segunda-feira, 6 de maio de 2013

Várias novidades nesse fim de semana

FOTOS: F1news.cz
A grande maioria das equipes de Fórmula 1 preparou um grande número de atualizações aerodinâmicas para esse próximo fim de semana no GP da Espanha. Estamos falando de novas asas dianteiras, asas traseiras redesenhadas, assoalhos e difusores atualizados e possivelmente algumas alterações internas não perceptíveis em fotografias. As inglesas McLaren e Williams precisam reagir rápido, a primeira se quiser lutar pelo título e a segunda se quiser marcar seu primeiro ponto. A Sauber é outra que precisa reagir (vem com nova asa traseira), pois o carro desse ano não está aos pés do visto no ano passado.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

No mundo das nanicas a Caterham já confirmou que virá com novidades para encarar a Marussia, que tem se dado melhor até agora, especialmente com Bianchi. Aliás a equipe dos carros verdes andou correndo em Magny-Cours sob a escaramuça de filmar material publicitário e seu carro perdeu o degrau no bico e ficou mais "barrigudo" na parte de baixo (veja foto acima).


FOTO: Pirelli
Lá na frente Ferrari tenta manter a competitividade vista até agora e melhorá-la, já que a Red Bull vai se dar bem com a decisão da Pirelli em não trazer os pneus mais macios para as etapas espanhola, monegasca e canadense, para alivio também da Mercedes e decepção da Lotus, que costuma tratar melhor os compostos mais moles. Aliás, outra novidade nesse campo para a próxima corrida será um jogo a mais de pneus duros que todos os pilotos (não restrito a novatos, como se pensou inicialmente) terão disponíveis para os treinos de sexta-feira, com o intuito de testar os novos compostos duros mais resistentes que deverão ser usados regularmente no futuro e fazer com que os carros venham mais à pista.

SP Indy 300 - A corrida


FOTOS: joseinacio.com
A corrida desse domingo foi muito completa. Completa? Exato: ela teve quase todos os componentes de emoção que uma corrida precisa para agradar o público: várias trocas de liderança, brasileiros assumindo a ponto, brasileiros se acidentando e ficando sem combustível, dezenas de ultrapassagens no fim das duas retas principais, acidentes, bandeiras amarelas, abandonos... Só faltou a chuva, mas fico feliz que ela não tenha vindo pois o público enxerga e aproveita mais e eu não me molhei nos meus deslocamentos pela pista.

Uma pena realmente ver Tony Kanaan ficar sem combustível a cerca de 20 voltas para o final quando a vitória parecia mais que uma possibilidade, uma probabilidade real. Aparentemente houve um problema na telemetria e a leitura do volume de etanol no tanque foi comprometida, passando a falsa informação de que ele teria um pouco mais de combustível do que de fato tinha. Realmente um erros que saiu muito caro à imagem da equipe, que ano passado já não acertava muito as estratégias nos tempos em que Barrichello estava por lá.

Bia Figueiredo, coitada, foi outra para quem a sorte definitivamente não sorriu nesse domingo: seu escapamento quebrou logo no início da prova e com isso o câmbio super aqueceu e os fios e contatos eletrônicos que passam pela região derreteram, travando o câmbio em sexta marcha e selando sua participação na corrida. Uma pena dupla, pois é o terceiro de quatro GP´s que ela abandona por quebra mecânica e agora vai para a próxima etapa com a obrigação de um grande resultado para impressionar seus patrocinadores (Postos Ipiranga e Bom Bril) atuais para que continuem a bancá-la, já que não dinheiro para o resto da temporada.

Por fim tivemos Helio Castroneves largando lá de trás envolvido em uma série de azares como toques, escapada de pista e até pneu furado e até uma pit-stop que no final se mostrou desnecessária e que lhe afastou das 3 primeiras posições, mas fazer o que? Bola pra frente e agora é esperar que ele volte à liderança do campeonato na etapa de Indianápolis, onde já venceu três vezes.

Assim, a prova foi para seus estertores com Sato, Newgarden, Andretti e Hinchcliffe numa disputa renhida pelos primeiros lugares, sempre com vantagem para Sato que zanzava na frente do canadense na reta da Marginal, com o canadense só conseguindo dar o bote na última curva da última volta quando usou um push-to-pass que tinha economizado a mais que o japonês ao longo da corrida para emparelhar com o rival e fazer a curva por dentro também se beneficiando dos pneus mais novos que tinha na hora.

Enfim, foi uma corrida bem interessante para quem assistiu ao vivo na pista, pela TV e para quem cobriu (eu!) e agora vem a maior e mais importante corrida do calendário da Fórmula Indy: as 500 Milhas de Indianápolis daqui três semanas!

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pos. Piloto               Equipe/Carro                   Tempo/Dif.
 1.  James Hinchcliffe    Andretti Dallara-Chevy      2h09m34.7383s
 2.  Takuma Sato          Foyt Dallara-Honda              + 0.3463s
 3.  Marco Andretti       Andretti Dallara-Chevy          + 1.1376s
 4.  Oriol Servia         Panther DRR Dallara-Chevy       + 1.1745s
 5.  Josef Newgarden      Fisher Dallara-Honda            + 1.6516s
 6.  EJ Viso              Andretti Dallara-Chevy          + 2.8119s
 7.  Dario Franchitti     Ganassi Dallara-Honda           + 3.5961s
 8.  Simona de Silvestro  KV Dallara-Chevy                + 4.7772s
 9.  Simon Pagenaud       Schmidt Dallara-Honda           + 7.6331s
10.  Charlie Kimball      Ganassi Dallara-Honda           + 9.0265s
11.  Ryan Hunter-Reay     Andretti Dallara-Chevy          + 9.5135s
12.  Alex Tagliani        Herta Dallara-Honda            + 10.4393s
13.  Helio Castroneves    Penske Dallara-Chevy           + 11.1234s
14.  Sebastien Bourdais   Dragon Dallara-Chevy           + 13.6406s
15.  JR Hildebrand        Panther Dallara-Chevy          + 13.7377s
16.  Tristan Vautier      Schmidt Dallara-Honda          + 14.3517s
17.  James Jakes          Rahal Dallara-Honda            + 19.8585s
18.  Scott Dixon          Ganassi Dallara-Honda          + 29.4261s
19.  Sebastian Saavedra   Dragon Dallara-Chevy           + 54.7223s
20.  Justin Wilson        Dale-Coyne Dallara-Honda       + 2 voltas
21.  Tony Kanaan          KV Dallara-Chevy               + 3 voltas
22.  Graham Rahal         Rahal Dallara-Honda            + 4 voltas
23.  Ed Carpenter         Carpenter Dallara-Chevy        + 4 voltas

Abandonos:

     Will Power           Penske Dallara-Chevy              17 Voltas
     Bia Figueiredo       Dale-Coyne Dallara-Honda           6 Voltas