
FERRARI: Alonso largou bem, assumiu a segunda colocação, depois a primeira e de lá comandou a corrida até o final, sempre combinando voltas regularmente rápidas sem acabar com os pneus, algo realmente vital na F1 atual, provando que esse carro é bem melhor que o de 2012, ainda que isso pareça mudar de pista para pista conforme a equipe. Ganhou com autoridade. Massa não foi tão bem desde que trocou os pneus macios pelos médios, ficando no pelotão intermediário sem cometer erros mas sem mostrar o mesmo ritmo de Alonso nos mesmos tipos de pneus, com isso o espanhol o passou na pontuação... Mas sem dramas, ainda tem muitas corridas pela frente.

MERCEDES: Rosberg vinha fazendo uma corrida razoável mas teve que abandonar e restou a Hamilton, o pole position representar os prateados na pista, algo que ele fez bem enquanto inha pneus, mas como seu carro gasta mais borracha que os demais, isso logo mudava e no fim deixou de lutar para passar Kimi e passou a se segurar para não ser apanhado por Vettel e seus pneus macios, o que conseguiu, mas a máxima que os Mercedes são melhores em classificação do que em corridas se confirma uma vez mais.
RED BULL: Largando da 9ª posição após arriscar usar pneus médios na classificação, até que a estratégia da Red Bull deu um pouco certo, já que ganharam 5 posições, mas não deixa de ser interessante observar a Red Bull ter que recorrer à formulas heterodoxas para tentar um bom resultado, algo que seu carro conseguia com facilidades em anos anteriores. Agradeçam/culpem a Pirelli. Webber vinha fazendo uma corrida de recuperação depois do erro incrível da equipe na classificação (o deixou sem combustível), mas a equipe se superou e simplesmente não aparafusou direito a sua roda e ele abandou a corrida. Quanta zica... Houve conspiração? Não creio, já que eles sabem que precisam dos pontos do australiano para o campeonato de construtores e ele não ameaçava Vettel largando lá de trás.
McLAREN: Ainda bem atrás de suas rivais no desenvolvimento de seu carro, Button conseguiu com sua pilotagem redonda pupar pneus e parar uma vez a menos que o resto, conseguindo o melhor resultado da equipe até agora. Perez errou naquela espremida em Kimi, mas acho que não nada além de barbeiragem, não má fé. ainda assim, mais uma para lista dele que passou reto na entra dos boxes no fim da classificação de ontem e terminou hoje fora da zona de pontos.

FORCE ÍNDIA: Sutil vinha fazendo uma corrida inicialmente boa mas logo foi acertado pelo torpedo de Gutierrez no melhor estilo Schumacher e daí em diante Di Resta, que estava mais atrás, fez sua corrida numa boa forma, disputando e segurando Massa a maior parte do tempo e terminando numa ainda honrosa 8ª colocação após seu último pit-stop dando prosseguimento a esse que parece ser o melhor início de campeonato para os indianos.
SAUBER: Com Gutierrez passando reto na frenagem (brequei onde sempre brecava, mas não calculei que com um carro a frente ficaria sem pressão aerodinâmica", disse o debutante) logo na quinta volta, Hulkenberg recebeu toda as atenções da Sauber e chegou mesmo a liderar a corrida por algumas voltas, mas a realidade competitiva da equipe era essa: um pontinho miúdo após muitas disputas contra carros mais rápidos.

MARUSSIA e CATERHAM: Na batalha dos esfarrapados uma vez mais Bianchi se sobressaiu. Será que ele é tão bom ou assim ou a concorrência lá pra trás que é muito ruim? O tempo dirá. A distância dessas equipes para a Williams parece ser cada vez menor (mérito das pequenas e demérito da grande), mas ainda é considerável.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Abaixo os resultados e tabelas de pontos:
Pos. Piloto Equipe Tempo/Dif.
1. Alonso Ferrari 1h36:26.945
2. Raikkonen Lotus-Renault + 10.168s
3. Hamilton Mercedes + 12.322s
4. Vettel Red Bull-Renault + 12.525s
5. Button McLaren-Mercedes + 35.285s
6. Massa Ferrari + 40.827s
7. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 42.691s
8. Di Resta Force India-Mercedes + 51.084s
9. Grosjean Lotus-Renault + 53.423s
10. Hulkenberg Sauber-Ferrari + 56.598s
11. Perez McLaren-Mercedes + 1m03.860s
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1m12.604s
13. Maldonado Williams-Renault + 1m33.861s
14. Bottas Williams-Renault + 1m35.453s
15. Bianchi Marussia-Cosworth + 1 volta
16. Pic Caterham-Renault + 1 volta
17. Chilton Marussia-Cosworth + 1 volta
18. van der Garde Caterham-Renault + 1 volta
Volta mais rápida: Vettel, 1m36.808s
Abandonos:
Piloto Equipe Volta
Rosberg Mercedes 22
Webber Red Bull-Renault 16
Sutil Force India-Mercedes 6
Gutierrez Sauber-Ferrari 5
Pontuação após a 3ª etapa:
Pilotos: Construtores:
1. Vettel 52 1. Red Bull-Renault 78
2. Raikkonen 49 2. Ferrari 73
3. Alonso 43 3. Lotus-Renault 60
4. Hamilton 40 4. Mercedes 52
5. Massa 30 5. Force India-Mercedes 14
6. Webber 26 6. McLaren-Mercedes 14
7. Button 12 7. Toro Rosso-Ferrari 7
8. Rosberg 12 8. Sauber-Ferrari 5
9. Grosjean 11
10. Di Resta 8
11. Ricciardo 6
12. Sutil 6
13. Hulkenberg 5
14. Perez 2
15. Vergne 1