Depois da proibição do motor funcionar a mais de 10% de seu potencial quando não demandado diretamente pelo acelerador do piloto, a expectativa geral é que as equipes perdessem desempenho, sobretudo as equipadas com Renault e Mercedes.
Mas após os treinos dessa sexta-feira Martin Withmarsh da Mclaren (Mercedes) e Christian Horner na Red Bull (Renault) trocaram acusações de que os motores alheios não estavam funcionando com as restrições obrigatórias.
Como o funcionamento do mapeamento dos motores voltaram aos patamares de 2009, o que se comenta nos bastidores é que a fabricante os Mercedes teriam conseguido burlar a regra, por ter um funcionamento distinto dos franceses, e manter o fluxo de ar nos escapamentos mesmo sem a aceleração através de uma manobra chamada "fired over run" que jogaria um pouco de gasolina não mais dentro da câmara dos cilindros, mas sim na saída de ar deles e no contato com os escapamentos incandescentes esse combustível queimaria, despejando ar quente.
Como os motores da Renault, por questões técnicas (tendo como base o funcionamento em 2009, lembre-se) não consegue fazer isso sob risco de estourarem, a FIA teria autorizado esses motores funcionarem com o mapeamento à 50% (e não 10%), fazendo que que o ar frio chegue no difusor traseiro só que as acusações são de que o ar frio, por ser mais denso, funciona melhor e traria vantagens para a Red Bull. Essa, por seu lado diz que a solução da Mercedes conseguiria maior fluxo de ar, ainda que quente... Enfim, uma discussão sem ganhadores claros.
Essa falta de claridade quanto as regras e a disparidade em sua aplicação foi então o estopim dos desentendimentos, com ambos os chefes de equipes finalmente concordando que as regras precisam ser absolutamente claras, "pretas no branco", e o ideal seria que tais mudanças fossem implementadas somente para o ano que vem, jogando a batata quente de volta para a FIA.
Para fechar a discussão, Tony Fernandes dono da Lotus e que estava presente nessa coletiva disse: "Se eu não entendi nada (dos termos técnicos usados por Horner e Withmarsh), que chance tem os fãs de Formula 1"!?
ATUALIZADO: No sábado foi acertado pela FIA em comum acordo com as equipes que os motores Renault correrão com a restrição inicial de mapeamento à 10% e não mais 50%. A Red Bull exige que essa medida seja ser reestudada para a próxima corrida, o GP da Alemanha, pois se sente prejudicada.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Resultado do 2º treino livre da F1
Sob chuva, esses foram os resultados da F1 nessa sexta-feira. Sobre os tempos em si pouco pode ser dito, ou vocês realmente acreditam que Vettel e Webber com suas poderosas Red Bull são mais lentas que a Lotus de Kovalainen?
De qualquer modo é bom ver que os brasileiros se adaptaram bem à pista molhada. Barrichello foi o 3º no fim da primeira sessão de treinos de manhã e agora, sem tirar tudo do carro, foi 8º e Massa marcando o primeiro tempo redime um pouco a fama ruim que ele tem com a chuva, mas Alonso em 15º só mostra como esse retrato de tempos de hoje é enganoso.
Amanhã a chance de chuva é menor, mas ainda provável. Se não chover, o terceiro treino livre (que tem meia a hora a menos que os de sexta-feira) antes da classificação será fundamental para todas as equipes tentarem acertar seus carros pro asfalto seco. Se continuar chovendo maravilha, será mais divertido.
Confira abaixo as melhores voltas de cada um e quantas voltas cada um deu no treino:
De qualquer modo é bom ver que os brasileiros se adaptaram bem à pista molhada. Barrichello foi o 3º no fim da primeira sessão de treinos de manhã e agora, sem tirar tudo do carro, foi 8º e Massa marcando o primeiro tempo redime um pouco a fama ruim que ele tem com a chuva, mas Alonso em 15º só mostra como esse retrato de tempos de hoje é enganoso.
Amanhã a chance de chuva é menor, mas ainda provável. Se não chover, o terceiro treino livre (que tem meia a hora a menos que os de sexta-feira) antes da classificação será fundamental para todas as equipes tentarem acertar seus carros pro asfalto seco. Se continuar chovendo maravilha, será mais divertido.
Confira abaixo as melhores voltas de cada um e quantas voltas cada um deu no treino:
Pos. | Piloto | Equipe | Tempo | Voltas |
---|---|---|---|---|
1. | ![]() | Ferrari | 01:49.967 | 9 |
2. | ![]() | Mercedes GP | 01:50.744 | 16 |
3. | ![]() | Sauber | 01:51.395 | 16 |
4. | ![]() | McLaren | 01:51.438 | 6 |
5. | ![]() | McLaren | 01:51.518 | 6 |
6. | ![]() | Force India | 01:51.738 | 18 |
7. | ![]() | Force India | 01:51.781 | 7 |
8. | ![]() | Williams | 01:51.992 | 14 |
9. | ![]() | Sauber | 01:52.169 | 12 |
10. | ![]() | Toro Rosso | 01:52.189 | 21 |
11. | ![]() | Renault | 01:52.198 | 9 |
12. | ![]() | Mercedes GP | 01:52.325 | 12 |
13. | ![]() | Lotus F1 | 01:52.578 | 16 |
14. | ![]() | Red Bull | 01:52.587 | 6 |
15. | ![]() | Ferrari | 01:52.869 | 8 |
16. | ![]() | Renault | 01:54.023 | 8 |
17. | ![]() | Toro Rosso | 01:54.274 | 16 |
18. | ![]() | Red Bull | 01:54.545 | 4 |
19. | ![]() | Virgin | 01:54.714 | 13 |
20. | ![]() | Williams | 01:55.155 | 8 |
21. | ![]() | Lotus F1 | 01:55.155 | 12 |
22. | ![]() | Virgin | 01:55.549 | 10 |
23. | ![]() | Hispânia | 01:55.828 | 10 |
24. | ![]() | Hispânia | 01:56.037 | 7 |
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