segunda-feira, 5 de abril de 2010

Segredos do desempenho da Renault

A equipe Renault F1, tida nos testes de inverno como "carta fora do baralho" vem supreendendo com resultados sólidos tanto em classificações como em ritmo de corrida. E isso foi obtido em pistas de maior e menor velocidade, em temperaturas quentes e relativamente frias, o que mostra que não é apenas "sorte", e sim um carro bem nascido, sólido, com um motor que se não é o mais forte do grid é o mais econômico, o que permite seus pilotos (bem como os da Red-Bull) largar com menos peso que os adversários ou, se preferir largar com o mesmo peso, não poupar combustível e exigir mais do motor desde o começo, sem usar o limitador de giros como as adversárias preocupadas com o consumo de gasolina.

Mas além disso, a equipe declaradamente atualiza os seus carros com novidades aerodinâmicas em todos os GP´s, e graças ao motor de Petrov que quebrou na corrida da Malasia, podemos ver todos os detalhes do novo difusor TRIPLO da equipe francesa, que estreou nessa pista. O pó químico do extintor de incêndios realçou detalhes normalmente ocultos sob a penumbra preta da escuridão e da fibra de carbono. (clique para ampliar)

Notícias da Velocidade

  • Andrew Newey, projetista do melhor carro da temporada, o Red-Bull, diz estar preocupado com o uso dos dutos criados pela Mclaren. Ele diz estar trabalhando na sua versão dele, mas que não é seguro pois reduz a eficiência aerodinâmica do carro ao acioná-lo em altas velocidades.
  • A Ferrari também está trabalhando duro na sua versão para o duto. Eles pretendem estreá-lo o quanto antes.
  • A Mesma Ferrari se mostrou preocupada com a confiabilidade de seus carros. Basta lembrar que Massa teve que trocar de motor no Bahrein e Alonso teve problemas de câmbio na Malasia e depois teve um motor explodido no fim desta corrida, perdendo a liderança do campeonato para o brasileiro.
  • A Red-Bull negou que tenha seus carros equipados com algum tipo de suspensão ativa, como chegaram a sugerir seus rivais. A própria FIA declarou que a equipe está livre de qualquer acusação.
  • Eric Boullier, diretor geral da equipe Renault reclamou publicamente da não-punição de Lewis Hamilton após ele "ziguezaguear" na frente do carro de Vitaly Petrov para impedí-lo de entrar em seu vácuo. Para Eric, a FIA é muito complacente com Hamilton.
  • Os chefes de equipe de Lotus, Virgin e Hispania estão muito contentes por terem seus pilotos completado a corrida na Malasia. Para eles, a confiabilidade adquirida é o primeiro passo para poder focar no desenvolvimento da velocidade dos carros.
  • Bernie Ecclestone admite que a Formula-1 deu sorte com as chuvas até agora. Para ele as ultrapassagens em condições normais estão muito difíceis e a solução seria banir os difusores duplos e diminuir o tamanho dos spoilers dianteiros.
  • Ross Brawn deu o prazo até Junho para a Mercedes ganhar uma corrida. Se até lá não ganharem nenhuma corrida, eles focarão a atenção da equipe no carro de 2011, deixando o carro atual com atualizações mínimas.