sábado, 19 de fevereiro de 2011

Tempos dos testes em Barcelona - Final do 2º dia

Esses são os tempos do 2º dia de testes da Fórmula 1 em Barcelona nessa sexta-feira.

A se destacar novamente a melhor volta de Vettel, comprovando o que muitos já supunham e que o próprio Fernando Alonso confirmou em declaração ontem: A Red Bull deve ser a equipe a ser batida nesse início de ano.

Além disso destaco também o bom número de voltas completadas pelas equipes Mercedes (131 voltas com Rosberg), Sauber (125 - Kobayashi), Williams (118 - Barrichello) e Red Bull (104 - Vettel) o que mostra que seus carros aparentemente são resistentes. Nesse sentido é uma boa notícia para a Williams, que segundo a revista inglesa Autosport hoje usou KERS sem apresentar problemas como das outras vezes e ainda conseguiu registrar tempos rápidos.

Outro coisa que começa a me chamar a atenção é o bom ritmo da Toro Rosso, que mesmo que esteja blefando para "fazer um bonito" com carro leve e pneus macios, mostra que pode ter potencial em voltas lançadas.

             Piloto/Equipe                         Melhor volta         Diferença   Nº de voltas

1
S. Vettel
Red Bull
1:23.315

104
2
J. Alguersuari
Toro Rosso
1:23.519
+0.204 97
3
F. Alonso
Ferrari
1:23.978
+0.663 90
4
R. Barrichello
Williams
1:24.008
+0.693 118
5
N. Heidfeld
Renault
1:24.242
+0.927 41
6
K. Kobayashi
Sauber
1:24.243
+0.928 125
7
N. Rosberg
Mercedes
1:24.730
+1.415 131
8
J. Button
McLaren
1:24.923
+1.608 54
9
P. di Resta
Force India
1:25.194
+1.879 80
10
H. Kovalainen
Lotus
1:26.421
+3.106 58
11
V. Petrov
Renault
1:26.884
+3.569 61
12
V. Liuzzi
HRT
1:27.044
+3.729 70
13
T. Glock
Virgin
1:27.242
+3.927 66
14
R. Teixeira
Lotus
1:31.584
+8.269 26
 

Achado o escapamento lateral da McLaren

Depois de passarmos a semana sem atividades, fotos tiradas nos testes em Barcelona parecem dar a resposta para a questão que muitos engenheiros, jornalistas e fãs de Formula 1 se perguntavam:

Após vermos imagens dos escapamentos dando "meia volta" no fim do carro da McLaren (foto 1), onde eles saiam?

Aparentemente a saída de ar é embaixo das entradas de ar laterais do MP4/26 quase junto ao assoalho  aproveitando a cor negra daquela área para mascarar um pouco os canos de saída (foto 2).

Essa solução foi testada na sexta-feira, mas não durante todo o dia, tendo o carro sido fotografado depois com essas saídas fechadas, como nas fotos do lançamento do carro. (clique nas imagens para ampliá-las)