domingo, 25 de março de 2012

GP da Malásia 2012 - A corrida

Esses foram os resultados do GP da Malásia de 201, numa corrida atribulada por chuva, safety-car e interrupção da corrida (pela mesma chuva). Hoje as Mclaren não brilharam., nem as Red Bull, mas os latinos sim.

Ferrari: Uma corrida magistral de Alonso o levou a vitória, mesmo tendo um carro sabidamente ruim. O espanhol soube tirar tudo do carro nos momentos certos e teve sorte da chuva e do erro (?) de Perez quando precisou e carrega todos os pontos da equipe no campeonato. Já Massa... largou bem! Mas chegou em 15º quase uma volta atrás, e não se envolveu em batida, problemas mecânicos, furos de pneu, nada, simplesmente não conseguia ser rápido com o mesmo equipamento de Alonso - mesmo com o chassi novo. Vai mal, o brasileiro, e que prepare os ouvidos, pois a próxima semana sem GP será bem longa...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1



Sauber: Uma corrida magistral de Sérgio Perez quase o levou a vitória. Era mais rápido que Alonso e chegou nele, ma na hora H errou. Será mesmo? Acho que não, mas em se tratando da Ferrari e as relações umbilicais que mantém com a Sauber e com o próprio piloto, fica a dúvida. De qualquer maneira o mexicano foi muito consistente e mesmo quando a pista secou manteve-se rapidíssimo. Kobayashi, menos feliz na estratégia foi aguerrido e disputou boas posições, mas abandonou a 10 voltas do fim. Perez foi o nome da corrida.

McLaren: A equipe que sempre brilha não brilhou. Hamilton largou bem, mas quando a chuva entrou e as estratégias de box se embaralharam não fez mais nada que um estável 3º lugar. Button cometeu um raro erro e bateu seu bico na HRT (erro seu, reitero), com isso e um desempenho abaixo do que se esperava, chegou lá atrás, em 14º.

Red Bull: Mais uma corrida em que a atual campeã não disputou a vitoria e dessa vez sequer chegou ao pódio. Webber, sem sal em 4º e Vettel com pneu furado pela HRT (sempre ela) teve que abandonar na última volta com problemas no motor quando pontuaria, mas ainda assim chegou 11º. Resultados magros, esses.

Lotus: Mais uma vez Grosjean tem uma 1º volta conturbada, tocando em Schumacher. pouco depois abandonou. É hora dele começar a converter as boas classificações em resultados. Kimi fez uma corrida interessante, chegando em 5º, londe de Webber mas sem Senna lhe incomodar, ainda fez a melhor volta da corrida pra ter algo pra levar pra casa.

Williams: Depois da decepção por Senna e Maldonado na Austrália, a equipe inglesa teve motivo de júbilo pelos 8 pontos de Senna, que apesar da largada mais uma vez confusa (quebrou o bico e teve que trocá-lo) recuperou-se muito bem e terminou em alta, muito bom mesmo. Maldonado teve menos brilho dessa vez e não conseguiria mais do que o 10 lugar, não tivesse problemas no motor a 2 voltas do fim.

Force Índia: A equipe indiana chegou com seus dois carros na zona de pontos mas precisa melhorar. Além das líderes, Sauber e Williams está melhor que eles. Na classificação também tem que melhorar. Hulk e Di Resta levaram seus carros aos pontos possíveis, mas ficou evidente que o equipamento tem limitações maiores do que os pilotos.

Toro Rosso: continua no pelotão do meio, com Vergne sendo o porta-voz dos pontos nessa corrida, numa estratégia ousada de manter-se com os pneus intermediários até o safety-car. Dali em diante administrou como pode. Ricciardo não foi tão bem, mas ao menos pode falar que passou uma Ferrari por fora da curva. Se bem que como era a de Massa, não conta tandos "kudos".

Mercedes: Mais uma vez a equipe boa de classificação decepciona na corrida. Realmente intrigante como cai o rendimento dos carros prateados em sequências longas de voltas. Schumacher e Rosberg eram presas fáceis nos contornos das curvas. Schumacher ainda deu sorte de marcar seu 1º ponto após o abandono de Maldonado, Rosberg nem isso. Quero ver o que Brawn tem a falar sobre o assunto.

Caterham: De certa maneira, outra decepção. Imaginava que a essas alturas a equipe já estaria minimamente inserida no pelotão intermediário, mas não é o caso, eles ainda tem que comer muito arros e feijão pra isso, por melhor que estejam em relação à Marussia e HRT - se bem que Glock ficou entre Petrov e Kovalainen. Pior pra Kova, o de trás.

Marussia: Fundão, figuração total, mas dessa vez Glock se deu melhor coma alternância das condições de corrida e se meteu bem entre "as primas ricas" do pelotão do fundão.

HRT: Pff... A casca de banana da corrida, um quase padre irlandês...

Pos. PILOTOEQUIPE TEMPO
1.es Fernando AlonsoFerrari2:44:51.812
2.mx Sergio PerezSauber+2.263
3.uk Lewis HamiltonMcLaren+14.591
4.au Mark WebberRed Bull+17.688
5.fi Kimi RäikkönenLotus+29.456
6.br Bruno SennaWilliams+37.667
7.uk Paul di RestaForce India+44.412
8.fr Jean-Eric VergneToro Rosso+46.985
9.de Nico HülkenbergForce India+47.892
10.de Michael SchumacherMercedes+49.996
11.de Sebastian VettelRed Bull+1:15.527
12.au Daniel RicciardoToro Rosso+1:16.828
13.de Nico RosbergMercedes+1:18.593
14.uk Jenson ButtonMcLaren+1:19.719
15.br Felipe MassaFerrari+1:37.319
16.ru Vitaly PetrovCaterham+1 Volta
17.de Timo GlockMarussia+1 Volta
18.fi Heikki KovalainenCaterham+1 Volta
19.ve Pastor MaldonadoWilliams+2 Voltas
20.fr Charles PicMarussia+2 Voltas
21.in Narain KarthikeyanHRT+2 Voltas
22.es Pedro de la RosaHRT+2 Voltas
Não terminaram:
23.jp Kamui KobayashiSauber+10 Voltas
24.fr Romain GrosjeanLotus+53 Voltas