 |
FOTOS: joseinacio.com |
A corrida desse domingo foi muito completa. Completa? Exato: ela teve quase todos os componentes de emoção que uma corrida precisa para agradar o público: várias trocas de liderança, brasileiros assumindo a ponto, brasileiros se acidentando e ficando sem combustível, dezenas de ultrapassagens no fim das duas retas principais, acidentes, bandeiras amarelas, abandonos... Só faltou a chuva, mas fico feliz que ela não tenha vindo pois o público enxerga e aproveita mais e eu não me molhei nos meus deslocamentos pela pista.
Uma pena realmente ver Tony Kanaan ficar sem combustível a cerca de 20 voltas para o final quando a vitória parecia mais que uma possibilidade, uma probabilidade real. Aparentemente houve um problema na telemetria e a leitura do volume de etanol no tanque foi comprometida, passando a falsa informação de que ele teria um pouco mais de combustível do que de fato tinha. Realmente um erros que saiu muito caro à imagem da equipe, que ano passado já não acertava muito as estratégias nos tempos em que Barrichello estava por lá.

Bia Figueiredo, coitada, foi outra para quem a sorte definitivamente não sorriu nesse domingo: seu escapamento quebrou logo no início da prova e com isso o câmbio super aqueceu e os fios e contatos eletrônicos que passam pela região derreteram, travando o câmbio em sexta marcha e selando sua participação na corrida. Uma pena dupla, pois é o terceiro de quatro GP´s que ela abandona por quebra mecânica e agora vai para a próxima etapa com a obrigação de um grande resultado para impressionar seus patrocinadores (Postos Ipiranga e Bom Bril) atuais para que continuem a bancá-la, já que não dinheiro para o resto da temporada.

Por fim tivemos Helio Castroneves largando lá de trás envolvido em uma série de azares como toques, escapada de pista e até pneu furado e até uma pit-stop que no final se mostrou desnecessária e que lhe afastou das 3 primeiras posições, mas fazer o que? Bola pra frente e agora é esperar que ele volte à liderança do campeonato na etapa de Indianápolis, onde já venceu três vezes.
Assim, a prova foi para seus estertores com Sato, Newgarden, Andretti e Hinchcliffe numa disputa renhida pelos primeiros lugares, sempre com

vantagem para Sato que zanzava na frente do canadense na reta da Marginal, com o canadense só conseguindo dar o bote na última curva da última volta quando usou um
push-to-pass que tinha economizado a mais que o japonês ao longo da corrida para emparelhar com o rival e fazer a curva por dentro também se beneficiando dos pneus mais novos que tinha na hora.
Enfim, foi uma corrida bem interessante para quem assistiu ao vivo na pista, pela TV e para quem cobriu (eu!) e agora vem a maior e mais importante corrida do calendário da Fórmula Indy: as 500 Milhas de Indianápolis daqui três semanas!
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Pos. Piloto Equipe/Carro Tempo/Dif.
1. James Hinchcliffe Andretti Dallara-Chevy 2h09m34.7383s
2. Takuma Sato Foyt Dallara-Honda + 0.3463s
3. Marco Andretti Andretti Dallara-Chevy + 1.1376s
4. Oriol Servia Panther DRR Dallara-Chevy + 1.1745s
5. Josef Newgarden Fisher Dallara-Honda + 1.6516s
6. EJ Viso Andretti Dallara-Chevy + 2.8119s
7. Dario Franchitti Ganassi Dallara-Honda + 3.5961s
8. Simona de Silvestro KV Dallara-Chevy + 4.7772s
9. Simon Pagenaud Schmidt Dallara-Honda + 7.6331s
10. Charlie Kimball Ganassi Dallara-Honda + 9.0265s
11. Ryan Hunter-Reay Andretti Dallara-Chevy + 9.5135s
12. Alex Tagliani Herta Dallara-Honda + 10.4393s
13. Helio Castroneves Penske Dallara-Chevy + 11.1234s
14. Sebastien Bourdais Dragon Dallara-Chevy + 13.6406s
15. JR Hildebrand Panther Dallara-Chevy + 13.7377s
16. Tristan Vautier Schmidt Dallara-Honda + 14.3517s
17. James Jakes Rahal Dallara-Honda + 19.8585s
18. Scott Dixon Ganassi Dallara-Honda + 29.4261s
19. Sebastian Saavedra Dragon Dallara-Chevy + 54.7223s
20. Justin Wilson Dale-Coyne Dallara-Honda + 2 voltas
21. Tony Kanaan KV Dallara-Chevy + 3 voltas
22. Graham Rahal Rahal Dallara-Honda + 4 voltas
23. Ed Carpenter Carpenter Dallara-Chevy + 4 voltas
Abandonos:
Will Power Penske Dallara-Chevy 17 Voltas
Bia Figueiredo Dale-Coyne Dallara-Honda 6 Voltas