terça-feira, 5 de novembro de 2013

A evolução dos nomes das equipes de F1

Ferrari:
Essa é a mais fácil, existe desde o começo da Fórmula 1, em 1950 e é detentora dos recordes de títulos e vitórias na categoria.

McLaren:
Outra equipe que manteve o mesmo nome desde sua fundação em 1966, apesar de ter mudado de donos ao longo dos anos. É a segunda equipe mais antiga e vitoriosa da categoria.

Williams:
Terceira veterana, existe de 1977 e também conquistou muitos títulos e vitórias, mas não tem se encontrado na última década.

Sauber > BMW Sauber > Sauber:
Parece que foi ontem, mas a suíça Sauber já tem 20 anos. Estreou em 1993 com o apoio da Mercedes, teve sua maioria acionária comprada pela BMW entre 2006 e 2009 e voltou ao seu antigo dono Peter Sauber em 2010.

Stewart > Jaguar > Red Bull:
Teve relativo sucesso sob a batuta de seu fundador Jackie Stewart, quase afundou quando a Ford assumiu em 2000 como Jaguar (Lauda era um dos chefes) e encontrou novamente a redenção como Red Bull.

Tyrrell > BAR > Honda > Brawn GP > Mercedes:
Era uma das equipe mais tradicionais do grid, tendo conquistado um título com Jackie Stewart mas que nos últimos anos vinha definhando. Como BAR esperou-se muito, mas também apesar do brilhareco de 2004, decepcionou. Como Honda foi um desastre total, mas deixou pronto o ótimo projeto que a Brawn capitalizou o título em 2009 e que desde então, como Mercedes, tentam repetir o feito.

Toleman > Benetton > Renault > Lotus:
Nasceu como equipe pequena, serviu de palco para a estreia de Senna e cresceu sob a gestão italiana da família Benetton a partir da segunda metade dos anos 80, sendo depois campeã com Schumacher e após certo hiato campeã de novo já como Renault e com Alonso ao volante. Nas duas últimas duas temporadas faz bom papel como Lotus, apesar da situação financeira delicada.

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Virgin
 > Marussia Virgin > Marussia:
Começou nanica e cheia de atenção da mídia por causa de seu ex-dono bilionário. Hoje é russa e continua nanica.

Lotus Racing > Team Lotus > Caterham:Outra que começou nanica, mas apesar das mudanças de nomes após disputas judiciais, sempre manteve o mesmo dono. Hoje é mais estruturada que sua rival russa, mas ainda pena no fundo do pelotão.

Jordan > Midland > Spyker > Force Índia:
Foi uma das equipe mais promissoras de seu tempo, mas ela nunca chegou realmente lá, apesar de uma ou outra vitória isolada. Foi vendida para russos, que logo passaram adiante para a empresa holandesa de carros esportivos que para não quebrar a repassou para os atuais dono indianos, que fizeram um trabalho melhor.

Minardi > Toro Rosso:
A querida e antiga nanica do fundão foi transformada em 2006 em equipe satélite da Red Bull para encubação de novos talentos para a equipe principal e hoje é uma boa equipe intermediaria.

Além disso, várias dezenas de outras equipes já sumiram ao longo das décadas, entre elas nomes tradicionais como a Lotus (a verdadeira, não essa aí que só tem o nome), Brabham, Matra, Fittipaldi, Ligier, Arrows, Larousse, Dallara, Lamborghini, Zakspeed, Forti-Corse, Penske, BRM, Toyota...

A escolha da McLaren

Perez ainda é o mais cotado para ladear Button
Jenson Button já está praticamente garantido, só falta o anuncio oficial: vai correr em 2014 pela equipe McLaren. Mas quem correrá ao seu lado? Alguns nomes despontam numa lista que elenca possibilidades mais concretas e outras que são fruto da especulação.

O primeiro e mais cotado para correr ao lado do inglês é Sérgio Perez, que fez duas boas corridas na Índia e Abu Dahbi, superando com certa folga Jenson Button, o que não acontecia há um bom tempo e que aliado ao seu apoiador endinheirado Carlos Slim, deverá lhe garantir a vaga para o ano que vem. Lembrando também que o carro desse ano não ajuda muito qualquer piloto a mostrar serviço.

Mas além do mexicano outros nomes foram cogitados para essa vaga. O primeiro foi de Fernando Alonso, mas creio que essa possibilidade, pelo menos para o ano que vem, é muito, mas muito remota, como já expliquei aqui e portanto me dispensa de prosseguir falando dele.

Outro nome que foi ventilado pela mídia é o de Nico Hulkenberg, mas esse também não parece ser um nome certo por lá, já estando mais encaminhado para uma vaga na Lotus, Force Índia ou mesmo Sauber, embora seja mais piloto que Perez e merecesse mais a vaga na McLaren.

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Por fim um quarto nome também figura na lista de possibilidades da equipe, o do dinamarquês Kevin Magnussen, campeão da F-Renault V6 e filho de Jan Magnussen que foi companheiro de Barrichello na Stewart e por quem foi sistematicamente superado até sua demissão precoce em 98. Kevin, entretanto parece ser mais focado na sua carreira do que foi o pai e é tido como uma das grande promessas do futuro e além da possibilidade de correr por uma equipe pequena (fala-se da Marussia), também poderia correr na GP2 ou mesmo já ser companheiro de Button, aproveitando-se da mudança de regras de 2014 que seria uma novidade para todos, reduzindo a vantagem dos pilotos em atividade que também teriam que se adaptar aos novos carros e motores.

Só que a chance de uma equipe grande dar uma chance dessas a um estreante numa época que eles não podem testar muito na pré temporada é bastante reduzida, de forma que também não vejo essa possibilidade como a mais concreta do cardápio.

Em resumo, se eu tivesse que torcer por algum desses quatro para ser anunciado pela equipe, ainda seria por Nico Hulkenberg, mas se tivesse que apostar dinheiro, seria no mais seguro, seria em Sérgio Perez.