quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Razia não pilota nessa semana

Pablo Elizalde, jornalista da Autosport contou (e a equipe depois confirmou por release) que o brasileiro Luiz Razia também não testará pela Marussia na sexta-feira, configurando que o brasileiro não terá andando em nenhum dos 4 dias desse teste em Barcelona, cabendo à Max Chilton cumprir toda a agenda da equipe. Resta agora saber se na próxima (e última) sessão de 4 dias de testes, também em Barcelona na semana que vem, o brasileiro terá chance de andar no carro.

Não sabemos ainda os termos do contrato do brasileiro, se está previsto nele, por exemplo, receber um tratamento secundário em relação ao companheiro (o que duvido). Mais do que isso e consonante com o que se comenta nos bastidores em Barcelona, é que pode ter havido algum atraso no aporte de dinheiro que os investidores de Razia prometeram levar à equipe ao fechar contrato. Enquanto não o dinheiro na pinga na conta, não anda no carro. Se chegar hoje a noite, por exemplo, ele até poderia andar sim amanhã.

Resta saber agora se, em o dinheiro chegando nos próximos dias- e deve chegar mesmo - e pelo critério de proporcionalidade, Razia deveria andar todos os 4 dias da última sessão que se iniciará na próxima quinta-feira, até para compensar essa semana parada. Isso seria o justo, mas não necessariamente o certo, pois Max Chilton (cujo pai seria sócio da equipe) não andaria com as possíveis novidades a serem apresentadas na última sessão antes da abertura do campeonato.

De toda forma espero que essa questão se resolva o quanto antes para que Luiz Razia não veja seu desenvolvimento como piloto e relação com o carro e a equipe prejudicados.

Testes de Barcelona - Dia 3

Terminou o 3º dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona. O mais rápido do dia, com um tempo obtido pela manhã, foi Fernando Alonso em sua Ferrari equipada com pneus macios, seguido pela Sauber de Hulkenberg e Grosjean, também de pneus macios. Rosberg, o 4º, estava com médios.

O piloto que mais andou foi Romain Grosjean, da Lotus e comparando os tempos de todas as suas voltas com os de outros pilotos e equipes, o ritmo da Lotus pareceu bastante bom, especialmente nas suas longas sequências de voltas (numa delas ficou 28 voltas numa casa média de 1:28), mas a equipe que mais andou hoje foi a Williams, que somando as voltas de Maldonado (manhã) e Bottas (tarde) completou 147 voltas.

Quem menos andou foi a Marussia, que estranhamente foi guiada por Max Chilton em lugar do brasileiro Luiz Razia, que se guiar amanhã terá pilotado apenas 1 dia contra três de seu companheiro (em Jerez foram 2 pra cada). A justificativa dada a Lívio Oricchio do Estadão é que Chilton andou pouco nos primeiros dias então andaria mais um pouco hoje para compensar, só que acho isso injusto, já que a Marussia nunca andou realmente muito e Razia acabará pagando o pato de andar e conhecer menos o carro.

Lembro que em todos os 3 anos que Chilton e Razia correram na GP o brasileiro superou o inglês. Será que esse favorecimento inicial à Chilton (cujo pai é sócio da equipe) será a tônica na Marussia durante toda a temporada? Se sim, terá sido algo previamente acordado? Espero que não, a ver...

Outra coisa a notar e que foi foco de atenções no paddock é o retorno de Adrian Sutil à Fórmula 1 testando pela sua velha equipe Force Índia, que permanece dividida entre o alemão e Jules Bianchi. Amanhã será a vez do francês assumir o carro. Como disse antes, mais do que velocidade, nesse "vestibular" o ritmo e sobretudo a capacidade deles em acertar o carro e o nível de informações técnicas repassados por cada um é que deverão ser mais observados (além das questões financeiras e políticas, é óbvio).

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Pos. Piloto                  Equipe          Tempo      Dif.  Voltas
 1º  Fernando Alonso         Ferrari         1m21.875s            97
 2º  Nico Hulkenberg         Sauber          1m22.160s  +0.285    91
 3º  Romain Grosjean         Lotus           1m22.188s  +0.313   119
 4º  Nico Rosberg            Mercedes        1m22.611s  +0.736   108
 5º  Pastor Maldonado        Williams        1m22.675s  +0.800    79
 6º  Valtteri Bottas         Williams        1m22.826s  +0.951    68
 7º  Jenson Button           McLaren         1m22.840s  +0.965    71
 8º  Adrian Sutil            Force Índia     1m22.877s  +1.002    78
 9º  Mark Webber             Red Bull        1m23.024s  +1.149   108
10º  Jean-Eric Vergne        Toro Rosso      1m23.366s  +1.491   106
11º  Max Chilton             Marussia        1m25.690s  +3.815    58
12º  Giedo van der Garde     Caterham        1m26.177s  +4.302    83

"Teremos de 7 a 10 pit-stops na Austrália"

Essa declaração de Sérgio Perez da McLaren após testar nessa quarta-feira com o novo carro da equipe inglesa pode parecer um pouco forte, mas segundo ele "nos testes de inverno é normal ter os pneus sofrerem uma rápida degradação, mas nunca tanto assim", acrescentando "mas ainda estamos aprendendo sobre esses pneus e penso que uma vez que começarmos a correr as coisas mudem. Espero que mudem, porque se as coisas continuarem assim em Melbourne nós termos algo entre 7 e 10 paradas de box"o que nos faz olhar novamente com atenção para essas partes redondas e negras dos carros de F1.

Outros pilotos como o titular da Sauber Nico Hulkenberg comentaram que tem uma ou no máximo duas voltas boas com os pneus, depois os eles começam a degradar, o carro a escorregar e fica difícil aprender algo sobre o comportamento real do monoposto. Daniel Ricciardo da Toro Rosso disse "enquanto estava atrás de carros fazendo trechos longos de voltas, pareciam que estavam atirando pedaços de borracha em mim."

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Claro que os pilotos ainda estão tendo uma impressão inicial, mas o fato é que os novos pneus prometem durar menos exatamente para trazer mais paradas de box e possibilitar diferentes estratégias de corrida entre as equipes e seguindo uma recomendação de Bernie Ecclestone, como acontecia no inicio de 2012.

Se puxarmos pela memória, conforme as equipes foram aprendendo mais sobre o uso dos pneus e comportamento dos carros, houve uma melhora nessa relação de uso, diminuindo o consumo dos pneus na segunda metade da temporada passada e o mesmo deve se repetir nessa temporada, ainda que com uma intensidade diferente, já que os compostos da Pirelli desse ano são diferentes.

Alonso lidera testes pela manhã

Esses foram os tempos obtidos pela manhã nos testes de Barcelona. Os tempos dos 5 primeiros colocados teriam sido obtidos com pneus macios (só me falta a confirmação de Rosberg) e em saídas curtas à pista. por enquanto ninguém está muito pra trás na contagem de voltas.

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Só estranho um pouco o Luiz Razia não estar pilotando hoje, dando a Chilton seu 3º dia seguido com o carro da Marussia. sendo que em Jerez cada um pilotou 2 dias. Depois saberemos os eventuais "porquês" disso (e que não comecem com teorias conspiratórias). Também destaco o bom ritmo mostrado por Adrian Sutil em seu primeiro contato com um Fórmula 1 em mais de um ano. Reitero que esses tempos não querem dizer muito sobre a realidade competitiva de cada equipe - ou você acha que a Force Índia é realmente mais rápida que a Red Bull?


Pos. Piloto                Equipe          Tempo      Dif. Voltas   
 1º  Fernando Alonso       Ferrari         1m21.875s           51
 2º  Nico Hulkenberg       Sauber          1m22.160s  +0.285   43
 3º  Romain Grosjean       Lotus           1m22.188s  +0.313   47
 4º  Nico Rosberg          Mercedes        1m22.627s  +0.752   29
 5º  Pastor Maldonado      Williams        1m22.675s  +0.800   79
 6º  Jenson Button         McLaren         1m22.840s  +0.965   29
 7º  Adrian Sutil          Force Índia     1m22.877s  +1.002   39
 8º  Mark Webber           Red Bull        1m23.024s  +1.149   46
 9º  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso      1m23.366s  +1.491   66
10º  Max Chilton           Marussia        1m26.416s  +4.541   33
11º  Giedo van der Garde   Caterham        1m27.344s  +5.469   50