sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sobre as declarações de Mika Salo

O ex-piloto de F1 e comentarista da TV Finlandesa de F1 Mika Salo soltou o verbo para falar de vários pilotos e muita gente caiu matando:

Sobre Felipe Massa: "Alonso é claramente o numero 1. Estou surpreso que a Ferrari permitiu Massa continuar esse ano, não acredito que ele ficará (na Ferrari) ao final dessa temporada."

Kimi e Grosjean: "Kimi deverá ser muito mais rápido que Grosjean, que só está lá porque Boullier (chefe da equipe Lotus) é seu empresário."

Senna, Maldonado e Bottas: "É uma das piores duplas do grid, ambos suscetíveis a erros. Senna fez algumas boas corridas no ano passado mas depois perdeu força e Maldonado é um pouco cabeça-quente, então não vejo esse como um bom ano para eles (Williams). Para Bottas (piloto reserva e também finlandês) vejo como uma boa possibilidade para conseguir fazer uma corrida."

Não vou entrar no mérito se concordo com esses pontos de vista ou não, mas defendo o direito dele de opinar, ora! Quer dizer que Salo não pode ter opinião? Se todos tem, porque ele que conhece na prática o assunto sobre qual está falando, não poderia?

Além disso, muitos medem o que ele fez na carreira como argumento para invalidar sua opinião: está errado! Salo não disse em momento nenhum que é ou faria melhor que Massa, Senna ou Maldonado, reparem bem! Martin Brundle, ex-narrador principal de F1 da BBC e atualmente na TV Sky inglesa, nunca venceu um GP e nem por isso tem sua visão questionada pelo que fez ou não na pista e, ao contrário, é muito respeitado e bem sucedido no que faz.

Em resumo, Salo apenas deu sua opinião (forte) sobre alguns pilotos, com uma perceptível sardinha puxada aos seus compatriotas, é verdade, mas nem por isso seu ponto de vista é inadmissível.

Concordar ou não com a ótica dele, aí é outra história, todos podem discordar pelas mais variadas razões, mas temos que respeitar o direito dele de ter o seu próprio ponto de vista sobre o tema. Cabe também aos pilotos provar que ele está errado.

Duas fotos boas e vídeo onboard da nova Mercedes

Finalmente 2 fotos em boa resolução da nova Mercedes W03. O carro da foto, conduzido por Schumacher (o vídeo que mostrei ontem tinha Rosberg ao volante) parece muito com o modelo do ano passado, mas algumas diferenças já são perceptíveis: o degrau no bico, uma pequena entrada de ar secundária atrás da principal superior, parecida com a da Ferrari e o entre-eixos ligeiramente mais longo, sem falar que o desenho da carenagem é diferente (ainda que, como disse, parecido)

Certamente em Barcelona devemos ver melhor o carro e encontrar mais soluções diferentes que não conseguimos identificar nessas duas fotos, afinal, a equipe precisa melhorar significativamente o desempenho do carro em relação à versão usada em 2011 se quiser ganhar sua primeira corrida ou mesmo frequentar o pódio com mais regularidade.

Abaixo o vídeo com câmera onboard do novo carro divulgado pela própria equipe Mercedes (repare que num momento eles focam o bico do carro, e o tal buraco para o tão especulado duto frontal está lá):