sábado, 1 de dezembro de 2012

Balanço de temporada - 4ª parte

FORCE ÍNDIA: A equipe de Vijay Mallya e Subrata Roy Sahara se viu o ano toda circulada de rumores sobre sua saúde financeira, com seus sócios atolados em dívidas bilionárias e dificuldades comercias e jurídicas, mas ao largo disso a equipe foi bem e seu carro, ainda que não tenha tido brilhos ocasionais de Williams e Sauber (se bem que no Brasil quase levou a vitória numa disputa de igual para igual com as McLaren), teve maior regularidade nos pontos e apesar de ter terminando uma posição atrás no campeonato de construtores em relação a 2011, marcaram sólidos 40 pontos a mais, num total de 109.Posição no Campeonato de Construtores: 7º

Paul Di Resta: O piloto escocês protegido da Mercedes teve um ano bastante positivo, sólido e sem grandes erros, mas sem brilhar no segundo semestre, viu sua "estrela" ser eclipsada pelo companheiro alemão e de quebra ainda não foi aproveitado por nenhuma equipe do pelotão. Ano que vem, entrando quem entrar na equipe, tem que destacar-se mais, sob risco de ser esquecido como um player de peso na F1 do futuro.
Posição no Campeonato de Pilotos: 14º
 
Nico Hulkenberg: Começou o ano discreto, com ligeira desvantagem para Di Resta, mas como Barrichello havia dito no meu programa, Hulkenberg assim que assimila o carro e se sente entrosado, começa a voar e foi o que aconteceu: depois de agosto ele acumulou resultados muito positivos e constantemente melhores do que seu companheiro, lhe valendo o convite da Sauber, que embora não signifique propriamente um salto, pode ter sido um salto adiante.
Posição no Campeonato de Pilotos: 11º

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

WILLIAMS: Depois de produzir o terrível FW33 de 2011 a equipe Williams substituiu os principais nomes na sua área técnica e viu assim nascer um FW34 muito superior o carro que Barrichello e Maldonado haviam pilotado, também graças aos novos motores Renault, menores, mais potentes e eficientes do que os saídos Cosworth. Segundo Button que os seguiu de perto em alguns treinos e corridas, os carros de Frank eram muito bons nas curvas de baixa velocidade, com boa tração e aderência. E porque uma equipe que ganhou corrida e fez pole position não está mais elevada na pontuação final? Bom, o carro assim como o da Sauber perdia rendimento em algumas pistas menos afeitas ao estilo do carro e também esbarra um pouco na conta dos pilotos. Posição no Campeonato de Construtores: 8º 

Pastor Maldonado: Sua velocidade pura é incontestável, sobretudo em voltas lançadas na classificação, sabendo extrair tudo do carro nessa situação limite, mas em corrida, quando se faz necessária uma maior visão estratégica e mesmo cautela nas negociações de lugares, muitas vezes ele deixa a desejar e jogou dezenas de pontos pelo ralo em incidentes totalmente evitáveis com um mínimo de reflexão e calma. Sua pole e vitória em Barcelona mostram o potencial de Pastor, caso ele consiga ser mais cerebral.

Posição no Campeonato de Pilotos: 15º

Bruno Senna:
Com a eterna desvantagem de ter que emprestar seu carro ao reserva Bottas no primeiro treinos das sextas-feiras, Bruno estava sempre um passo atrás de Maldonado na busca de um acerto ideal do carro para o fim de semana. Mas nas poucas ocasiões em que não cedeu o carro, os resultados não foram dramaticamente melhores e seu calcanhar de aquiles foram as classificações, só passando para o Q3 uma única vez, e largando mais de trás as chances de se envolver em confusão - como aconteceram, aumentam e a chance de um bom resultado diminui. No fim sua maior regularidade de chegadas no pontos não foi suficiente para mater sua posição e agora disputa pelo 3º ano consecutivo uma das poucas vagas restantes entre os muitos dessa fila.
Posição no Campeonato de Pilotos: 16º

Para ler a 3ª parte, clique AQUI

Amanhã, TORO ROSSO e CATERHAM