domingo, 18 de março de 2012

GP da Austrália - Análise "equipe-por-equipe"


Sem dúvida tivemos uma bela corrida nesse GP da Austrália, nada de espetacular, de outro mundo, mas movimentada e disputada em várias posições. Esses novos pneus da Pirelli, fim dos escapamentos sopradores e a relativa estabilidade no regulamento parece ter aproximado as equipes do pelotão intermediário que parece ser um pouco maior esse ano com a presença da Ferrari vinda lá em cima e Williams ascendendo lá de baixo. Button nadou de braçada.

McLaren: Como disse acima, Button nadou de braçada: fez uma excelente largada passando Lewis e depois disso não foi mais ameaçado em nenhum momento, visto que Vettel não tinha o mesmo ritmo e Hamilton, com seu estilo mais agressivo, perdia rendimento mais rapidamente pela maior degradação de pneus. A McLaren dá demostrações de ser o carro a ser batido esse ano, vamos ver se isso se repete ao longo de todos os tipos de pista e se a concorrência, não tão distante assim da Red Bull não os alcança.

Red Bull: Longe de ter aquele carro dominante do ano passado Vettel fez uma corrida sólida ultrapassando quem podia por onde podia (até por fora ele passou). Webber, menos exuberante, ficou um pouco mais para trás, mas nada daquele enorme abismo visto no ano passado e deu canseira em Hamilton na disputa pelo pódio.

Ferrari. Ambos os pilotos fizeram boas largadas, mas depois disso os resultados foram ficando mais e mais distantes um do outro. Alonso manteve-se competitivo o tempo todo, considerando a condição do atual carro e no final foi acossado pela surpreendente Williams de Pastor Maldonado, mas manteve-se à frente o tempo todo chegando a um até que bom 5º lugar, mas longe das duplas de McLaren e Red Bull. Massa, para variar, sofreu muito mais com o desgaste dos pneus do que o espanhol, e seu ritmo de corrida foi caindo ao longo da corrida, amalgamando a já tradicional diferença de desempenho entre ele e seu companheiro. No final se envolveu numa batida de corrida com Senna, que estava mais rápido e abandonou. Foi um péssimo 1º GP para quem tem que impressionar para ficar na equipe.

Sauber Esperava mais dessa equipe desde a classificação, mas mostrou que está forte no bolo do pelotão intermediário. Kobayashy sempre agressivo e ultrapassando sempre que podia, mesmo que às vezes perdesse a disputa, marcou 8 pontos (que seriam de Maldonado) e Perez, vindo de último numa estratégia de parada a menos, marcou outros notáveis 4 pontos numa corrida muito forte também.

Lotus: Logo no começo Grosjean largou mal e poucas voltas depois se achou com Maldonado num acidente de corrida e ficou de fora. Kimi veio lá de trás e fez uma corrida boa, chegando emparelhar (e perder) com Kobayashi numa bela disputa, mostrando que em condições normais a Lotus poderá se dar ainda melhor no bolo intermediário.

Toro Rosso: Com uma das duplas mais competitivas do grid a equipe italiana foi bem e mostrou-se realmente inserida nas disputas por pontos, (repare que do 7º ao 11º eles chegaram colados) cuja alternância entre Ricciardo e Vergne deverá ser constante, pois o ritmo deles é muito parecido.

Force Índia: Esperava mais dessa equipe que foi bem na temporada de inverno. Hulk se envolveu num acidente logo na primeira volta (assim como no seu último GP por lá, em 2010) e logo ficou de fora, Di Resta não teve vida fácil para conseguir esse seu pontinho e ao que tudo indica terão que continuar a suar a camisa para marcar mais pontos.

Mercedes: Depois de uma classificação forte, a equipe teve azar na corrida. Schumacher abandonou quando era 3º por problemas de câmbio e Rosberg disse adeus às suas chances de pontuar quando se tocou com Sérgio Perez na última volta e teve seu pneu furado, mas de qualquer modo ficou evidente que a equipe não consegue replicar em ritmo de corrida o bom desempenho da classificação. Olhos atentos a isso na Malásia.



Williams: Senna teve uma largada confusa e acidentada, despencando lá pra trás e ainda fazendo um pit-stop na primeira volta. Depois disso sua corrida estava completamente comprometida, mas veio remando discreto até encontrar-se com o cada vez mais lento Felipe Massa na pista e então selou o destino de sua corrida ao se enganchar com ele: o fim. Já Maldonado fez uma excelente corrida, agressiva e regular (Adam Parr sorriu no box), mostrando que quando as coisas se encaixam a Williams poderá ir bem, mas no final Maldonado justificou sua fama e jogou no lixo os 8 pontos que marcaria ao rodar sozinho e estampar a parede (Adam Parr não sorriu). Ê Maldonado...

Marussia: O carro da equipe pode até não ser rápido, o que não surpreende, mas terminar com os dois carros sem nunca ter participado de uma sessão de testes é digno de aplausos. O ritmo de corrida foi bem ruim, mas já sabem que tem uma base confiável para evoluir e isso já é um alento.

Caterham: Pelos tempos de volta descolaram-se definitivamente da turma do fundão formada por Marussia e HRT, mas ainda falta um pouco a percorrer para alcançar o pelotão intermediário desse ano, que evoluiu e ficou mais rápido. Seus dois carros abandonarm mostrando que ainda precisam melhorar na confiabilidade, tema recorrente desde o ano passado.



Pos. PilotoEquipeTempo
1.uk Jenson ButtonMcLaren1:34:09.565
2.de Sebastian VettelRed Bull+2.139
3.uk Lewis HamiltonMcLaren+4.075
4.au Mark WebberRed Bull+4.547
5.es Fernando AlonsoFerrari+21.565
6.jp Kamui KobayashiSauber+36.766
7.fi Kimi RäikkönenLotus+38.914
8.mx Sergio PerezSauber+39.458
9.au Daniel RicciardoToro Rosso+39.556
10.uk Paul di RestaForce India+39.737
11.fr Jean-Eric VergneToro Rosso+39.848
12.de Nico RosbergMercedes+57.642
13.ve Pastor MaldonadoWilliams+1 Lap
14.de Timo GlockMarussia+1 Lap
15.fr Charles PicMarussia+5 Laps
16.br Bruno SennaWilliams+6 Laps

NÃO  TERMINARAM:
17.br Felipe MassaFerrari+12 Laps
18.fi Heikki KovalainenCaterham+20 Laps
19.ru Vitaly PetrovCaterham+24 Laps
20.de Michael SchumacherMercedes+48 Laps
21.fr Romain GrosjeanLotus+57 Laps
22.de Nico HülkenbergForce India+58 Laps