sábado, 4 de maio de 2013

Indy: carros iguais, rodas diferentes

Uma das coisas que me chamou a atenção nos carros da Fórmula Indy é que, apesar dos modelos DW12 serem idênticos, ainda assim eles tem pequenas diferenças, como no modelo das rodas utilizadas.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Algumas equipes usam um modelo de roda fabricado pela O.Z. Racing (foto à esquerda) que possui um aro interno cavado, para facilitar o manuseio da peça pelos mecânicos na hora do pit-stop (que opera com menos pessoal que na Fórmula 1, por exemplo), ainda que esse desenho não seja o ideal sob o ponto de vista aerodinâmico. Outras equipes, entretanto, preferem usar rodas fabricadas pela BBS com esses aros sólidos, sem o lugar para encaixar os dedos dos mecânicos e com um desenho que apresentaria melhores resultados aerodinâmicos. As diferenças são muito sutis e certamente as equipes que as utilizam advogarão que seus beneficios são maiores do que os do rival, mas na prática a diferença deve ser ínfima, sobretudo em circuitos mais travados.