Numa corrida sem claros favoritos nem equipe incrivelmente superior, deu Vettel, que assim como sua equipe, assume a liderança do campeonato e depois da supremacia dos motores Mercedes na china, os Renault dominaram tudo por aqui. Vamos agora à tradicional análise "equipe por equipe" do GP do Bahrein de F1 2012.
Red Bull: Sem um carro claramente superior, Vettel conseguiu extrair o máximo do carro e segurar-se à frente de Kimi quando preciso, depois administrou a vantagem, parecendo ter se entendido com os tais novos escapamentos do carro de Newey. Mark Webber, com o mesmo carro e estratégia, ficou num modesto 4º lugar, distante das Lotus. A equipe parece estar reagindo rumo à disputa pelo título, e já lidera nos dois campeonatos.
Lotus: Surpresa positiva da corrida, mostrou uma força que ainda não havia sido vista até então, aproveitando-se do bom rendimento e durabilidade de seus pneus. Kimi vindo de 11º largou bem e foi passo a passo subindo até a 2ª posição de onde chegou a ameaçar seriamente Vettel, mas não deu. Grosjean fez uma boa corrida e chegou ao pódio, mostrando que a despeito dos erros iniciais a equipe tem um bom piloto (até mais rápido em classificações) pareando o finlandês.
Mercedes: Depois da categórica vitória na China, o 5º lugar foi de certa maneira decepcionante, mas ainda assim um bom resultado. Rosberg foi agressivo em suas defesas de posição (meu palpite é que poderá ser punido com perda de posições para o próximo GP) e continua liderando a equipe. Schumacher largou da 22º posição apos uma classificação ruim e a perda de mais 5 posições pela troca do câmbio e fez uma corrida boa ao marcar seu pontinho.
Force Índia: Com uma estratégia de 2 paradas, Di Resta se deu bem e marcou 8 pontos se segurando como dava no fim da prova com pneus gastos, mas mostrando que dependendo da pista os carros indianos não estão tão fora do baralho como pareciam nas corridas anteriores. Hulkenberg ficou mais para trás com a estratégia normal de 3 paradas. Pelo menos a TV mostrou normalmente seus carros durante o GP.
Ferrari: em mais uma corrida fraca dos italianos, Alonso mais uma vez chegou na frente, marcou 6 pontos e mostrou que ele realmente manda e lidera a equipe (ele tem 43 dos 45 pontos da Ferrari até agora). Massa chegou a ter condições de passá-lo na pista quando tinha pneus melhores e virava consistentemente mais rápido, mas não se sabe se por temor das consequências políticas internas, obediência à alguma ordem prévia ou mesmo insegurança pessoal, sequer tentou passar o espanhol quando podia e teve chances, conclusão: perdeu tempo e acabou ultrapassado nos boxes por Hamilton. O lado bom é que marcou seus primeiros 2 pontos e fez uma primeira volta impecável, reafirmando a fama de bom largador.
McLaren: A grande decepção da corrida, marcou míseros 4 pontos, enfrentou problemas nos pit-stops e simplesmente não tinha um carro rápido para tentar nada demais. Button esta melhor quando teve um furo no pneu no fim da corrida e depois preferiu abandonar, para poder trocar de câmbio se quiser (opção de quem abandona). Hamilton, apagado na pista a bordo de um carro sem brilho, só fez cair da 2ª posição do grid e sua equipe não ajudou com trocas de pneus problemáticas. Pelo menos ainda está perto da liderança, mas é bom a equipe reagir nos testes de Mugello se quiser segurar a Red Bull que voltou a se mostrar viva.
Sauber: Outra equipe que vem deixando a desejar em ritmo de corrida, apesar das diferentes estratégias de Koba e Perez. dessa vez sequer marcaram pontos, com Perez na cola de Schumacher nas últimas voltas. O japonês, "mito" para uns, também não conseguiu operar milagres com um carro mediano num pelotão competitivo.
Toro Rosso: Ricciardo, largando em 6º a Toro Rosso chegou a dar impressão que poderia impressionar, mas em ritmo de corrida ficou devendo - e muito - em relação a suas concorrentes. Vegne, largando do fundo ganhou algumas posições (muitas, herdadas com as saídas de Senna, Maldonado e Button), mas ficou à frente Koba e do companheiro, que da largada em diante só fez despencar. A Toro Rosso, com seu orçamento limitado, .
Williams: Decepção. Seus dois pilotos abandonaram. Maldonado fazia uma boa corrida de recuperação e poderia até ter pontuado, mas um pneu furado sepultou suas chances e aparentemente preferiu abandonar. Senna não vinha tão bem, não pontuaria e também optou por abandonar por problemas nos freios. A equipe inglesa que ia mal nas classificações e se recuperava nas corridas não parece ter mais essa força e é outra que precisará achar algum coelho na cartola nos testes de maio se quiser continuar pontuando regularmente.
Caterham, Marussia e HRT: Tudo igual a sempre: As Caterham numa corrida sozinha, sem ameaçar de verdade ninguém (a não ser quando retardam trocas de pneus, se sustando perto de carros melhores), mas sem ser incomodadas pelas Marussia, essas seguidas mais de perto pelas HRT, que podem não ser rápidas mas terminam corridas.
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Red Bull: Sem um carro claramente superior, Vettel conseguiu extrair o máximo do carro e segurar-se à frente de Kimi quando preciso, depois administrou a vantagem, parecendo ter se entendido com os tais novos escapamentos do carro de Newey. Mark Webber, com o mesmo carro e estratégia, ficou num modesto 4º lugar, distante das Lotus. A equipe parece estar reagindo rumo à disputa pelo título, e já lidera nos dois campeonatos.
Lotus: Surpresa positiva da corrida, mostrou uma força que ainda não havia sido vista até então, aproveitando-se do bom rendimento e durabilidade de seus pneus. Kimi vindo de 11º largou bem e foi passo a passo subindo até a 2ª posição de onde chegou a ameaçar seriamente Vettel, mas não deu. Grosjean fez uma boa corrida e chegou ao pódio, mostrando que a despeito dos erros iniciais a equipe tem um bom piloto (até mais rápido em classificações) pareando o finlandês.
Mercedes: Depois da categórica vitória na China, o 5º lugar foi de certa maneira decepcionante, mas ainda assim um bom resultado. Rosberg foi agressivo em suas defesas de posição (meu palpite é que poderá ser punido com perda de posições para o próximo GP) e continua liderando a equipe. Schumacher largou da 22º posição apos uma classificação ruim e a perda de mais 5 posições pela troca do câmbio e fez uma corrida boa ao marcar seu pontinho.

Ferrari: em mais uma corrida fraca dos italianos, Alonso mais uma vez chegou na frente, marcou 6 pontos e mostrou que ele realmente manda e lidera a equipe (ele tem 43 dos 45 pontos da Ferrari até agora). Massa chegou a ter condições de passá-lo na pista quando tinha pneus melhores e virava consistentemente mais rápido, mas não se sabe se por temor das consequências políticas internas, obediência à alguma ordem prévia ou mesmo insegurança pessoal, sequer tentou passar o espanhol quando podia e teve chances, conclusão: perdeu tempo e acabou ultrapassado nos boxes por Hamilton. O lado bom é que marcou seus primeiros 2 pontos e fez uma primeira volta impecável, reafirmando a fama de bom largador.
McLaren: A grande decepção da corrida, marcou míseros 4 pontos, enfrentou problemas nos pit-stops e simplesmente não tinha um carro rápido para tentar nada demais. Button esta melhor quando teve um furo no pneu no fim da corrida e depois preferiu abandonar, para poder trocar de câmbio se quiser (opção de quem abandona). Hamilton, apagado na pista a bordo de um carro sem brilho, só fez cair da 2ª posição do grid e sua equipe não ajudou com trocas de pneus problemáticas. Pelo menos ainda está perto da liderança, mas é bom a equipe reagir nos testes de Mugello se quiser segurar a Red Bull que voltou a se mostrar viva.
Sauber: Outra equipe que vem deixando a desejar em ritmo de corrida, apesar das diferentes estratégias de Koba e Perez. dessa vez sequer marcaram pontos, com Perez na cola de Schumacher nas últimas voltas. O japonês, "mito" para uns, também não conseguiu operar milagres com um carro mediano num pelotão competitivo.
Toro Rosso: Ricciardo, largando em 6º a Toro Rosso chegou a dar impressão que poderia impressionar, mas em ritmo de corrida ficou devendo - e muito - em relação a suas concorrentes. Vegne, largando do fundo ganhou algumas posições (muitas, herdadas com as saídas de Senna, Maldonado e Button), mas ficou à frente Koba e do companheiro, que da largada em diante só fez despencar. A Toro Rosso, com seu orçamento limitado, .
Williams: Decepção. Seus dois pilotos abandonaram. Maldonado fazia uma boa corrida de recuperação e poderia até ter pontuado, mas um pneu furado sepultou suas chances e aparentemente preferiu abandonar. Senna não vinha tão bem, não pontuaria e também optou por abandonar por problemas nos freios. A equipe inglesa que ia mal nas classificações e se recuperava nas corridas não parece ter mais essa força e é outra que precisará achar algum coelho na cartola nos testes de maio se quiser continuar pontuando regularmente.

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Pos Piloto Equipe Tempo
1. Vettel Red Bull-Renault 1h35:10.990
2. Raikkonen Lotus-Renault + 3.300
3. Grosjean Lotus-Renault + 10.100
4. Webber Red Bull-Renault + 38.700
5. Rosberg Mercedes + 55.400
6. Di Resta Force India-Mercedes + 57.500
7. Alonso Ferrari + 57.800
8. Hamilton McLaren-Mercedes + 58.900
9. Massa Ferrari + 1:04.900
10. Schumacher Mercedes + 1:11.400
11. Perez Sauber-Ferrari + 1:12.700
12. Hulkenberg Force India-Mercedes + 1:16.500
13. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1:30.300
14. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1:33.700
15. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 1 volta
16. Petrov Caterham-Renault + 1 volta
17. Kovalainen Caterham-Renault + 1 volta
18. Button* McLaren-Mercedes + 1 volta
19. Glock Marussia-Cosworth + 2 voltas
20. De la Rosa HRT-Cosworth + 2 voltas
21. Karthikeyan HRT-Cosworth + 2 voltas
22. Senna* Williams-Renault + 3 voltas
Volta mais rápida: Sebastian Vettel, 1:36.379
abandonos:
Piloto Equipe Volta
Maldonado Williams-Renault 26
Pic Marussia-Cosworth 25
(*) Senna e Button também abandonaram, mas constam na lista
de finalistas por questões de cronometragem apenas.
Pontuação nos campeonatos
Pilotos: Construtores:
1. Vettel 53 1. Red Bull-Renault 101
2. Hamilton 49 2. McLaren-Mercedes 92
3. Webber 48 3. Lotus-Renault 57
4. Button 43 4. Ferrari 45
5. Alonso 43 5. Mercedes 37
6. Rosberg 35 6. Sauber-Ferrari 31
7. Raikkonen 34 7. Williams-Renault 18
8. Grosjean 23 8. Force India-Mercedes 17
9. Perez 22 9. Toro Rosso-Ferrari 6
10. Di Resta 15
11. Senna 14
12. Kobayashi 9
13. Vergne 4
14. Maldonado 4
15. Hulkenberg 2
16. Schumacher 2
17. Massa 2
18. Ricciardo 2