segunda-feira, 12 de julho de 2010

Análise do meio de ano: WILLIAMS

Com a ida de Barrichello e a chegada do campeão da GP2 Nico Hulkenberg à Williams, muitos perceberam que a equipe inglesa reuniria ingredientes importantes para desenvolver em 2010 um avanço importante rumo a tão esperada e ainda não cumprida, "volta ao topo". Além dos pilotos, a equipe também dispensou os motores Toyota, fornecidos numa parceria que lhes obrigava a ter o fraco Kazuki Nakajima como um de seus pilotos, o que lhes custou valiosos pontos no campeonato passado. Muitos pensaram que se associariam à Renault, mas preferiram se aliar a Cosworth, talvez por saber que embora novata e tecnicamente abaixo dos demais motores do grid, a fabricante inglesa lhes possibilitaria maiores chances de crescimento em conjunto, inclusive pela proximidade das fabricas de Williams e Cosworth.

O ano começou e se tornou evidente que a equipe teria uma dura luta pela frente se quisesse realmente beliscar pontos, pois Além das 4 grandes (Red-Bull, Mclaren, Ferrari e Mercedes), Renault e Force-Índia estavam mais fortes esse ano, tornando o almejado 5º lugar no campeonato uma meta distante.

No início os resultados foram tímidos, com uns poucos pontinhos ocasionais, mas desde Montreal o carro evoluiu bastante e colheu os frutos em Valência e Silverstone, graças aos maus desempenhos das rivais mais fortes e sobretudo à velocidade e perspicácia de Barrichello no desenvolvimento do carro e a sua pilotagem impecável que consegue extrair tudo que o equipamento tem, apesar dele ainda não ser um carro dos melhores e ter o seu motor como o mais fraco dos quatro fornecedores do grid

O grande desafio da equipe para a segunda metade da temporada será trabalhar para que a Cosworth continue melhorando seus motores, reduzindo a diferença para os Mercedes, Ferrari e Renault, e manter o ritmo de desenvolvimento do carro em si, visto que suas rivais trazem novidades para as pistas a cada etapa. Quanto aos pilotos, creio que estão fazendo o que se espera deles: Barrichello com sua velocidade e experiência cumpre o papel de força motriz na ressurreição da equipe e Nico Hulkenberg ainda entendendo os circuitos e reações de seu F-1, marcando pontos quando consegue, mas precisando de um pouco mais de sorte e resultados em seu noviciado. As próximas etapas com circuitos de alta velocidade, onde o motor conta mais, prometem ser um pouco mais difíceis para que a equipe de Frank continue no frequentando o "top 5" como nas últimas duas corridas. Essas semanas serão de muito trabalho em Grove para tentar minorar essa desvantagem.

As novidades em Silverstone - Mclaren

A equipe de Woking estreou em Silverstone um grande pacote aerodinâmico com os tais escapamentos baixos que jogam seu fluxo de ar nos difusores traseiros ("Blow diffusers"), uma asa dianteira redesenhada (que mostrei nas fotos 3 e 4 na sexta-feira) e um novo assoalho redesenhado. O resultado foi pífio, a ponto de não o terem usado na classificação nem na corrida. Mas segundo uma entrevista de Jenson Button para a rede de televisão inglesa BBC, a equipe já sabe porque não funcionou e quais as correções necessárias, portanto esperem para breve a volta dessas novidades, possivelmente acompanhada por outras. Abaixo vemos o velho (1) e o novo assoalho e seu difusor traseiro (2). Mais abaixo vemos  escapamento antigo (3) e o novo (4), onde percebe-se que não se trata de uma mera mudança na saída de ar, mas todo um redesenho das laterais do carro:   (Clique nas imagens para ampliá-las)