domingo, 4 de julho de 2010

A evolução dos volantes de F-1 - explicado

Atendendo a pedidos dos meus queridos leitores que queriam saber a função de cada um dos botões dos complexos volantes atuais, como na imagem da reportagem anterior onde abordei a evolução dos volantes de F-1, eis o detalhamento:
1.  Informações da FIA/Controle de corrida
2.  luzes de mudanças de marcha
3.  Tela multi-funções (rotações do motor, tempos de volta, velocidade, marcha, etc)
4.  Ponto-morto (normalmente no pit stop)
5.  W – Ativação da asa dianteira
6.  Botão multi-função
7.  K – KERS botão do "Boost"
8.  – (pré-definindo para reduzir)
9.  + (pré-definindo para subir)
10. Ack – Conhecimento (sinalizar que está ciente de algo)
11. PL – Limitador de velocidade nos Pits
12. BB – distribuição de carga de freios
13. R – Radio
14. Box – Pit Box
15. SC – Safety Car
16. D – Bebida
17. Pr – Botão de sinalização de problema
18. Diferencial - viscosidade
19. Pre-definições do diferencial
20. Diferencial - entrada de curvas
21. Informações para o pessoal de pit-stop
22. Seletor (KERS, asa dianteira, rotação do motor)
23. Adaptação de pneus
24. Wing – Definição de angulação da asa dianteira
25. Mapeamento dos pedais
26. Mistura de combustível (mais rico/mais pobre)
27. Alavanca de mudança de marchas para cima
28. Alavanca de mudança de marchas para baixo
29. Acionamento do câmbio - usado em largada e saída de pit-stop.

Ufa... E muitos dos botões, como vocês podem ver, tem várias sub-divisões de regulagens, tornando o numero de combinações possíveis para o piloto na casa das centenas. Esse era o volante de Nick Heidfeld, o de Robert Kubica tinha ajustes e posições diferentes, o que é muito comum na F-1, com os pilotos de uma mesma equipe com diferentes distribuições de funções num volante customizado para seus gostos pessoais.