quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programa José Inácio Falou de 13/06/2012

Saiu o "Programa José Inácio Falou" dessa semana, assistam, comentem, divulguem!

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Kimi Raikkonen e sua "problemática" direção hidráulica

Segundo as notícias que abertamente circulam no paddock da Formula 1, Kimi Raikkonen tem apanhado do sistema de direção hidráulica de sua Lotus E20. Conforme consta, o finlandês se queixa que o sistema lhe dá um sensibilidade pouco precisa do comportamento e aderência dos pneus dianteiros, o que não lhe permitiria extrair tudo do carro, já que não tem todas as informações "táteis" que está acostumado a receber do volante.

Ante a esse problema que se manifestou desde os testes de inverno, a equipe tem se desdobrado em apresentar soluções e modificações no sistema de direção hidráulica para agradar seu primeiro piloto e proporcionar-lhe condições para um melhor desempenho.

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Só que nada do que a equipe tem feito tem agradado Kimi. Em Mônaco, por exemplo, bastou uma volta no 1º treino livre para ele retornar aos boxes dizendo que a mudança não funcionou e pedir a antiga ("menos ruim") de volta, jogando por terra o trabalho e investimento de semanas dos técnicos e engenheiros da fábrica. A equipe ainda teria tentado demovê-lo da decisão, pedindo para que usasse o sistema no primeiro treino para não perder valioso tempo de pista, mas ele bateu o pé e só andou no segundo treino, ficando para trás no set-up do carro.

Agora no Canadá, mais uma vez ele se queixou internamente do sistema, mas a Lotus já teria decidido que não haverá mais uma versão, pois nada o agrada e elas custam muitos recursos técnicos e dinheiro, que poderiam estar sendo investidos em outras melhoras do carro, de modo que caberá ao piloto se adaptar a uma das 6 dispendiosas variantes já criadas para agradá-lo.

Se com isso o clima interno não está dos melhores, também não está, na minha visão, tão periclitante como deu a entender o boquirroto Jacques Villeneuve, que colocou em dúvida a continuidade da parceria entre o piloto e a equipe para o próximo ano, ainda que lembremos de fatos como: o último piloto que tinha reclamações parecidas contra seu sistema de direção hidráulica "insensíveis" era Jarno Trulli, e com o passar do tempo a "Lotus dele", hoje Caterham, se cansou das reclamações o dispensou. Além disso, o fato de Grosjean não reclamar da direção e via de regra se classificar à frente do campeão de 2007 não o ajuda internamente, pois evidencia que mesmo o sistema não o agradando, não impede de alcançar bons resultados. Aliás, se Grosjean não tivesse batido tanto nas voltas iniciais dos GP´s seria razoável supor que estaria à frente do finlandês na pontuação geral.

Só que o risco de Kimi ao meu ver é pequeno:  Ele é um campeão mundial, tem contrato de 2 anos, está longe de estar mal nas pistas e tem pontuado com frequência, chegando a quase lutar pela vitória no GP da Espanha semanas atrás e já tendo visitado o pódio dias vezes, mostrando que se a equipe continuar competitiva e as coisas "se encaixarem" direitinho numa corrida, uma vitória pode até aparecer no horizonte sim.

Vamos ver como essa novelinha da direção hidráulica se encaminha daqui pra frente e como Kimi e a Lotus vão resolver essa pequena rusga entre eles.

Disputa entre companheiros - Pontuação

Analisando as porcentagens de pontos obtidos pelas equipes entre seus pilotos, podemos notar algumas coisas: Os brasileiros, sobretudo Felipe Massa, estão devendo. Schumacher, vira e mexe enfrentando problemas técnicos que Rosberg não enfrenta, está numa situação bastante desagradável numa injusta comparação fria. 

Na Lotus apesar dos enroscos nas largadas e consequentes abandonos de Grosjean, sua proporção está muito equilibrada com Kimi, assim como Vettel e Webber na Red Bull. McLaren, Sauber, Williams e Toro Rosso tem distribuição de pontos parecida entre seus pilotos, ou seja, com um prevalencendo com uma razoável folguinha sobre o companheiro, mas nada de absurdo.

Quando olhamos a Force Índia, Hulkenberg está devendo e lá atrás do pelotão das nanicas a pontuação entre os seis companheiros de equipe está absolutamente proporcional: zero pra todos, o que não quer dizer que seus pilotos se equivalham, como no caso de Pedro De La Rosa nitidamente superior à Narain Karthikeyan na HRT, por exemplo.

Abaixo está a distribuição dos números (em %):

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