sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

1 mesmo carro para 3 equipes diferentes


O A23 tem uma história interessante. Ele foi projetado por Mike Coughlan (que na McLaren foi pivô do escândalo de espionagem e hoje projeta os carros da Williams) para disputar a temporada 2002 pela equipe Arrows, e o entendimento é que o carro era bom, sob o ponto de vista aerodinâmico, mas padecia da falta de potência dos fracos motores Cosworth. Só que Tom Walkinshaw, dono da TWR-Arrows estava endividado e o carro só disputou as 12 primeiras etapas do campeonato, abandonado melancolicamente a disputa depois disso. Essa foi a primeira vida do carro.

Com o fim da equipe, seus bens materiais e intelectuais (projetos) foram vendidos e Paul Stoddart, então dono da Minardi, comprou o A23, suas peças sobressalentes e respectivos direitos intelectuais do projeto original e o rebatizou de Minardi PS04. Jos Verstappen testou o carro - sem atualizações relevantes - comparando-o ao modelo do ano 2003 da equipe italiana, o PS03, chegando-se a conclusão que o carro não era mais rápido que o deles, já mais moderno, apenas sofria mais de problemas de confiabilidade. Desse modo, o carro foi encostado e para o ano de 2004 a Minardi atualizou seu PS03, que virou  PS04B, embora nada tenha a ver com o PS04.

Os anos passam e em 2006 a Honda criou as pressas a equipe Super Aguri para receber Takuma Sato, que perdera o emprego na BAR com a chegada de Barrichello, e assim, sem tempo nem instalações para projetar um carro novo, compraram os direitos do projeto do velho A23/PS04, atualizando-o para as necessidades do novo regulamento e dando um leve "tapa" na sua aerodinâmica, visto que várias coisas já haviam mudado nesses 4 anos desde que o carro fora projetado - pode-se ver bem isso na foto acima na nova asa dianteira, mais alta que as anteriores e com novos elementos vermelhos nas suas laterais, bem como novas asinhas na parte traseira do carro, antes das rodas traseiras (repare também como em 2006 os pneus dianteiros já eram levemente mais largos).

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Com esse carro, os pilotos Takuma Sato, Yuji Ide e Franck Montagny ficaram no fundo do pelotão, como era de se esperar, mas não tão atrás como muitos imaginavam, a ponto de ocasionalmente até disputar posições com equipes intermediarias. Finalmente, após essa temporada, o carro repousou e hoje não corre mais. Com o aumento das exigências de segurança e modificações no regulamento da F1 desde então, uma eventual volta do modelo ao grid é absolutamente impossível.
Arrows A23 com Heinz-Harald Frentzen e Enrique Bernoldi no seu lançamento em 2002