quinta-feira, 25 de abril de 2013

A verdadeira 1ª vitória de Barrichello num F1

Barrichello em sua primeira vitória num F1
Todos se lembram do emocionante Grande Prêmio da Alemanha de 2000 como sendo a primeira vitória de Rubens Barrichello como piloto de Fórmula 1, mas isso pode ser apenas para registros oficiais. Entre 1988 e 1996 (em 1994 ele não aconteceu), várias equipes de Fórmula 1 como Jordan, Benetton, Lotus, Minardi, Ligier, Osella, EuroBrun, Forti Corse e Coloni disputaram uma prova extra-campeonato chamado "Troféu Fórmula 1 Indoor" que acontecia no final de cada temporada no Auto Show da cidade italiana de Bologna.

Apesar do nome "indoor" a pista na verdade ficava numa área externa e descoberta do evento, numa pista bem curta e travada com seus limites assinalados por pilhas de pneus e algumas zebras e já foi disputado por nomes como Herbert, Trulli, Fisichella, Morbidelli, Barbazza, Lehto, Alboreto, Zanardi, Badoer, Panis e outros brasileiros como Christian Fittipaldi e Tarso Marques.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Pois eis que Rubens Barrichello venceu a prova de 1993, conquistando portanto seu primeiro troféu de vencendor de uma corrida a bordo de um carro de Fórmula 1 como a imagem acima atesta. As provas em si, apesar do número reduzido de competidores, tinham vários acidentes devido a total ausência de áreas de escape da pista e certamente divertia muito o público presente. Infelizmente essa prova deixou de ser disputada, pois em 1997 eles trocaram para carros de F-3000. Atualmente alguns carros de F1 ainda fazem isoladamente demonstrações na pista, que é usada para outras competições do evento.

Abaixo segue a lista de vencedores e algumas fotos de vários anos da competição:

Ano VencedorEquipe
1988  Luis Pérez-SalaMinardi-Ford
1989  Luis Pérez-SalaMinardi-Ford
1990  Gianni MorbidelliMinardi-Ford
1991  Gabriele TarquiniFondmetal-Ford
1992  Johnny HerbertLotus-Judd
1993  Rubens BarrichelloJordan-Hart
1994Não aconteceu
1995  Luca BadoerMinardi-Ford
1996  Giancarlo FisichellaBenetton-Renault