sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segredo Desvendado! Como funciona o duto frontal da Ferrari

Nesse vídeo da TV espanhola fica claríssimo que os pilotos Alonso e Massa usam a mão esquerda para tampar o buraco na lateral do cockpit, fazendo com que o fluxo de ar siga até a traseira do carro. Notem como o material da parte externa/superior da luva esquerda é diferente do restante (no caso de Massa é a luva inteira). Reparem que Alonso, enquanto guardam o carro nos boxes tampa o invento para que ele não seja visto por curiosos. Mas as imagens que eliminam qualquer duvida são as seguintes, quando Alonso fica com a mão esquerda encostada na lateral do carro, mesmo não sendo a posição ideal para pilotar, apenas para manter o tal buraco fechado e o fluxo de ar seguindo para a traseira do carro. O espanhol chega a mudar um botão do lado esquerdo com a mão direita (sem nenhuma para segurar o volante!?) e até fazer a curva com uma mão só! Vejam:

As novidades da Mercedes na pista

Conforme adiantei aqui, a Mercedes introduziu uma revolucionaria nova entrada de ar superior (1)em seus carros em Barcelona. Esse novo desenho aumentaria a eficiência da asa traseira ao deixar o carro com menos arrasto aerodinâmico. Funciona? Bem, não sabemos até que ponto esse item específico influenciou no desempenho do carro, mas hoje Schumacher foi o terceiro mais rápido, não sendo ameaçado por Rosberg. Barcelona também viu pequenas aleterações nos "sideboards" da Mercedes (2) e teriam usado um assoalho novo, e assim que sairem essas imagens, publicarei aqui. (Clique nas imagens para ampliá-las)