segunda-feira, 7 de abril de 2014
GP do Bahrein - A corrida

Depois de um início um pouco sem sal do campeonato de 2014, finalmente a Fórmula 1 teve uma prova mais disputada e emocionante, com direito a muitas ultrapassagens, disputas internas e até capotagens espetaculares numa aula de pilotagem de Lewis Hamilton! Vamos agora à análise "equipe-por-equipe" do GP do Bahrein:
MERCEDES: Continuou sozinha lá na frente, mas com fortes disputas entre seus dois pilotos. Hamilton largou melhor, apesar de estar no lado sujo da pista e tomou a ponto de Rosberg, que no final tinha pneus melhores mas ainda assim não conseguiu superar o inglês que assim vai diminuindo sua desvantagem para a liderança. Rosberg foi aguerrido nesse fim de semana, mas a velocidade e tenacidade de um inspirado Hamilton relegaram o alemão para o segundo plano. Vamos ver se a cabeça do inglês se mantém boa e esse jogo não vira. Parabéns à Mercedes por permitir que seus pilotos lutem entre si na pista.
FORCE ÍNDIA: Com uma tática ousada de uma parada a menos os indianos se deram muito bem e assumiram a vice-liderança do campeonato de construtores. Hulkenberg foi muito rápido e agressivo, mas não contava com um Perez encapetado e com um degradação de pneus um pouco maior ao final da corrida (também por ficar atrás do mexicano, perdendo pressão aerodinâmica). Perez deu um belo cala boca nos seus antigos empregadores que o dispensaram e levou a equipe ao pódio pela primeira vez desde Fisichella em 2009, confirmando a boa fase.

WILLIAMS: Sofrendo com o desgaste dos pneus, sobretudo os traseiros, a equipe disputava com a Force Índia o posto de "best of the rest", mas essa questão acima pesou, obrigando-lhes a uma parada a mais. Massa largou muito bem e assumiu o terceiro posto e lá ficando até o limite de seus pneus, depois disputou com o veloz Bottas e se sobressaiu na estratégia de box, mas com belos pegas na pista. No fim o safety-car jogou uma pá de cal nas pretensões que eles ainda tinham. A equipe tem vir com um novo pacote aerodinâmico com mais downforce para a traseira o quanto antes, se não quiser cair ainda mais nas tabelas...

TORO ROSSO: Dessa vez não deu para o russo pontuar, mas foi quase. A verdade é que o carro da equipe não estava tão competitivo nesse circuito onde o motor é um fato que pesa muito. Vergne, cada vez mais pressionado pela velocidade e maturidade do novato do carro ao lado, teve um pneu furado logo na primeira volta e isso significa adeus à suas pretensões de pontos, mais à frente acabou abandonando.

SAUBER: Com seus carros ainda pesados a competitividade não era grande. Sutil abandonou com problemas um fim de semana para esquecer e Gutierrez vinha lá fazendo sua corridinha até ter seu carro captado pelo imprudente Maldonado e aqui vale uma observação acerca dos bicos baixos: muita gente está falando que foi o bico baixo que possibilitou a capotagem. Eu discordo, revi as imagens e para mim está claro que foram as rodas/pneus de Maldonado e Gutierrez se tocando que fizeram o carro virar, nada de bico virando carros.
McLAREN: Para quem começou o ano com um segundo e um terceiro lugar e depois ficou fora da zona do pódio, dessa vez sequer ver um de seus carros chegar ao fim por problemas de câmbio foi mais um passo atrás. Enquanto estiveram na pista, é bom lembrar, não estavam muito bem. Magnussem sofria para tentar entrar na zona de pontos e Button era passado por todos após a saída do safety-car, talvez já com problemas nas marchas. Ron Dennis vai soltar os cachorros em Woking.
CATERHAM e MARUSSIA: Dessa vez foi a Marussia que se saiu melhor, com o 13º lugar de Chilton, que igualou o mesmo posto alcançado na corrida passada por Kobayashi e sua Caterham e na verdade o supera, já que é a segunda vez que chegam nessa posição (na outra havia sido Bianchi) contra uma da turma dos carros verdes.
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Pos.Piloto Equipe Diferença Pontos
1. Lewis Hamilton Mercedes 1h38m42.7s 25
2. Nico Rosberg Mercedes +1.085s 18
3. Sergio Perez Force Índia-Mercedes +24.067s 15
4. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +24.489s 12
5. Nico Hulkenberg Force Índia-Mercedes +28.654s 10
6. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +29.879s 8
7. Felipe Massa Williams-Mercedes +31.200s 6
8. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +31.800s 4
9. Fernando Alonso Ferrari +32.500s 2
10. Kimi Raikkonen Ferrari +33.400s 1
11. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +41.300s
12. Romain Grosjean Lotus-Renault +43.100s
13. Max Chilton Marussia-Ferrari +59.900s
14. Pastor Maldonado Lotus-Renault +1m02.800s
15. Kamui Kobayashi Caterham-Renault +1m27.900s
16. Jules Bianchi Marussia-Ferrari +1 volta
17. Jenson Button McLaren-Mercedes +2 voltas
Abandonos
Kevin Magnussen McLaren-Mercedes 40 voltas
Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari 39 voltas
Marcus Ericsson Caterham-Renault 33 voltas
Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault 18 voltas
Adrian Sutil Sauber-Ferrari 17 voltas
Pontuação após a 3ª etapa:
Campeonato de Pilotos Campeonato de Construtores
1. Nico Rosberg 61 1. Mercedes 111
2. Lewis Hamilton 50 2. Force Índia-Mercedes 44
3. Nico Hulkenberg 28 3. McLaren-Mercedes 43
4. Fernando Alonso 26 4. Red Bull-Renault 35
5. Jenson Button 23 5. Ferrari 33
6. Sebastian Vettel 23 6. Williams-Mercedes 30
7. Kevin Magnussen 20 7. Toro Rosso-Renault 7
8. Valtteri Bottas 18 8. Sauber-Ferrari 0
9. Sergio Perez 16 9. Lotus-Renault 0
10. Daniel Ricciardo 12 10. Caterham-Renault 0
11. Felipe Massa 12 11. Marussia-Ferrari 0
12. Kimi Raikkonen 7
13. Jean-Eric Vergne 4
14. Daniil Kvyat 3
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