 |
Massa na Williams? |
Sim, é exatamente isso que você leu: Felipe Massa já teria fechado um contrato com a equipe Williams de Fórmula 1 para correr a temporada de 2014 no lugar de Pastor Maldonado. E mais: segundo a fonte desse furo de informação, o
site do bem informado jornalista Americo Teixeira Jr., (depois os italianos da
Autosprint também falaram do tema) o contrato vai ser de surpreendentes 5 longos anos, com o brasileiro não dispensado de levar dinheiro ou patrocínios para a equipe e ainda recebendo um salário! Ainda segundo o Américo, o anúncio oficial deverá sair nos próximos dias ou até mesmo horas.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Algumas questões e considerações surgem dessa relevante informação:
- Em Maldonado saindo, imagina-se que ao menos parte do patrocínio da PDVSA continuará a chegar, já que o contrato entre as partes ia até 2015 e a equipe não deve ter aberto mão do direito a receber sua parte, ao menos não de tudo (Claire Williams, nova administradora da equipe esteve na Venezuela semanas atrás negociando esse entrave).
- Mesmo que o dinheiro da PDVSA continue fluindo por mais 1 ano, por exemplo, ainda assim é sabido que a equipe precisa mais de dinheiro e que essa falta de fundos limita o desenvolvimento do carro ao longo da temporada, então porquê ficaram tão generosos com Felipe Massa, dispensando-o de trazer patrocinadores que eles de fato precisam?
- Será que essa dispensa da equipe sinaliza que a Williams, justamente quando atravessa sua pior fase da história conseguiu sozinha um improvável novo grande patrocinador para suprir essa necessidade financeira sem a necessidade de ajuda do seu novo piloto? Se não, como entender essa situação?
- Um contrato de 5 anos causa espanto, pois sinalizaria uma clara aposta de longo prazo, algo de certa forma inédito na história recente da equipe e muito raro na F1 atual, só sendo superado pelos 6 anos que ficaram com Ralf Schumacher, mas neste caso os contratos eram mais curtos e foram renegociados e renovados ao longo da parceria. De qualquer forma traria estabilidade à Felipe.
- Coincidência ou não, de pouco tempo para cá Felipe Massa começou a acompanhar o perfil da equipe Williams pelo seu Twitter, sendo essa a única equipe da F-1 além da sua atual Ferrari que mereceu tal tratamento até agora...
- Rob Smedley, atual engenheiro de corrida de Felipe Massa, é considerado como um dos próximos anuncios da equipe inglesa desde o anuncio de Raikkonen na Ferrari.
- Em se concretizando, Massa será o terceiro piloto brasileiro a competir pela equipe Williams nos últimos 5 anos, vamos esperar que ele tenha carros melhores na equipe inglesa que acabou sendo palco do fim das carreiras de seus predecessores Bruno Senna e Rubens Barrichello.
- Hoje Pastor Maldonado disse ter a mais absoluta certeza que estará na Fórmula 1 na temporada de 2014, mas deixa a brecha: "mesmo que seja em outra equipe".
Agora nos resta aguardar mais para entender melhor todo esse quadro quando novas informações sobre esse tal contrato forem divulgadas.
ATUALIZADO (12:03hs): Foi só as pessoas notarem que ele seguia só a Williams (além da Ferrari) na sua conta no Twitter que nesse exato minuto Felipe Massa passou a seguir também as contas da Red Bull e da Lotus. Será uma tentativa tardia de disfarçar? Porque esse tipo de preocupação? Hum...