segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Após 20 anos, Williams segue homenageando Ayrton Senna

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Homenagem começou em 1995

Passados vinte anos da morte de Ayrton Senna em um de seus carros, a equipe de Frank Williams continua a homenagear o último piloto morto num carro de Fórmula 1.

Como vem fazendo em todas as temporadas desde a que ocorreu o acidente, a letra "S" do logotipo criado pelo piloto segue aparecendo nas laterais de seus dois carros, agora na ponta esquerda do bico (antes apareciam numa das hastes de fixação da asa dianteira do carro).

Vamos ver como a Williams se a manterá essa posição após a apresentação da nova pintura da Martini nas próximas semanas. Clique na imagem para ampliá-la!

Como foram os testes da F1 até agora


Terminada a segunda sessão dos testes coletivos (ainda restam mais 4 dias, nessa semana), aqui vão alguns números interessantes de todos os dias de atividades até o momento.

No total dos 8 dias de testes tivemos 33 bandeiras vermelhas, 15 em Jerez e 18 no Bahrein, causadas por: Sauber (6), Mercedes (5), Toro Rosso (4), Ferrari (4), Force Índia (4), Lotus (3), Red Bull (2), Caterham (2), McLaren (2), Marussia (1), lembrando que muitos problemas técnicos enfrentados pelas equipes se deram nos boxes antes mesmo de sair para quebrar na pista (tanto que a confiável Mercedes aparece abandonando mais do que as erráticas Red Bull e Marussia).

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Entre os 3 fornecedores de motores desse ano, a quilometragem até agora está amplamente a favor dos clientes dos alemães:

Mercedes       10.081 Km
Ferrari             4.975 Km
Renault            4.018 Km

E a distribuição de quilometragem entre as equipes está assim até o momento, também mostrando essa prevalência das equipes equipadas com motores alemães, seguidas pelos italianos e franceses, desenhando um cenário que deve trazer implicações à competitividade das quatro equipes que usam motores Renault ao menos nessa primeira parte do campeonato:

Equipe                      Motor                 Kms  
Mercedes             Mercedes           3.073
McLaren               Mercedes           2.686
Ferrari                 Ferrari                2.664
Williams              Mercedes           2.522
Sauber                Ferrari                2.020
Force Índia           Mercedes           1.799
Caterham             Renault              1.705
Toro Rosso           Renault                991
Red Bull               Renault                720
Lotus                   Renault                600
Marussia              Ferrari                  289

Na quarta-feira da semana que vem as equipes voltam à pista barenita para os 4 últimos dias de testes. Algumas equipes, como a Ferrari, já disseram que vão começar a focar mais em velocidade, então os tempos devem cair. Isso é sinal de que a questão da durabilidade já está mais ou menos resolvida e evitar de quebras já não é mais uma preocupação. Resta ver como as mais fragilizadas Red Bull, Lotus, Toro Rosso e Caterham e até Marussia, única não Renault dessa lista, vão se sair, uma vez que estão atrasadas na sua agenda graças às quebras, e podem nem ter como focar muito ainda em serem os mais rápidos. A ver...