quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Últimas novidades no mercado de pilotos

Vamos a uma rápida atualização das últimas informações que circulam sobre o mercado de pilotos que negociam para correr na temporada de 2014 da Fórmula 1 e Fórmula Indy:

  • Sebastien Bourdais, tetracapeão da Indy pela extinta Champcar será o substituto de Tony Kanaan na KV Racing ano que vem. o Brasileiro assinou com a Chip Ganassi.
  • O colombiano Carlos Muñoz segue tentando garantir patrocínios para correr na equipe Andretti em 2014 ao lado de Ryan Hunter-Ray, Marco Andretti e James Chichcliffe.
  • A Petrobrás testará seus combustíveis no novo motor V6 da Fórmula 1 na fabrica da Renault essa semana. O empresário de Massa tenta usar esse vínculo para ajudar a conseguir a vaga do brasileiro na Lotus (via Fabio Seixas)
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  • O empresário de Felipe Massa, Nicolas Todt (ao fundo na foto acima) fez uma sondagem na Williams para saber sobre as chances do brasileiro por lá e teria sido surpreendido pela ótima receptividade. (via Fabio Seixas)
  • A McLaren já teria definido a continuidade de Button para 2014, mas poderá oferecer a um contrato mais longo para que encerre sua carreira pela equipe em 2016.
  • A relação entre Sérgio Perez e a McLaren não está boa. Segundo Livio Oricchio, o mexicano tem uma "personalidade extremamente difícil" e "Martin Withmarsh já não o suporta mais", a ponto de se a equipe achar um substituto que realmente valha a pena (Hulk) o próprio patrocinador (a mexicana Telmex) concordaria com a substituição, mantendo o apoio aos ingleses.
  • O bilionário sogro de Giedo van de Garde, ambos da Holanda, teria demonstrado interesse em comprar as ações de Toto Wolff da Williams. Se isso ocorrer, as chances do atual piloto da Caterham migrar para o time dos carros azuis e brancos cresceria bastante.
  • Outro que tenta e muito uma vaga na Lotus e até na Force Índia seria Pastor Maldonado, com o clima na Williams já bem azedo. O que pega é o contrato entre a PDVSA e a equipe atual até 2015, o que dificulta a migração do patrocínio (e portanto da empregabilidade do venezuelano) para outra equipe.
  • Na Force Índia ninguém está garantido para o ano que vem. Paul Di Resta, que tem uma personalidade pouco gregária e não tem feito boas apresentações, não é visto com grandes chances de continuar. Sutil teria mais, pois conta com o apoio do pessoal técnico. Além disso Hulkenberg, Massa e até Maldonado também estariam no hall de opções com quem negociam.
  • Sobre Hulkenberg, aliás, parte da mídia alemão divulgou ontem que o anuncio dele na Lotus poderia sair nas "próximas horas". Hoje o empresário do piloto veio a público negar que qualquer coisa tenha sido assinada e que nada será anunciado essa semana. Segundo se fala Lotus, Force Índia, Sauber e até a McLaren são as possibilidades do alemão. No começo da semana jornalistas da Sky ventilaram até uma ida à Ferrari caso Alonso vá pra McLaren, mas duvido.

Force Índia com medo da Sauber

Otmar e Fernley: dor de cabeça
Conforme acompanhamos nas últimas etapas, a Sauber conseguiu um salto de qualidade bastante significativo, com seus carros abocanhando pontos graúdos nas últimas corridas, já deixando a Toro Rosso para trás na tabela de pontos e agora ameaça a Force índia, que até outro dia chegou a estar à frente da McLaren.

Bob Fernley, chefe da equipe indiana falou claramente sobre seu grande temor de ser ultrapassado pelos suíços na valiosa disputa do campeonato de construtores: "A dificuldade para nós é que ainda não temos o ritmo que tínhamos, deixando a porta aberta para a Sauber que tem feito corridas muito sólidas e agora estamos realmente tendo que olhar sobre nossos ombros. Eu sei que todos pensam que é fácil, mas quando esses resultados começam a vir, a força que você ganha é considerável"

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Depois o dirigente inglês entra nos detalhes que todos gostam de saber, o dinheiro que esta nessa disputa: "A maior parte das diferenças entre os valores de prêmios (pagos conforme a posição que se termina no campeonato de construtores) está entre 3,5 e 4 milhões de libras (cerca de 13 milhões de reais), mas infelizmente a diferença entre o sexto e o sétimo colocados está na casa de 6 a 7 milhões de libras (aproximadamente 22 milhões de reais), então essa perda teria um grande impacto que ninguém gostaria de sentir".

E a culpa pela súbita queda de desempenho da equipe dos carros branco e laranja no tem nome certo, segundo seu diretor esportivo Otmar Szafnauer: "(O problema) não é a maravilhosa Sauber, é a Pirelli. Essa é toda a explicação para nossa situação atual".

Assim, a Force Índia parte para as três últimas corridas do campeonato com uma enorme pressão nas costas sabendo que a Sauber tem a clara missão de superá-los e abocanhar o valios dinheiro da sexta posição na tabela.