terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Williams 2012

Começou 2012 e nada da equipe de Grove anunciar o titular de sua segunda e principal vaga.

Sutil, Barrichello e Senna são os contendores e a melhor opção para atual situação da equipe, independente de torcida e preferências pessoais, é Barrichello, pois diferentemente de Sutil e Senna ele já conhece a equipe, seus técnicos e seu andamento. Além disso é o mais experiente de toda a historia da Formula 1, único candidato que sabe o que é lutar e conquistar vitorias na F1 e ainda está motivado.

Senna representa o novo, uma aposta de médio-longo prazo e com bom potencial de marketing mas que hoje ainda é um pouco errático pois tem o que aprender na F1, embora seja rápido, e tenha dado um banho em Petrov no sentido de ajudar a equipe a analisar o carro da Renault em 2011.

Sutil em tese apresenta uma melhor combinação de Senna e Barrichello pois tem 5 anos de experiência num time que vem melhorando e é rápido, mas segundo dizem, não tem um feedback técnico tão apurado quanto o desejado e já teria atingido seu ápice profissional, tanto que a Force Índia preferiu apostar no futuro de Hulkenberg.

Com todas essas opções e sabendo que em 2012 a Williams precisa ir bem desde cara (e Senna nunca participou de uma pré-temporada inteira na F1) sob o risco de implodir, e que o piloto contratado terá que abrir mão de seu carro em 15 treinos livres de sexta-feita para o reserva Valtteri Bottas sem que isso pese no desempenho e ajuste do carro no fim de semana, Barrichello é a melhor opção, a aposta mais lógica, estável e segura para a evolução do carro desde o inicio dessa temporada onde motor, projetista e o chefe de engenharia são novos, com Sutil e Senna vindo depois, a despeito da diferença de dinheiro que os 3 candidatos tragam em seus bolsos.

Repare bem que não estou entrando no mérito de torcida por um ou outro piloto e sim analisando-os sob o ponto de vista do que oferecem especificamente para a Williams nesse momento da equipe.

Mas como quem baterá o martelo deve ser o imprevisível Adam Parr, presidente da Williams que vem liderando a equipe rumo ao fundo do pelotão desde que chegou a bordo, e para ele o lado comercial tem um peso muito grande (Senna, Sutil), pode ser que a lógica não impere e prefiram ousar numa contratação mais arriscada que pode até dar bons resultados também.

Enfim, tecnicamente vejo Barrichello melhor na disputa com Sutil e Senna mais atrás. Comercialmente Senna sairia na frente, seguido por Sutil e Barrichello.

As casas dos pilotos de F1

Compreensivelmente nem todos os pilotos do mundo da Formula 1 divulgam onde ficam suas residências, porque querem privacidade para suas famílias, paz da imprensa, dos fãs mais "entrões" e também dos ladrões, é claro.

Mas como as pessoas falam, várias dessas moradas dos pilotos acabam vindo ao conhecimento público, algumas delas por esterem à venda. "Ah, mas ta faltando um monte de casas de pilotos!" Sim, está, pois como disse, eles não as divulgam por aí (se alguém achar fotos de outras, me manda por e-mail: contato@joseinacio.com). Abaixo coloco as fotos das que encontrei:
Casa de Eddie Irvine
Casa de Sir Jackie Stewart
Casa de Ralf Schumacher
Casa de Michael Schumacher em Dubai (à venda)
Casa de Ayrton Senna em Sintra, Portugal (à venda)
Casa de Mark Webber
Casa de Kimi Raikkonen (à venda)
Casa de Kimi Raikkonen (à venda)

Nova casa de Michael Schumacher
Atual casa de Sebastian Vettel