domingo, 15 de julho de 2012

E Jacarepaguá acabou...

Na verdade não ainda, mas é questão de tempo, pouco tempo, até a prefeitura demolir o resto do autódromo carioca - já parcialmente desfigurado após as obras para o parque aquático dos Jogos pan americanos.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Com a demolição vai-se não uma, mas várias páginas importantes do automobilismo mundial, já que a pista recebeu a Fórmula 1, Formula Indy, Moto GP e viu vitórias, dentre outros, de Piquet, Mansell, Prost e Reutmann, na F1, Montoya, André Ribeiro, Greg Moore, Paul Tracy na Indy e Valentino Rossi e Michael Doohan na MotoGP e até do jovem Jorge Lorenzo, quando este ainda corria na categoria 125cc.

Além disso, essa pista recebeu diversas categorias nacionais de sucesso, como a Fórmula Truck, sempre sucesso de público, a Stock-Car e sua história, a F3 Sudamericana na época que essa tinha maior peso na formação de pilotos brasileiros antes destes irem tentar a sorte na europa, sem falar no automobilismo regional carioca que agora se vê órfão de sua única pista no estado e não tem onde correr...

Fica por parte das autoridades a promessa difícil de acreditar que será eregido perto dalí, no bairro de Deodoro, uma nova e super estruturada pista com padrão internacional da FIA, mas a julgar pela palavra firme como prego na areia dos políticos envolvidos e pela passividade da CBA ante aos acontecimentos, acho difícil que essa obra saia tão cedo, especialmente com o governo e seus investimentos tão focados na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Adeus Jacarepaguá, Adeus Autódromo Nelson Piquet, fica na lembrança imagens como essas acima, dos GP Brasil de Fórmula 1, da Fórmula Indy, da Fórmula Truck , da Stock Car...

(Clique nas imagens para ampliá-las)

Abaixo separei o vídeo do GP de F1 1982 na íntegra, para matarmos a saudade dessa pista e do clima que ela tinha nos ja longinquos anos 80 - ok, dessa corrida eu só lembro por vídeo mesmo, mas tá valendo.

Revejam:


Dica do leitor @o_nerd