quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Raio X Williams-Renault 1992

Evolução do FW14 de 1991, o FW14B era para ser apenas um carro de uso temporário no início da temporada de 1992 e ser substituído pelo FW15, só que as coisas saíram tão boas com esse modelo que o carro novo foi abortado e já pensado para 1993, ano que os carros da F1 sofreriam mudanças importantes em suas dimensões. Um dos grande méritos do carro foi seu apurado desenho aerodinâmico, fruto de muitas horas de testes em túnel de vento comandados pelo jovem Adrian Newey e, acima dele, Patrick Head.

Outro trunfo do carro era sua suspensão ativa, desenvolvida desde 1987 (no carro do tricampeonato de Piquet) e desde então refinado para não apresentar os problemas de confiabilidade enfrentados pelo FW12. Só para 1992 o carro rodou mais de 11.200 quilômetros para aperfeiçoar a suspensão eletrônica nas mãos de seu então piloto de testes, Damon Hill. Como se não bastasse, o câmbio eletrônico e o controle de tração se mostraram muito eficientes durante todo o ano.

Não podemos esquecer ainda o importante papel dos motores 3.5L V10 da Renault, que naquele ano rodaram suas versões RS3C e RS4 que pesavam cerca de 140 quilos e superavam em potência os famosos V12 da Honda, completando um quadro de imensa superioridade que tirou o sono de Ayrton Senna.

O FW14B deu o título de Campeão Mundial à Nigel Mansell com larga vantagem sobre seu companheiro de equipe, o vice-campeão Ricardo Patrese. Além disso a Williams, também com vasta vantagem, conquistou o título de construtores daquele ano

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Sauber 2011

Essas fotos mostram Sérgio Perez, o novo piloto mexicano da equipe suíça, provando seu assento no novo carro da equipe. Apesar de não estar totalmente montado, já podemos ver que se trata do chassis definitivo do modelo C30 que competirá no campeonato do ano que vem, todo feito em fibra de carbono.

Nota-se que apesar dos disfarces, a entrada de ar superior será um pouco menor [A]que a desse ano, bem como que ele se renderam a um expediente que os carros da Red Bull vem utilizando nos últimos 2 anos e várias outras nesse ano: um certo abaulamento na parte central da dianteira do cockpit, formando um discreto "v" quando se olha de frente embaixo da fita laranja, à direita da mão do mecânico [B]  (muito perceptível na foto acima, pois a de baixo colocaram uma placa preta por cima), veja:
 
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