para atual situação da equipe, independente de torcida e preferências pessoais, é Barrichello, pois diferentemente de Sutil e Senna ele já conhece a equipe, seus técnicos e seu andamento. Além disso é o mais experiente de toda a historia da Formula 1, único candidato que sabe o que é lutar e conquistar vitorias na F1 e ainda está motivado.
Senna representa o novo, uma aposta de médio-longo prazo e com bom potencial de marketing mas que hoje ainda é um pouco errático pois tem o que aprender na F1, embora seja rápido, e tenha dado um banho em Petrov no sentido de ajudar a equipe a analisar o carro da Renault em 2011.
Sutil em tese apresenta uma melhor combinação de Senna e Barrichello pois tem 5 anos de experiência num time que vem melhorando e é rápido, mas segundo dizem, não tem um feedback técnico tão apurado quanto o desejado e já teria atingido seu ápice profissional, tanto que a Force Índia preferiu apostar no futuro de Hulkenberg.
Com todas essas opções e sabendo que em 2012 a Williams precisa ir bem desde cara (e Senna nunca participou de uma pré-temporada inteira na F1) sob o risco de implodir, e que o piloto contratado terá que abrir mão de seu carro em 15 treinos livres de sexta-feita para o reserva Valtteri Bottas sem que isso pese no desempenho e ajuste do carro no fim de semana, Barrichello é a melhor opção, a aposta mais lógica, estável e segura para a evolução do carro desde o inicio dessa temporada onde motor, projetista e o chefe de engenharia são novos, com Sutil e Senna vindo depois, a despeito da diferença de dinheiro que os 3 candidatos tragam em seus bolsos.
Repare bem que não estou entrando no mérito de torcida por um ou outro piloto e sim analisando-os sob o ponto de vista do que oferecem especificamente para a Williams nesse momento da equipe.
Mas como quem baterá o martelo deve ser o imprevisível Adam Parr, presidente da Williams que vem liderando a equipe rumo ao fundo do pelotão desde que chegou a bordo, e para ele o lado comercial tem um peso muito grande (Senna, Sutil), pode ser que a lógica não impere e prefiram ousar numa contratação mais arriscada que pode até dar bons resultados também.
Enfim, tecnicamente vejo Barrichello melhor na disputa com Sutil e Senna mais atrás. Comercialmente Senna sairia na frente, seguido por Sutil e Barrichello.