domingo, 14 de abril de 2013

GP da China - A corrida

Dessa vez meu despertador não tocou e tive que esperar o VT da Sportv e os melhores momentos do site da Globo para ver a corrida chinesa, com a cronometragem oficial da corrida baixada no meu aplicativo sendo acompanhada como se fosse ao vivo, tudo para ver uma ótima corrida de Fernando Alonso num resultado ons os 5 primeiros colocados foram campeões mundiais, numa corrida dominada pelos ditos "pilotos principais" de cada equipe. Vamos agora à nossa tradicional análise "equipe-por-equipe" do GP da China e logo a seguir os resultados e pontuação geral:

FERRARI: Alonso largou bem, assumiu a segunda colocação, depois a primeira e de lá comandou a corrida até o final, sempre combinando voltas regularmente rápidas sem acabar com os pneus, algo realmente vital na F1 atual, provando que esse carro é bem melhor que o de 2012, ainda que isso pareça mudar de pista para pista conforme a equipe. Ganhou com autoridade. Massa não foi tão bem desde que trocou os pneus macios pelos médios, ficando no pelotão intermediário sem cometer erros mas sem mostrar o mesmo ritmo de Alonso nos mesmos tipos de pneus, com isso o espanhol o passou na pontuação... Mas sem dramas, ainda tem muitas corridas pela frente.

LOTUS: Kimi largou mal, independente de ser o lado sujo e ainda perdeu parte da asa dianteira e bico numa espremida de Perez, ainda assim se recuperou, manteve um ritmo forte e chegou numa segunda colocação muito boa, especialmente com esse histórico da corrida. Grosjean, não fez nada de mais e salvou dois mirrados pontinhos num ano que ainda não brilhou.

MERCEDES: Rosberg vinha fazendo uma corrida razoável mas teve que abandonar e restou a Hamilton, o pole position representar os prateados na pista, algo que ele fez bem enquanto inha pneus, mas como seu carro gasta mais borracha que os demais, isso logo mudava e no fim deixou de lutar para passar Kimi e passou a se segurar para não ser apanhado por Vettel e seus pneus macios, o que conseguiu, mas a máxima que os Mercedes são melhores em classificação do que em corridas se confirma uma vez mais.

RED BULL: Largando da 9ª posição após arriscar usar pneus médios na classificação, até que a estratégia da Red Bull deu um pouco certo, já que ganharam 5 posições, mas não deixa de ser interessante observar a Red Bull ter que recorrer à formulas heterodoxas para tentar um bom resultado, algo que seu carro conseguia com facilidades em anos anteriores. Agradeçam/culpem a Pirelli. Webber vinha fazendo uma corrida de recuperação depois do erro incrível da equipe na classificação (o deixou sem combustível), mas a equipe se superou e simplesmente não aparafusou direito a sua roda e ele abandou a corrida. Quanta zica... Houve conspiração? Não creio, já que eles sabem que precisam dos pontos do australiano para o campeonato de construtores e ele não ameaçava Vettel largando lá de trás.

McLAREN: Ainda bem atrás de suas rivais no desenvolvimento de seu carro, Button conseguiu com sua pilotagem redonda pupar pneus e parar uma vez a menos que o resto, conseguindo o melhor resultado da equipe até agora. Perez errou naquela espremida em Kimi, mas acho que não nada além de barbeiragem, não má fé. ainda assim, mais uma para lista dele que passou reto na entra dos boxes no fim da classificação de ontem e terminou hoje fora da zona de pontos.

TORO ROSSO: Vergne e Ricciardo tiveram corridas distintas, com o australiano sendo claramente superior ao colega, que por sua vez ainda levou uma pancada de um estabanado Webber, sem culpa alguma enquanto fazia sua pobre curvinha. Ricciardo assim vai fazendo um bonito pela vaga que poderá se abrir na Red Bull no ano que vem, mas essa disputa ainda está muito no começo e até gente de fora pode entrar nela (Antônio Felix da Costa, Kimi...).

FORCE ÍNDIA: Sutil vinha fazendo uma corrida inicialmente boa mas logo foi acertado pelo torpedo de Gutierrez no melhor estilo Schumacher e daí em diante Di Resta, que estava mais atrás, fez sua corrida numa boa forma, disputando e segurando Massa a maior parte do tempo e terminando numa ainda honrosa 8ª colocação após seu último pit-stop dando prosseguimento a esse que parece ser o melhor início de campeonato para os indianos.

SAUBER: Com Gutierrez passando reto na frenagem (brequei onde sempre brecava, mas não calculei que com um carro a frente ficaria sem pressão aerodinâmica", disse o debutante) logo na quinta volta, Hulkenberg recebeu toda as atenções da Sauber e chegou mesmo a liderar a corrida por algumas voltas, mas a realidade competitiva da equipe era essa: um pontinho miúdo após muitas disputas contra carros mais rápidos.

WILLIAMS: Numa reedição do que vimos na maior parte da temporada de 2011, a equipe inglesa só chegou à frente das nanicas, com Bottas à frente de Maldonado como diferencial do fim de semana. A equipe precisa melhorar logo se quiser marcar pontos, ou as concorrentes irão ampliar cada vez mais a vantagem no campeonato de construtores sobre ela. Realmente uma lástima.

MARUSSIA e CATERHAM: Na batalha dos esfarrapados uma vez mais Bianchi se sobressaiu. Será que ele é tão bom ou assim ou a concorrência lá pra trás que é muito ruim? O tempo dirá. A distância dessas equipes para a Williams parece ser cada vez menor (mérito das pequenas e demérito da grande), mas ainda é considerável.

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Abaixo os resultados e tabelas de pontos:



Pos. Piloto         Equipe                     Tempo/Dif.  
 1.  Alonso         Ferrari                    1h36:26.945
 2.  Raikkonen      Lotus-Renault              +   10.168s  
 3.  Hamilton       Mercedes                   +   12.322s  
 4.  Vettel         Red Bull-Renault           +   12.525s  
 5.  Button         McLaren-Mercedes           +   35.285s  
 6.  Massa          Ferrari                    +   40.827s  
 7.  Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari         +   42.691s  
 8.  Di Resta       Force India-Mercedes       +   51.084s  
 9.  Grosjean       Lotus-Renault              +   53.423s  
10.  Hulkenberg     Sauber-Ferrari             +   56.598s  
11.  Perez          McLaren-Mercedes           +  1m03.860s
12.  Vergne         Toro Rosso-Ferrari         +  1m12.604s
13.  Maldonado      Williams-Renault           +  1m33.861s
14.  Bottas         Williams-Renault           +  1m35.453s
15.  Bianchi        Marussia-Cosworth          +    1 volta
16.  Pic            Caterham-Renault           +    1 volta
17.  Chilton        Marussia-Cosworth          +    1 volta
18.  van der Garde  Caterham-Renault           +    1 volta

Volta mais rápida: Vettel, 1m36.808s

Abandonos:

Piloto         Equipe                     Volta
Rosberg        Mercedes                     22
Webber         Red Bull-Renault             16
Sutil          Force India-Mercedes         6
Gutierrez      Sauber-Ferrari               5


Pontuação após a 3ª etapa:                

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel         52        1.  Red Bull-Renault           78
 2.  Raikkonen      49        2.  Ferrari                    73
 3.  Alonso         43        3.  Lotus-Renault              60
 4.  Hamilton       40        4.  Mercedes                   52
 5.  Massa          30        5.  Force India-Mercedes       14
 6.  Webber         26        6.  McLaren-Mercedes           14
 7.  Button         12        7.  Toro Rosso-Ferrari          7
 8.  Rosberg        12        8.  Sauber-Ferrari              5
 9.  Grosjean       11       
10.  Di Resta        8       
11.  Ricciardo       6       
12.  Sutil           6       
13.  Hulkenberg      5       
14.  Perez           2       
15.  Vergne          1